Para poder inscrever-se na aula, registre-se na comunidade.
40 horas - 4 semanas

 

De que disciplina e indisciplina cada professor fala? De que tipo de disciplina o ato pedagógico necessita? A obsessão pela manutenção da ordem está coerente com as atuais formas de aprender? O disciplinamento por si só é suficiente? Será que a disciplina tem relação com o desejo de exercer poder, com a necessidade de respeitar hierarquias ou de estabelecer ordem no sentido de organização arbitrária e autoritária?
Essas são algumas das interrogações que surgem diante das apreensões dos professores com a falta de disciplina dos alunos, com o aumento da violência e da incivilidade. Alunos e professores vivem na gangorra de ora vítimas, ora agressores. Contudo, não há disciplinamento e nem violências que se instalam subitamente. Resultam de um processo de acumulação, daí a necessidade de um processo educativo preventivo, como forma de antecipação aos fatos mais e menos graves.
Se você, professor(a), se  identificou com as questões colocadas e com o tema em pauta, seja bem-vindo(a) ao curso. Precisamos entender muito mais sobre (in)disciplina do que o senso comum nos apresenta.

Lista de módulos

SOBRE O CURSO Data de início
12/09/16 08:00
UNIDADE I - DISCIPLINA PARTICIPATIVA E PROCESSO ASSEMBLEAR Data de início
12/09/16 08:00
UNIDADE II – DISCIPLINA PARA A APRENDIZAGEM Data de início
19/09/16 08:00
UNIDADE III – A FORÇA DOS VALORES E REGRAS Data de início
25/09/16 08:00
PESQUISA DE SATISFAÇÃO Data de início
25/09/16 08:00
AUTOAVALIAÇÃO Data de início
25/09/16 08:00
STATUS DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO Data de início
12/09/16 08:00
Guia de Navegação Data de início
15/09/16 00:00