Sobre o Escolas Conectadas

O que é o Escolas Conectadas?

O projeto Escolas Conectadas é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que oferece cursos online de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica. O projeto promove a inserção dos educadores na cultura digital e estimula o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos , por meio da prática de metodologias inovadoras de ensino.

Nossos cursos têm foco na prática e na troca de experiência entre educadores. Com carga horária de 15, 20 e 40 horas, os cursos são certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com experiência em formação de professores.

A plataforma disponibiliza as formações em duas opções, adaptáveis a diversas realidades dos educadores. Uma são os cursos com Especialistas, em que se oferece uma tutoria intensa, com educadores orientando de perto os participantes. E há também a modalidade Faça Você Mesmo, que oferece mais flexibilidade para conclusão e um acompanhamento de tutoria menos intensivo.

Pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro, os cursos se propõem a fortalecer não somente educadores, mas escolas e gestores enquanto agentes de transformação da educação, além de motivar instituições a testarem novos modelos e práticas inovadoras de aprendizagem.

Nossa atuação

Atuamos com oferecimento de cursos online totalmente gratuitos, voltados para a formação de professores da rede pública brasileira. Atendemos de duas formas diferentes: com turmas abertas para qualquer educador interessado e com turmas exclusivas para secretarias de educação que queiram incluir nossos cursos em seus programas de formação de professores.

Voltados para a formação de professores da rede pública brasileira, temos duas frentes de atuação no projeto Escolas Conectadas:

  • Turmas abertas: oferecidas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. É preciso apenas ter acesso a computador e à internet e realizar o cadastro na plataforma.
  • Turmas exclusivas: oferecidas para secretarias de educação que queiram incluir nossos cursos em seus programas de formação de professores.

Para saber mais como o projeto Escolas Conectadas pode inspirar educadores de todo o Brasil, conheça a história da Camila Stefanelli da EMEI Maria Lucia Petit, em São Paulo.

Do papel de professora para aluna, a educadora encontrou na plataforma Escolas Conectadas o espaço que precisava para refletir, discutir e se empoderar.