Professora e aluna estão sentadas à mesa em uma biblioteca e sorriem. No espaço, estão distribuídos mais alunos, que leem diferentes publicações.
Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação

Período de realização: 15/04 a 10/06

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação
Professora e aluna estão sentadas à mesa em uma biblioteca e sorriem. No espaço, estão distribuídos mais alunos, que leem diferentes publicações.
Indique este curso:

Período de realização: 15/04 a 10/06


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
 
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
 
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor práticas de autocuidado e redes de cuidados mútuos que fortalecem o bem-estar do professor, favorecendo atitudes transformadoras a partir da sua saúde e segurança emocional.

No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.

Marcia Regina Coutinho, RO

Objetivos

A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional. 

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • conheça possibilidades de integrar ou constituir redes de apoio e de cuidados mútuos;
  • pratique o autocuidado, experimentando alternativas e referências compartilhadas;
  • examine métodos dialógicos como contribuições à escuta empática e ao acolhimento, elementos essenciais na manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.

 

Unidades

Unidade 1 – Vídeos com especialistas

  • Destaques das lives desenvolvidas para o curso Inteligência emocional para professores: Aprendendo com as emoções, com a psicóloga Caroline Parpinelli, e Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos, com a professora e doutora em Educação Armgard Lutz (mediação de Ricardo Gausmann Pfitscher, mestre em Educação).

Unidade 2 – Material de apoio

  • Sistemas de apoio no bem-estar docente: constituição de redes de apoio e de cuidados para cultivar a saúde emocional.
  • Possibilidades de uma metodologia dialógica: escuta e acolhimento para manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
  • Estudos e inspirações: referências, inspirações e materiais complementares para o fortalecimento da prática do autocuidado.

 

Alinhamento à BNCC

O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro. 

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Trabalho e projeto de vida

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 15/04 a 10/06


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
 
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
 
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor práticas de autocuidado e redes de cuidados mútuos que fortalecem o bem-estar do professor, favorecendo atitudes transformadoras a partir da sua saúde e segurança emocional.

No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.

Marcia Regina Coutinho, RO

Objetivos

A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional. 

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • conheça possibilidades de integrar ou constituir redes de apoio e de cuidados mútuos;
  • pratique o autocuidado, experimentando alternativas e referências compartilhadas;
  • examine métodos dialógicos como contribuições à escuta empática e ao acolhimento, elementos essenciais na manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.

 

Unidades

Unidade 1 – Vídeos com especialistas

  • Destaques das lives desenvolvidas para o curso Inteligência emocional para professores: Aprendendo com as emoções, com a psicóloga Caroline Parpinelli, e Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos, com a professora e doutora em Educação Armgard Lutz (mediação de Ricardo Gausmann Pfitscher, mestre em Educação).

Unidade 2 – Material de apoio

  • Sistemas de apoio no bem-estar docente: constituição de redes de apoio e de cuidados para cultivar a saúde emocional.
  • Possibilidades de uma metodologia dialógica: escuta e acolhimento para manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
  • Estudos e inspirações: referências, inspirações e materiais complementares para o fortalecimento da prática do autocuidado.

 

Alinhamento à BNCC

O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro. 

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Trabalho e projeto de vida

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

15/04 a 10/06

Carga Horária

20h