5 temas de educação para ficar de olho em 2023

18/01/2023

O ano letivo ainda não começou, mas já promete inovações nos temas e formas de ensinar. Comece a planejar suas aulas!

O que esperar de um novo ano letivo depois de ter vivenciado em sala de aula um período que foi prejudicado pela pandemia e com inúmeras mudanças à vista? Se você ainda não sabe por onde começar o planejamento das suas próximas aulas, talvez aqui esteja sua primeira pista!

Separamos cinco temas importantes para estarem no radar dos educadores ao longo de 2023, da robótica ao antirracismo trabalhado em sala de aula. E o melhor: a plataforma Escolas Conectadas têm formações gratuitas e on-line que são ideais para adquirir os conhecimentos necessários para transformar esses conteúdos em práticas pedagógicas efetivas.

Confira e se prepare!

Recomposição da aprendizagem

Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Alicerce Educação constatou que mais de 90% dos alunos brasileiros, de todas as idades, apresentaram defasagem de leitura, escrita e matemática após o período da pandemia. Para garantir que, neste ano, os alunos consigam absorver o máximo de novos conhecimentos, é preciso ter certeza de que cada um deles esteja aprendendo em seu próprio ritmo e à sua maneira. Portanto, a recomposição de aprendizagem é prioridade no início de 2023.

Em parceria com a Nova Escola, dois novos cursos foram lançados aqui na plataforma Escolas Conectadas sobre esse tema e já estão com inscrições abertas: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático e Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?. Ambos os cursos são autoafirmativos, ou seja, sem mediação, e têm 10 horas de carga horária, que podem ser adaptadas à sua rotina.

No primeiro, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental vão entender quais são as melhores estratégias para priorizar o letramento matemático e a alfabetização, dois princípios essenciais para o avanço escolar. No segundo curso são incorporadas técnicas de acompanhamento de aprendizagem no planejamento pedagógico, garantindo o desenvolvimento integral e de maneira justa para todos os alunos.

Avaliação da aprendizagem

Tão importante quanto a recomposição é a avaliação da aprendizagem. É a sua aplicação correta que garante que alunos sejam validados e estimulados a seguirem as próximas etapas da vida escolar. Como saber se eles estão realmente aprendendo?

Com as formações sobre esse tema oferecidas on-line e gratuitamente na plataforma da Escolas Conectadas, você vai entender como estender as avaliações para além da simples aplicação de provas. Existe uma série de recursos e aplicações que podem fazer parte do seu plano pedagógico nesse sentido, basta conhecê-los e descobrir como aplicá-los.

Robótica

Depois da adaptação ao Ensino Remoto, mediado pela tecnologia, é quase impossível não pensar em maneiras de trazer conhecimentos digitais para o contexto presencial da sala de aula. A robótica, por exemplo, saiu do campo da imaginação para estar presente no dia a dia de todos e tomar importância cada vez maior.

O ensino da ciência da construção de máquinas e robôs leva em conta vários princípios da física e da química e podem ser incorporados pelos alunos a partir de atividades práticas.

Além disso, a lógica computacional e a programação são saberes quase que intrínsecos aos estudantes do presente e mais do que necessários aos profissionais do futuro. Estimular seu desenvolvimento nesse sentido é mais fácil do que parece a partir das estratégias certas.

Educação antirracista

Nos últimos anos, o mundo se dividiu entre a luta de grupos minoritários por respeito aos direitos e a permanência de crimes motivados pelo preconceito racial, Diante desse cenário, é inegável a importância da escola na discussão e combate ao racismo.

É preciso que os cidadãos que vão passar a ter cada vez mais participação social tenham o combate ao racismo como uma de suas causas intrínsecas. Para isso, durante a sua formação, é preciso que não somente o tema em si seja trabalhado, mas também integrado às demais áreas do conhecimento. Com as formações da Escolas Conectadas, você entende como colocar isso em prática.

Educação socioemocional

Outro ponto a se pensar é o desenvolvimento socioemocional dos alunos, para além da aplicação dos conhecimentos técnicos do currículo. Apesar dos saberes teóricos necessários aos futuros profissionais, são as competências socioemocionais que vão levá-los a exercer a plena cidadania e viver em coletividade de forma harmônica.

A educação socioemocional é uma construção diária a ser feita em sala de aula. Habilidades como o reconhecimento de sentimentos, autorregulação emocional, valorização e convivência com a diversidade são desenvolvidas pelos estudantes a partir de técnicas aplicadas que passam a ser ações naturais na rotina.

Gostou das dicas? Comente abaixo por qual tema desses você vai começar! As inscrições para todos os cursos indicados estão abertas!