Conheça os novos cursos gratuitos sobre recuperação de aprendizagem!

12/09/2022

Abordando as estratégias para superar a defasagem na aprendizagem e as ferramentas de avaliação, as formações são voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e visam apoiar os educadores na recuperação de aprendizagem dos estudantes impactada pela pandemia

Você, professor, já deve conhecer os cursos gratuitos sobre recuperação de aprendizagem disponíveis aqui na plataforma Escolas Conectadas, certo? Então, temos uma novidade para você.

Sabemos que a defasagem de aprendizagem ainda é um desafio a ser superado na educação pública. Porém, é necessário conseguir diferenciá-la das dificuldades comuns e das particularidades de aprendizagem de cada aluno.

Nesse sentido, para te auxiliar no planejamento dessa jornada, duas novas formações sobre a temática da recuperação de aprendizagem serão lançadas este mês em nossa plataforma. Mais uma vez, por meio da parceria entre Fundação Telefônica Vivo,  Nova Escola, ProFuturo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse

Os cursos Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar e Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas são autoformativos e voltados para educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ambas as formações se utilizam das aprendizagens fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como eixo estruturante. Além disso, contam com sete módulos e carga horária de 10 horas.

E mais: ao se inscrever nesses cursos, você poderá começar imediatamente a acompanhar as aulas, sem a necessidade de esperar a formação da turma. O prazo para a conclusão do curso é de 60 dias.

Saiba mais sobre as novas formações!

Superação da defasagem através da personalização do ensino

Entre os principais objetivos do novo curso Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar estão a compreensão do conceito de defasagem, a identificação das aprendizagens essenciais e o reconhecimento da importância da avaliação diagnóstica.

A partir desse conhecimento, os educadores serão capazes de mapear as necessidades dos alunos e traçar estratégias pedagógicas para a recuperação de aprendizagens através de um ensino personalizado.

A trajetória do curso é composta por três unidades e sete módulos. Durante o percurso, o educador será apresentado a conteúdos sobre as diferenças entre defasagem e aprendizagem, aprendizagens fundamentais, avaliação diagnóstica e os tempos e espaços de aprendizagem. O curso também abordará a pandemia e o Ensino Remoto, inovação e personalização do ensino, interdisciplinaridade e agrupamentos produtivos.

As estratégias discutidas buscam, sobretudo, engajar os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de experiências que permitam alcançar os novos objetivos educacionais, alinhando os indicadores às necessidades essenciais.

Carga horária: 10 horas

Lançamento: 12/09/2022 (início do curso)

Inscreva-se e participe gratuitamente!

Recursos avaliativos para além das provas

O curso Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas busca identificar e implementar os mais diversos instrumentos avaliativos, de acordo com o planejamento anual e os objetivos de aprendizagem priorizados.

Durante essa trajetória formativa, também dividida em três unidades e sete módulos, os educadores serão apresentados aos desafios, às especificidades e às modalidades de avaliação. Além de planejamentos, estratégias, metodologias e ações propositivas.

Ao fim do curso, os educadores serão capazes de aplicar as diferentes modalidades avaliativas, consonantes com as habilidades priorizadas e alinhadas aos objetivos de experiências de aprendizagem. Além disso, poderão envolver os estudantes nos processos avaliativos e na construção de saberes.

Carga horária: 10 horas

Lançamento: 26/09/2022 (início do curso)

Professor, você já realizou alguma das nossas formações sobre recuperação de aprendizagem? Nos comentários, conte para nós como foi a sua experiência!