Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir
Este curso possibilita aos professores utilizarem tecnologias digitais para transformar os estudantes de consumidores em criadores de soluções tecnológicas. Inspirado por narrativas naturais e o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, os professores aprenderão a integrar a cultura digital ao currículo escolar de forma lúdica e prática.
O curso explora computação desplugada, robótica educacional, narrativas digitais e análise de dados, incentivando a autoria criativa e a resolução de problemas. Ao final, os docentes estarão aptos a aplicar tecnologias digitais de maneira inovadora e responsável, criando experiências de aprendizagem conectadas à BNCC.
O que você vai aprender?
Módulo 1 - Pensamento Computacional
Introdução ao pensamento computacional, seus quatro pilares, e práticas de computação desplugada, alinhadas com a BNCC e a BNCC Computação.
Módulo 2 - Robótica e STEAM
Exploração da robótica educacional e o pensamento científico, utilizando a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para a resolução de problemas.
Módulo 3 - Narrativas Digitais Desenvolvimento de narrativas digitais, utilizando som, texto e imagem de forma criativa para construir e compartilhar conhecimento, integrando mídias convergente.
Módulo 4 - Dados, Linguagem WEB e Aprendizagem Criativa
Propostas práticas e experiências “mão na massa” que permitem aos professores aplicar os princípios da aprendizagem criativa e maker em projetos pedagógicos, consolidando o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.