Três alunos aparecem sentados em uma sala de aula manuseando tablets (duas meninas e um menino). Em primeiro plano, uma das meninas olha para seu tablet e sorri.
Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? [2023]
Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? [2023]
Três alunos aparecem sentados em uma sala de aula manuseando tablets (duas meninas e um menino). Em primeiro plano, uma das meninas olha para seu tablet e sorri.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Trazemos um curso de introdução ao tema da cidadania digital nas escolas. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para fortalecer conhecimentos e usufruir com seus alunos os benefícios da Internet de forma segura, consciente e responsável.​

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao sensibilizar e instrumentalizar sobre cidadania digital com base no contexto das escolas e na realidade de crianças e jovens.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
  • disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize a Internet com segurança e responsabilidade;
  • saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
  • zele por sua reputação digital.

 

Trajetória

1 Enquete

Vamos iniciar nossa jornada refletindo sobre os conteúdos que nossos alunos mais consultam na Internet.

2 O que as pesquisas falam?

Na sequência, analisaremos dados de uma recente pesquisa sobre o acesso à Internet por crianças e adolescentes. Como será o comportamento de seus alunos diante do panorama apresentado na pesquisa?

3 Vida digital na infância

Nesta etapa, discutiremos o uso saudável da Internet a partir do cenário da pandemia de Covid-19, quando houve uma explosão no consumo de telas por crianças e bebês, gerando riscos à saúde física e mental. 

4 Antes das crianças, que tal olhar primeiro para si mesmo(a)?

Neste momento do percurso, a reflexão será voltada para o nosso papel na educação para a cidadania digital por meio de uma autoavaliação sobre nossas competências digitais. 

5 Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar?

Na etapa 5, vamos acompanhar um vídeo do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que contou com a participação de especialistas debatendo educação e cidadania digital.

6 Uso seguro e consciente da Internet

Como integrar o tema do uso responsável da Internet nos diferentes componentes curriculares e em projetos interdisciplinares nas escolas? Nesta etapa, assistiremos a um vídeo em que Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet, reflete sobre essas e outras questões.

7 Desafios que a tecnologia pode ajudar a superar

Como a tecnologia pode contribuir para o avanço da equidade, da personalização e da contemporaneidade da educação? Nesta etapa, vamos assistir a um vídeo em que Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann, discute a questão.

8 Fazendo a curadoria de um ODA

Neste momento, abordaremos a competência de curadoria, prevista na BNCC. Confira o material orientador com dicas de como fazer uma curadoria qualificada de ODAs.

9 Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet

Ao finalizar o percurso, conheça dicas práticas para que a cidadania digital mobilize conhecimentos, atitudes e valores em todas as áreas do conhecimento.

10 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Responsabilidade e cidadania Empatia e cooperação

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Trazemos um curso de introdução ao tema da cidadania digital nas escolas. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para fortalecer conhecimentos e usufruir com seus alunos os benefícios da Internet de forma segura, consciente e responsável.​

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao sensibilizar e instrumentalizar sobre cidadania digital com base no contexto das escolas e na realidade de crianças e jovens.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
  • disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize a Internet com segurança e responsabilidade;
  • saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
  • zele por sua reputação digital.

 

Trajetória

1 Enquete

Vamos iniciar nossa jornada refletindo sobre os conteúdos que nossos alunos mais consultam na Internet.

2 O que as pesquisas falam?

Na sequência, analisaremos dados de uma recente pesquisa sobre o acesso à Internet por crianças e adolescentes. Como será o comportamento de seus alunos diante do panorama apresentado na pesquisa?

3 Vida digital na infância

Nesta etapa, discutiremos o uso saudável da Internet a partir do cenário da pandemia de Covid-19, quando houve uma explosão no consumo de telas por crianças e bebês, gerando riscos à saúde física e mental. 

4 Antes das crianças, que tal olhar primeiro para si mesmo(a)?

Neste momento do percurso, a reflexão será voltada para o nosso papel na educação para a cidadania digital por meio de uma autoavaliação sobre nossas competências digitais. 

5 Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar?

Na etapa 5, vamos acompanhar um vídeo do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que contou com a participação de especialistas debatendo educação e cidadania digital.

6 Uso seguro e consciente da Internet

Como integrar o tema do uso responsável da Internet nos diferentes componentes curriculares e em projetos interdisciplinares nas escolas? Nesta etapa, assistiremos a um vídeo em que Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet, reflete sobre essas e outras questões.

7 Desafios que a tecnologia pode ajudar a superar

Como a tecnologia pode contribuir para o avanço da equidade, da personalização e da contemporaneidade da educação? Nesta etapa, vamos assistir a um vídeo em que Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann, discute a questão.

8 Fazendo a curadoria de um ODA

Neste momento, abordaremos a competência de curadoria, prevista na BNCC. Confira o material orientador com dicas de como fazer uma curadoria qualificada de ODAs.

9 Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet

Ao finalizar o percurso, conheça dicas práticas para que a cidadania digital mobilize conhecimentos, atitudes e valores em todas as áreas do conhecimento.

10 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Responsabilidade e cidadania Empatia e cooperação

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? [2023]
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

10h