*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que caracteriza como inovadora uma ação com tecnologias digitais? Como contemplar em projetos pedagógicos as culturas locais e as práticas digitais dos alunos? De que maneira conectar suas experiências às competências previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)? Essas são perguntas fundamentais e, possivelmente, ainda mais presentes na vida dos professores desde o início da pandemia de Covid-19.
Trazemos até você uma formação em curadoria de planos de aula e de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza ambientados na plataforma Escola Digital. Depois de discutir critérios de seleção e analisar os benefícios da apropriação técnica e crítica de recursos digitais por parte dos alunos, você vivenciará o papel de um curador, investigando concretamente as potencialidades da curadoria na educação.
Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Realize um tour.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Curso maravilhoso, leve e muito aprofundado. Excelente forma de apresentação com vídeos, textos, experiências atualizadas, possibilidade de trocas de conhecimentos e formas de avaliação maravilhosas e diversificadas, permitindo que possamos trabalhar em nosso ritmo!
Reginaldo de Souza Silva, BA.
Objetivos
O curso oferece uma formação em curadoria de planos de aula e de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza ambientados na plataforma Escola Digital. Propõe discutir definições e critérios de curadoria, bem como conhecer e conceituar objetos digitais de aprendizagem, com base na vivência prática do papel de um curador e na reflexão sobre suas possibilidades de atuação.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- entenda os conceitos fundamentais sobre curadoria e o papel do curador;
- compreenda os tipos de ODAs e os critérios de seleção, avaliação e exclusão;
- explore práticas inovadoras com o uso de tecnologias;
- categorize e descreva os ODAs considerando, inclusive, os aspectos da BNCC;
- selecione e avalie os ODAs da sua área de conhecimento e de outras de seu interesse.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- realize um uso crítico e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
- desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, áudios) disponíveis na rede de computadores;
- explore ODAs como auxílio à sua aprendizagem em áreas específicas, seja para sanar dificuldades, seja para aprofundar conceitos.
Módulos
Módulo 1 - Curadoria: conceitos fundamentais
Ao longo deste módulo, você refletirá sobre os conceitos de ODA e de curadoria. Também examinará recursos e fará atividades que o(a) auxiliarão a reconhecer a presença ou a ausência de processos de curadoria em diferentes situações. Analisará, ainda, as características e demandas de um educador curador.
Unidades
- Curadoria e o papel do curador
- O que são ODAs
- Curadoria de ODAs
Módulo 2 - Curadoria para quê?
O que caracteriza como inovadora, ou transformadora, uma prática que usa tecnologia? A reflexão proposta no módulo 2 é guiada por essa pergunta. Também são analisados meios de contemplar em projetos pedagógicos e processos de curadoria as culturas locais e as práticas digitais dos alunos, assim como conexões possíveis de ações próprias da cultura digital com a Base Nacional Comum Curricular.
Unidades
- Práticas inovadoras com uso de tecnologias
- Base Nacional Comum Curricular
- Curadoria de planos de aula e de ODAs
Módulo 3 - Curando ODAs na prática
No módulo 3, serão discutidos critérios e parâmetros para produzir descrições de ODAs e para avaliar objetos das diferentes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. As análises terão como contexto o repertório da Escola Digital, oportunizando interlocuções com a sua prática e realidade docente.
Unidades
- ODAs de Linguagens
- ODAs de Ciências Humanas
- ODAs de Matemática
- ODAs de Ciências da Natureza
Alinhamento à BNCC
O curso observa orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação a diferentes componentes curriculares e à inserção da instituição escolar na cultura digital. Conforme a BNCC, a curadoria envolve ações de busca, seleção, validação, tratamento e organização de informação necessárias ao tratamento metodológico dos conteúdos independentemente da área (BRASIL, 2018, p. 505). A formação oferece uma formação em curadoria de planos de aula e de ODAs de todas as áreas previstas na Base, ambientados na plataforma Escola Digital. Além disso, valoriza e fortalece a ação crítica, reflexiva, ética e responsável de educadores e estudantes na utilização e na criação de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que caracteriza como inovadora uma ação com tecnologias digitais? Como contemplar em projetos pedagógicos as culturas locais e as práticas digitais dos alunos? De que maneira conectar suas experiências às competências previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)? Essas são perguntas fundamentais e, possivelmente, ainda mais presentes na vida dos professores desde o início da pandemia de Covid-19.
Trazemos até você uma formação em curadoria de planos de aula e de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza ambientados na plataforma Escola Digital. Depois de discutir critérios de seleção e analisar os benefícios da apropriação técnica e crítica de recursos digitais por parte dos alunos, você vivenciará o papel de um curador, investigando concretamente as potencialidades da curadoria na educação.
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Curso maravilhoso, leve e muito aprofundado. Excelente forma de apresentação com vídeos, textos, experiências atualizadas, possibilidade de trocas de conhecimentos e formas de avaliação maravilhosas e diversificadas, permitindo que possamos trabalhar em nosso ritmo!
Reginaldo de Souza Silva, BA.
Objetivos
O curso oferece uma formação em curadoria de planos de aula e de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza ambientados na plataforma Escola Digital. Propõe discutir definições e critérios de curadoria, bem como conhecer e conceituar objetos digitais de aprendizagem, com base na vivência prática do papel de um curador e na reflexão sobre suas possibilidades de atuação.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- entenda os conceitos fundamentais sobre curadoria e o papel do curador;
- compreenda os tipos de ODAs e os critérios de seleção, avaliação e exclusão;
- explore práticas inovadoras com o uso de tecnologias;
- categorize e descreva os ODAs considerando, inclusive, os aspectos da BNCC;
- selecione e avalie os ODAs da sua área de conhecimento e de outras de seu interesse.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- realize um uso crítico e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
- desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, áudios) disponíveis na rede de computadores;
- explore ODAs como auxílio à sua aprendizagem em áreas específicas, seja para sanar dificuldades, seja para aprofundar conceitos.
Módulos
Módulo 1 - Curadoria: conceitos fundamentais
Ao longo deste módulo, você refletirá sobre os conceitos de ODA e de curadoria. Também examinará recursos e fará atividades que o(a) auxiliarão a reconhecer a presença ou a ausência de processos de curadoria em diferentes situações. Analisará, ainda, as características e demandas de um educador curador.
Unidades
- Curadoria e o papel do curador
- O que são ODAs
- Curadoria de ODAs
Módulo 2 - Curadoria para quê?
O que caracteriza como inovadora, ou transformadora, uma prática que usa tecnologia? A reflexão proposta no módulo 2 é guiada por essa pergunta. Também são analisados meios de contemplar em projetos pedagógicos e processos de curadoria as culturas locais e as práticas digitais dos alunos, assim como conexões possíveis de ações próprias da cultura digital com a Base Nacional Comum Curricular.
Unidades
- Práticas inovadoras com uso de tecnologias
- Base Nacional Comum Curricular
- Curadoria de planos de aula e de ODAs
Módulo 3 - Curando ODAs na prática
No módulo 3, serão discutidos critérios e parâmetros para produzir descrições de ODAs e para avaliar objetos das diferentes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. As análises terão como contexto o repertório da Escola Digital, oportunizando interlocuções com a sua prática e realidade docente.
Unidades
- ODAs de Linguagens
- ODAs de Ciências Humanas
- ODAs de Matemática
- ODAs de Ciências da Natureza
Alinhamento à BNCC
O curso observa orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação a diferentes componentes curriculares e à inserção da instituição escolar na cultura digital. Conforme a BNCC, a curadoria envolve ações de busca, seleção, validação, tratamento e organização de informação necessárias ao tratamento metodológico dos conteúdos independentemente da área (BRASIL, 2018, p. 505). A formação oferece uma formação em curadoria de planos de aula e de ODAs de todas as áreas previstas na Base, ambientados na plataforma Escola Digital. Além disso, valoriza e fortalece a ação crítica, reflexiva, ética e responsável de educadores e estudantes na utilização e na criação de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Carga Horária
30h