Escrita colaborativa por meio do professor: indicação literária
Escrita colaborativa por meio do professor: indicação literária
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como indicar algo a alguém? Que elementos destacar? E se a indicação for de um texto literário? Como encantar o outro por meio da linguagem escrita?  

O curso Escrita colaborativa por meio do professor: ele aborda as características desse gênero e inspira o trabalho de produção textual, mesmo com crianças ainda não alfabetizadas. Tendo o professor como escriba, as crianças podem vivenciar o papel de autoras, aprendendo sobre a língua escrita em situação de uso efetivo.

A fundamentação teórica do curso está alinhada às situações de salas de aula reais, instigando nosso olhar para a análise, mas também encorajando novas práticas. Os recursos digitais apresentados trazem ainda novos contextos para potencializar o trabalho com o gênero da indicação literária.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao discutir conceitos teóricos a partir de experiências de sala de aula, trazendo referências concretas e inspirações para a prática docente com a língua escrita.

Fazer este curso contribuiu muito para minha prática pedagógica, agregando conhecimentos minuciosos referentes à produção de indicação literária. A partir do curso me sinto confiante em montar um trabalho dessa natureza para ser realizado com meus alunos. Obrigada pela oportunidade!

Simone Ferreira de Araujo, BA.

Objetivo

Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e apoiá-lo na condução de atividades de reescrita como prática em sala de aula. Vamos conversar sobre a reescrita colaborativa/compartilhada de um gênero que favorece esse tipo de produção textual: a indicação literária. 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reconheça que a proposta de reescrita por meio do professor favorece a aprendizagem da linguagem escrita, inclusive para os estudantes que não escrevem alfabeticamente;
  • compreenda os papéis do professor como escriba;
  • entenda a relevância do trabalho com indicações literárias para a formação de leitores e escritores;
  • conheça as etapas para o desenvolvimento de um trabalho robusto com foco na produção textual;
  • compreenda a importância de envolver as crianças nas decisões relacionadas à produção do texto, considerando o objetivo, o destinatário, a obra a ser indicada e a forma de divulgação;
  • reconheça as possibilidades apresentadas pelas tecnologias digitais para potencializar o trabalho com produção e comunicação escrita;
  • construa um repertório de ideias para o planejamento e a condução de práticas com produção textual.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio do ditado ao professor e se reconheça como autor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas por um escritor na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero textual indicação literária;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital. 

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:

  • (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • (EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

Relacionada ao planejamento do texto:

  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Relacionada à revisão de textos:  

  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Relacionada à edição de textos:  

  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Relacionada à utilização da tecnologia digital:

  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória

O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "Um convite'' e "Algumas indicações literárias''.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre escrita colaborativa/compartilhada, bem como as especificidades do gênero indicação literária. 

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual de uma indicação literária.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.  

Unidade 6 - Hora de planejar a aula

A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!

Unidade 7 - Materiais complementares

Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.  

Unidade 8 - Avaliação do percurso

Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.  

Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação

Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Como indicar algo a alguém? Que elementos destacar? E se a indicação for de um texto literário? Como encantar o outro por meio da linguagem escrita?  

O curso Escrita colaborativa por meio do professor: ele aborda as características desse gênero e inspira o trabalho de produção textual, mesmo com crianças ainda não alfabetizadas. Tendo o professor como escriba, as crianças podem vivenciar o papel de autoras, aprendendo sobre a língua escrita em situação de uso efetivo.

A fundamentação teórica do curso está alinhada às situações de salas de aula reais, instigando nosso olhar para a análise, mas também encorajando novas práticas. Os recursos digitais apresentados trazem ainda novos contextos para potencializar o trabalho com o gênero da indicação literária.

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Inova ao discutir conceitos teóricos a partir de experiências de sala de aula, trazendo referências concretas e inspirações para a prática docente com a língua escrita.

Fazer este curso contribuiu muito para minha prática pedagógica, agregando conhecimentos minuciosos referentes à produção de indicação literária. A partir do curso me sinto confiante em montar um trabalho dessa natureza para ser realizado com meus alunos. Obrigada pela oportunidade!

Simone Ferreira de Araujo, BA.

Objetivo

Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e apoiá-lo na condução de atividades de reescrita como prática em sala de aula. Vamos conversar sobre a reescrita colaborativa/compartilhada de um gênero que favorece esse tipo de produção textual: a indicação literária. 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reconheça que a proposta de reescrita por meio do professor favorece a aprendizagem da linguagem escrita, inclusive para os estudantes que não escrevem alfabeticamente;
  • compreenda os papéis do professor como escriba;
  • entenda a relevância do trabalho com indicações literárias para a formação de leitores e escritores;
  • conheça as etapas para o desenvolvimento de um trabalho robusto com foco na produção textual;
  • compreenda a importância de envolver as crianças nas decisões relacionadas à produção do texto, considerando o objetivo, o destinatário, a obra a ser indicada e a forma de divulgação;
  • reconheça as possibilidades apresentadas pelas tecnologias digitais para potencializar o trabalho com produção e comunicação escrita;
  • construa um repertório de ideias para o planejamento e a condução de práticas com produção textual.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio do ditado ao professor e se reconheça como autor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas por um escritor na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero textual indicação literária;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital. 

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:

  • (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • (EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

Relacionada ao planejamento do texto:

  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Relacionada à revisão de textos:  

  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Relacionada à edição de textos:  

  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Relacionada à utilização da tecnologia digital:

  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória

O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "Um convite'' e "Algumas indicações literárias''.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre escrita colaborativa/compartilhada, bem como as especificidades do gênero indicação literária. 

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual de uma indicação literária.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.  

Unidade 6 - Hora de planejar a aula

A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!

Unidade 7 - Materiais complementares

Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.  

Unidade 8 - Avaliação do percurso

Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.  

Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação

Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

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Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

20h