A priorização para a progressão curricular é trabalhada de maneira ativa, com participação de professores e alunos, do mapeamento de saberes à materialização de experiências de aprendizagem.
São discutidas e experimentadas formas de fortalecer o papel de professores e alunos na evidenciação das aprendizagens.
O curso fortalece a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos.
O curso fortalece a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos.
A formação traz o estudante ao centro do processo de planejamento pedagógico, mobilizando sua ação do diagnóstico à avaliação das aprendizagens.
A formação traz o estudante ao centro do processo de planejamento pedagógico, mobilizando sua ação do diagnóstico à avaliação das aprendizagens.
Ao propor a idealização e a construção de robôs, a formação possibilita o aprendizado interdisciplinar, prático, desafiador e divertido, proporcionando que o estudante relacione sua experiência na escola com as complexidades do nosso tempo.
A formação aborda a lógica de programação aplicada à solução de problemas, favorecendo a ação e a reflexão dos estudantes em contextos do seu interesse.
Ao explorar usos criativos e construtivos de tecnologias e recursos on-line, o curso prioriza métodos ativos e a ação reflexiva dos estudantes em diferentes regimes de ensino.
A programação em blocos é explorada por meio da plataforma Scratch, instrumentalizando professores para o apoio ao desenvolvimento do pensamento criativo, lógico e analítico dos estudantes.
O curso busca investir a língua de sentido de uso real. A participação na cultura letrada é encorajada por meio de diferentes estratégias e suportes.
Por meio das aprendizagens proporcionadas pela formação, professores e alunos vivenciam na prática estratégias de resolução de problemas sustentadas nos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.
Além de aprofundar a estruturação da BNCC e sua adaptabilidade a diferentes contextos educacionais, a formação explora as potencialidades de modelos de ensino híbrido na promoção da participação efetiva e da autoria dos estudantes.
As práticas abordadas na formação privilegiam a experimentação e a exposição de ideias das crianças para o avanço na compreensão. Compõem, assim, um terreno fértil para intervenções construtivas por parte do docente.
O curso busca ampliar as possibilidades de criação, expressão e protagonismo de estudantes e professores por meio de práticas adaptáveis aos diferentes regimes de ensino.
O curso propõe a experimentação ativa de fotografias e vídeos por parte de alunos e professores, convidando a diferentes propostas pedagógicas com foco na autoria, na comunicação e na imaginação.
Por meio da exploração do jogo e das aprendizagens proporcionadas pelo curso, são mobilizadas a curiosidade, a investigação, a adoção de práticas sustentáveis e sua multiplicação.
Na formação, a disciplina é entendida - e praticada - como base para a constituição de alunos autônomos, capazes de criar e cumprir regras e de assumir direitos e deveres como compromisso cidadão.
Por meio de investigações viáveis em contextos híbridos e remotos, oportuniza-se o desenvolvimento do pensamento algébrico e de diferentes formas de sintetizar informações e exteriorizar descobertas.
No curso, são exploradas ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento e abordados espaços de produção textual colaborativa com foco na autoria e na comunicação.
No curso, são encorajados o levantamento e a testagem de hipóteses, o estabelecimento de planos, a prática da investigação e a validação de estratégias e resultados.
São experimentadas ferramentas e estratégias de escrita colaborativa e produção multimídia, aplicáveis às diferentes modalidades educacionais, como valiosos instrumentos para o desenvolvimento linguístico e da cooperação.
Na formação, alunos e professores são encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência. As estratégias exploradas são adaptáveis aos diferentes contextos de ensino.
São abordados métodos e estratégias avaliativas que convidam ao exercício da curiosidade intelectual e à iniciação científica, encorajando a reflexão crítica, a imaginação e a criatividade.
A riqueza dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento intelectual e emocional dos aprendizes é trabalhada de maneira concreta, incluindo práticas que vão da fruição de brincadeiras à construção de jogos digitais.
Busca-se, ao longo da formação, prover orientações e inspirações para que o estudante aplique efetivamente o código escrito. As práticas textuais consideram a riqueza de situações comunicativas e de perfis de interlocutores.