Ensino híbrido e metodologias ativas
Todos os cursos são gratuitos e certificados

Cursos com práticas concretas para repensar a educação e transformar a sala de aula, seja física, seja virtual.
Todos os cursos são gratuitos e certificados
Autoformativo

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento mate...

A priorização para a progressão curricular é trabalhada de maneira ativa, com participação de professores e alunos, do mapeamento de saberes à materialização de experiências de aprendizagem.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está ap...

São discutidas e experimentadas formas de fortalecer o papel de professores e alunos na evidenciação das aprendizagens.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Funda...

O curso fortalece a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégia...

O curso fortalece a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental...

A formação traz o estudante ao centro do processo de planejamento pedagógico, mobilizando sua ação do diagnóstico à avaliação das aprendizagens.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundament...

A formação traz o estudante ao centro do processo de planejamento pedagógico, mobilizando sua ação do diagnóstico à avaliação das aprendizagens.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável

Ao propor a idealização e a construção de robôs, a formação possibilita o aprendizado interdisciplinar, prático, desafiador e divertido, proporcionando que o estudante relacione sua experiência na escola com as complexidades do nosso tempo.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    30h
Autoformativo

Olá, mundo! Lógica de programação e autoria

A formação aborda a lógica de programação aplicada à solução de problemas, favorecendo a ação e a reflexão dos estudantes em contextos do seu interesse.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    30h
Autoformativo

BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e ...

Ao explorar usos criativos e construtivos de tecnologias e recursos on-line, o curso prioriza métodos ativos e a ação reflexiva dos estudantes em diferentes regimes de ensino.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    10h
Autoformativo

O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch

A programação em blocos é explorada por meio da plataforma Scratch, instrumentalizando professores para o apoio ao desenvolvimento do pensamento criativo, lógico e analítico dos estudantes.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    30h
Mediado

Alfabetizando na cultura digital

O curso busca investir a língua de sentido de uso real. A participação na cultura letrada é encorajada por meio de diferentes estratégias e suportes.

  • Período de Realização
    16/01 a 27/02
  • Carga Horária
    50h
Autoformativo

Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica compu...

Por meio das aprendizagens proporcionadas pela formação, professores e alunos vivenciam na prática estratégias de resolução de problemas sustentadas nos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    30h
Autoformativo

Ensino híbrido: como fazer na minha escola?

Além de aprofundar a estruturação da BNCC e sua adaptabilidade a diferentes contextos educacionais, a formação explora as potencialidades de modelos de ensino híbrido na promoção da participação efetiva e da autoria dos estudantes.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    54h
Mediado

Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para ...

As práticas abordadas na formação privilegiam a experimentação e a exposição de ideias das crianças para o avanço na compreensão. Compõem, assim, um terreno fértil para intervenções construtivas por parte do docente.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Autoformativo

Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica ...

O curso busca ampliar as possibilidades de criação, expressão e protagonismo de estudantes e professores por meio de práticas adaptáveis aos diferentes regimes de ensino.

  • Período de Realização
    30/01 a 13/03
  • Carga Horária
    30h
Mediado

Fotografias e vídeos na aprendizagem: novos olhares para o conh...

O curso propõe a experimentação ativa de fotografias e vídeos por parte de alunos e professores, convidando a diferentes propostas pedagógicas com foco na autoria, na comunicação e na imaginação.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro

Por meio da exploração do jogo e das aprendizagens proporcionadas pelo curso, são mobilizadas a curiosidade, a investigação, a adoção de práticas sustentáveis e sua multiplicação.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da discipl...

Na formação, a disciplina é entendida - e praticada - como base para a constituição de alunos autônomos, capazes de criar e cumprir regras e de assumir direitos e deveres como compromisso cidadão.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    50h
Mediado

Grandezas e medidas: explorar para compreender

Por meio de investigações viáveis em contextos híbridos e remotos, oportuniza-se o desenvolvimento do pensamento algébrico e de diferentes formas de sintetizar informações e exteriorizar descobertas.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    50h
Mediado

Produção textual na cultura digital

No curso, são exploradas ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento e abordados espaços de produção textual colaborativa com foco na autoria e na comunicação.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o sécul...

No curso, são encorajados o levantamento e a testagem de hipóteses, o estabelecimento de planos, a prática da investigação e a validação de estratégias e resultados.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e...

São experimentadas ferramentas e estratégias de escrita colaborativa e produção multimídia, aplicáveis às diferentes modalidades educacionais, como valiosos instrumentos para o desenvolvimento linguístico e da cooperação.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    50h
Mediado

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line

Na formação, alunos e professores são encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência. As estratégias exploradas são adaptáveis aos diferentes contextos de ensino.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Avaliação: para que e como avaliar

São abordados métodos e estratégias avaliativas que convidam ao exercício da curiosidade intelectual e à iniciação científica, encorajando a reflexão crítica, a imaginação e a criatividade.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Jogos e brincadeiras: para além da seriação

A riqueza dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento intelectual e emocional dos aprendizes é trabalhada de maneira concreta, incluindo práticas que vão da fruição de brincadeiras à construção de jogos digitais.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h
Mediado

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Busca-se, ao longo da formação, prover orientações e inspirações para que o estudante aplique efetivamente o código escrito. As práticas textuais consideram a riqueza de situações comunicativas e de perfis de interlocutores.

  • Período de Realização
    -
  • Carga Horária
    20h