A partir da proposta de produção de materiais audiovisuais, a formação instiga a ludicidade, a expressividade e a imaginação, bem como o desenvolvimento de competências diversas na área de linguagens.
O curso aborda a contação de histórias, a imaginação e a produção multimídia como meios de autoconhecimento, percepção de mundo e desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais.
A formação aborda autoria, criação e protagonismo mediados pelas tecnologias digitais em todas as etapas da educação básica.
O brincar é tratado como base da imaginação, da inventividade e da criação. São trabalhadas propostas de jogos e brincadeiras para todas as etapas da educação básica.
A formação promove meios de inserção ativa na cultura letrada e na vida social. Trabalha a integração de linguagens e de públicos como propulsora das possibilidades de interlocução, favorecendo a partilha de experiências, ideias e sentimentos.
A formação oferece práticas e atividades mão na massa para recompor aprendizagens com base na história e nos interesses dos estudantes.
A formação conecta currículo, cultura digital e pensamento computacional de forma lúdica e aplicada, por meio de inspirações práticas e modelagens (físicas e virtuais).
Práticas de apropriação da escrita são trabalhadas de maneira lúdica para o acesso ao mundo letrado e a produção de conhecimentos.
A formação aborda a resolução de problemas e o raciocínio lógico de maneira contextualizada, conectada ao dia a dia e às curiosidades dos estudantes.
A formação instiga alunos a expressarem sua imaginação, a percepção do seu entorno e o senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a autoria, a criatividade e o pensamento inventivo.
São priorizados o cuidado de si e do outro, a valorização das diferenças e a inclusão efetiva como pilares da aprendizagem e do desenvolvimento integral.
Autoria, imaginação e criatividade são a tônica da formação, que explora usos construtivos das tecnologias digitais por meio da programação em blocos.
O curso propõe a integração das características da cultura digital ao currículo em benefício da aprendizagem. Privilegia criação, compartilhamento, comunicação e cooperação nas relações mediadas pelas tecnologias.
Água, preservação e sustentabilidade conectam-se a diferentes objetos de conhecimento e habilidades para favorecer aprendizagens contextualizadas e ricas em sentido.
Um dos principais aspectos explorados no curso é a disciplina para a aprendizagem, relacionada à criatividade, à inspiração e ao agir pensante.
A formação propõe uma imersão do educador em estratégias para mobilizar a compreensão e a aplicação de práticas sustentáveis por parte dos estudantes reunindo ciência e diversão.
Ao promover indagações a respeito de grandezas do mundo físico, unidades de medidas básicas e suas aplicações, o curso incentiva professores e estudantes a realizarem reflexões e experimentos conectados à sua realidade.
A construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal por parte dos alunos alicerça todas as futuras operações e descobertas matemáticas, assim como a resolução de problemas de diferentes ordens.
A formação mobiliza diferentes competências previstas pela BNCC para os componentes de Língua Portuguesa e Arte, reunindo experiências lúdicas e tecnológicas, autoria e imaginação.
No curso, são exploradas aplicações práticas da computação em nuvem, que ilustram e materializam possibilidades de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais.
A formação propõe a abordagem interdisciplinar da conservação da biodiversidade por meio da investigação dos biomas brasileiros, permitindo a construção de aprendizagens de diferentes componentes curriculares e conectando o conhecimento científico a práticas cotidianas.
Em alinhamento à BNCC, a formação incita, além da valorização e aplicação de conhecimentos historicamente construídos, a consideração do conhecimento de que os estudantes já dispõem para que avancem na aprendizagem e na compreensão da realidade.
O desenvolvimento da escrita é trabalhado de maneira lúdica e contextualizada via múltiplos recursos, como inspirações das histórias em quadrinhos, do jornalismo e da publicidade.