A formação enfatiza aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares.
Na formação, são explorados os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais para viabilizar o avanço da turma.
A formação concebe a avaliação como um processo contínuo e participativo, com foco no desenvolvimento e na recomposição das aprendizagens.
A formação concebe a avaliação como um processo contínuo e participativo, com foco no desenvolvimento e na recomposição das aprendizagens.
A formação oferece práticas e atividades mão na massa para recompor aprendizagens com base na história e nos interesses dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
A formação oferece práticas e atividades mão na massa para recompor aprendizagens com base na história e nos interesses dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O curso aborda a contação de histórias, a imaginação e a produção multimídia como meios de autoconhecimento, percepção de mundo e desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais.
A formação aborda autoria, criação e protagonismo mediados pelas tecnologias digitais em todas as etapas da educação básica.
A construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal por parte dos alunos alicerça todas as futuras operações e descobertas matemáticas, assim como a resolução de problemas de diferentes ordens.
A formação conecta currículo, cultura digital e pensamento computacional de forma lúdica e aplicada, por meio de inspirações práticas e modelagens (físicas e virtuais).
Em alinhamento à BNCC, a formação incita, além da valorização e aplicação de conhecimentos historicamente construídos, a consideração do conhecimento de que os estudantes já dispõem para que avancem na aprendizagem e na compreensão da realidade.
Autoria, imaginação e criatividade são a tônica da formação, que explora usos construtivos das tecnologias digitais por meio da programação em blocos.
A formação instiga alunos a expressarem sua imaginação, a percepção do seu entorno e o senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a autoria, a criatividade e o pensamento inventivo.
São priorizados o cuidado de si e do outro, a valorização das diferenças e a inclusão efetiva como pilares da aprendizagem e do desenvolvimento integral.
Um dos principais aspectos explorados no curso é a disciplina para a aprendizagem, relacionada à criatividade, à inspiração e ao agir pensante.
Ao promover indagações a respeito de grandezas do mundo físico, unidades de medidas básicas e suas aplicações, o curso incentiva professores e estudantes a realizarem reflexões e experimentos conectados à sua realidade.
Práticas de apropriação da escrita são trabalhadas de maneira lúdica para o acesso ao mundo letrado e a produção de conhecimentos.
A formação aborda a resolução de problemas e o raciocínio lógico de maneira contextualizada, conectada ao dia a dia e às curiosidades dos estudantes.
A formação mobiliza diferentes competências previstas pela BNCC para os componentes de Língua Portuguesa e Arte, reunindo experiências lúdicas e tecnológicas, autoria e imaginação.
O brincar é tratado como base da imaginação, da inventividade e da criação. São trabalhadas propostas de jogos e brincadeiras para todas as etapas da educação básica.
A formação promove meios de inserção ativa na cultura letrada e na vida social. Trabalha a integração de linguagens e de públicos como propulsora das possibilidades de interlocução, favorecendo a partilha de experiências, ideias e sentimentos.
No curso, são exploradas aplicações práticas da computação em nuvem, que ilustram e materializam possibilidades de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais.
O desenvolvimento da escrita é trabalhado de maneira lúdica e contextualizada via múltiplos recursos, como inspirações das histórias em quadrinhos, do jornalismo e da publicidade.