Na formação, a produção fotográfica e audiovisual é enriquecida pela mobilização de recursos tecnológicos para composições multimídia e artísticas.
A formação adota tecnologias para potencializar as formas de conhecer e desenvolver saberes e habilidades.
A formação propõe o uso intencional e criativo de tecnologias digitais para diagnosticar, planejar, desenvolver e avaliar aprendizagens.
A formação propõe o uso intencional e criativo de tecnologias digitais para diagnosticar, planejar, desenvolver e avaliar aprendizagens.
O curso aborda múltiplos recursos para criar e aprender com apoio das tecnologias, principalmente digitais, como construtores de páginas, apresentações, vídeos e quadrinhos.
Além da curadoria de softwares e aplicativos, a formação propõe a construção de narrativas por meio de tecnologias digitais, incentivando a autoria multimídia.
O curso propõe o engajamento de educadores, estudantes e comunidades em ações preventivas e de enfrentamento às situações de discriminação, intimidação e violência on-line, estabelecendo redes de segurança e bem-estar.
A formação aborda programação, princípios da criação de algoritmos e demais práticas computacionais como estruturas de suporte ao planejamento e à tomada de decisões em diferentes âmbitos.
A robótica, pilar do curso, convida a diversos usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais, oferecendo subsídios para resolver problemas simples e complexos do dia a dia.
O curso aborda sistemas e aplicativos de apoio às aulas híbridas, acompanhados de tutoriais, bem como inspirações de usos autorais e colaborativos das tecnologias digitais aplicáveis aos diferentes regimes de ensino.
A formação apresenta propostas "plugadas" e "desplugadas" de aplicação do pensamento computacional. Entre as propostas plugadas, estão inspirações baseadas no uso do software Scratch e em princípios da robótica educacional de baixo custo, encorajando os estudantes a projetarem artefatos.
Por meio da produção de jogos, animações e outros recursos autorais, alunos e professores reúnem imaginação e diversão com apoio da plataforma Scratch.
Na formação, são experimentados softwares de autoria e a programação em blocos, culminando em construções autorais na plataforma Scratch.
Diferentes linguagens e práticas da cultura digital contextualizam a produção colaborativa e a elaboração de mídias e artefatos tecnológicos.
A educação antirracista é trabalhada como intervenção no mundo e na vida dos estudantes, propulsora de práticas transformadoras, focadas no respeito às diferenças e no combate à discriminação.
A formação analisa, entre diferentes propostas de iniciação científica, a metodologia de Projetos de Aprendizagem, que inclui a aplicação de tecnologias digitais para modelar e prototipar respostas a questões de investigação que partem dos estudantes
São explorados potenciais das tecnologias digitais para apoiar o processo de alfabetização e enriquecer o repertório simbólico das crianças
A utilização do código escrito em diferentes campos e mídias, inclusos os meios digitais, com fluência e autonomia, é a tônica da formação.
A mobilização de recursos tecnológicos para a criação de jogos é uma das perspectivas do curso, que prioriza o desenvolvimento da autonomia, da autoria e do trabalho colaborativo.
A formação aborda ideias e inspirações provenientes do ensino remoto, mas aplicáveis a sistemas híbridos e presenciais, em que as tecnologias apoiam o acompanhamento e o aprimoramento de aprendizagens.
A formação mobiliza inúmeras práticas, mídias e tecnologias para criar e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.
São explorados potenciais das tecnologias digitais para apoiar o processo de alfabetização e enriquecer o repertório simbólico das crianças
Muitas tecnologias e mídias são trabalhadas para favorecer a escrita criativa, incluindo desde construtores de histórias em quadrinhos até editores gráficos com suporte para texto e imagem.