Imagem horizontal com visão frontal de grupo de alunos multirracial se abraçando.
Introdução à Educação Antirracista [2023]

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645?​

Aqui você tem a oportunidade de realizar um curso de introdução ao tema, navegando por grandes eixos e por planos de aula elaborados por docentes da educação básica. As propostas buscam materializar ações de combate ao racismo e de apoio à constituição sadia das identidades dos nossos estudantes.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• tenha condições de avaliar se a própria escola efetiva uma educação antirracista ou se aproxima de uma perspectiva etnocêntrica;
  • implemente a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER em sua sala de aula;
  • compreenda e aplique o conceito de ambiência racial para a diversidade;
  • sensibilize o olhar para as situações de sala de aula em que o racismo se manifesta, propondo abordagens pedagógicas transformadoras com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• aja com respeito e equidade;
  • combata o racismo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa;
  • conscientize outros quanto à importância da completa eliminação das discriminações de raça.

Trajetória

1 Ponto de partida

Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645? Aqui vamos discutir questões disparadoras para o seu percurso.

2 Webinar Educação Antirracista e live com Conceição Evaristo

Assista à live que lançou a publicação Escola para todos: promovendo uma educação antirracista, com a ilustre presença de Conceição Evaristo, e ao webinar especialmente preparado para este curso.

3 Conceitos básicos

Para dar sequência à discussão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER, elucidaremos alguns conceitos que circundam a temática antirracista.

4 Planos de aula

Como podemos implementar a ERER em nossas salas de aula? Vamos compreender a potencialidade do plano de aula como uma estratégia de efetivação de uma educação plural.

5 Estética

A estética é de grande importância para pessoas afrodescendentes e indígenas na medida em que é pela estética que negros e indígenas são identificados e reafirmam sua identidade racial. Por isso, dedicamos esta seção à temática.

6 Identidade

A identidade é o conjunto das características que nos definem. O fortalecimento da identidade, o reconhecimento positivo da ancestralidade e a afirmação do próprio pertencimento racial podem e devem ser apoiados pela escola. Vamos analisar como?

7 Representatividade

A representatividade democratiza a valorização da história, da cultura e das contribuições das diferentes etnias. É, portanto, um dos pontos centrais a serem observados em práticas pedagógicas antirracistas. Conheceremos estratégias com esse enfoque.

8 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Áreas do Conhecimento:
Ensino Religioso Transversal/ Projetos interdisciplinares

Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadania

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Profa. Dra. Fernanda Chagas Schneider e Profa. Dra. Carolina Chagas Schneider

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• implemente a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER em sua sala de aula;
  • compreenda e aplique o conceito de ambiência racial para a diversidade;

• aja com respeito e equidade;
  • combata o racismo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa;

Trajetória

1 Ponto de partida

2 Webinar Educação Antirracista e live com Conceição Evaristo

3 Conceitos básicos

4 Planos de aula

5 Estética

6 Identidade

7 Representatividade

8 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Áreas do Conhecimento:
Ensino Religioso Transversal/ Projetos interdisciplinares

Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:

Recomendação Etapa/Série:

Autoria: