Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica

A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas, uma lousa, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários fragmentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes. Com que frequência paramos para nos perguntar como esse modelo se estabeleceu? Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos? Favorece o crescimento intelectual? E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula? Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão.

Em breve

Faça você mesmo