Leve a inclusão para a realidade da escola!
Conheça o exemplo da professora Carla Arrais, que criou um projeto de leitura que explora diferentes ambientes da escola e promove a inclusão de pessoas com deficiência
A professora Carla Arrais dos Reis Corrêa (41) tem experiência de 18 anos em educação, na cidade de São Luís de Montes Belos (GO). Mas desde 2019, ela atua diretamente na educação inclusiva. Ao conhecer a plataforma Escolas Conectadas por meio da Regional de Educação do município e pelas redes sociais, Carla encontrou formações gratuitas para aprender mais sobre a área em que passou a trabalhar.
O curso Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência foi o escolhido pela educadora para tornar mais inclusivas as suas práticas pedagógicas.
“Toda a temática contribuiu bastante para que eu pudesse aperfeiçoar minhas técnicas ao aplicar as metodologias propostas aos meus alunos, de forma que ficassem bem mais claras e compreensíveis para todos”, conta Carla sobre sua experiência na plataforma.
Graduada em Pedagogia, Matemática e Geografia e pós-graduada em Psicopedagogia, Carla é professora na Sala de Recursos Multifuncionais de atendimento educacional especializado (AEE) do Centro de Ensino CEPI São Sebastião. Ela atende todos os alunos do Ensino Fundamental 2 com algum tipo de deficiência.
Além da pertinência do tema e de fácil acesso a todos os conteúdos do curso, Carla destaca “a clareza dos textos em relação ao assunto central, além das dicas transmitidas e que foram de grande valia para que eu trabalhasse na inclusão".
Atualização constante de educadores
Desde quando a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) foi aprovada, em 2015, as escolas tiveram que garantir o acesso à educação às pessoas com deficiência e a introdução de práticas inclusivas. A determinação garante a matrícula de pessoas com deficiência em qualquer escola da rede pública brasileira.
No entanto, esse movimento, se não for bem estabelecido, acaba por se tornar apenas uma integração entre as pessoas, reproduzindo conceitos capacitistas, de que pessoas diferentes não têm as mesmas capacidades. Dessa forma, crianças e jovens deficientes são separados e excluídos das atividades escolares e todos os estudantes são privados de conviver com a diversidade, tão natural na sociedade.
É dever do Estado promover a infraestrutura e a capacitação de profissionais necessárias para garantir a inclusão. Mas também cabe aos educadores o dever de se atualizar para levar as práticas inclusivas como atividades de participação de toda a comunidade escolar. Isso inclui as informações necessárias aos pais e o desenvolvimento de habilidades sociais em todos os alunos.
Projeto inclusivo de leitura
A inclusão deve ser uma atitude prática e diária, mas também pode estar presente em grandes iniciativas na escola. Esse é o caso do “Projeto Momento do Reconto”, desenvolvido pela professora Carla Arrais para todos os alunos da escola em que leciona, incluindo os estudantes da sala de recursos.
A educadora desenvolveu a atividade depois de ter realizado a formação Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência aqui na plataforma Escolas Conectadas.
“O objetivo do projeto foi incentivar os alunos a frequentarem a biblioteca e se tornarem leitores natos”, explica.
A proposta era convidá-los a saírem das salas de aula por breves momentos para que pudessem dar início a novas leituras e compartilhar suas experiências em conjunto.
“Os momentos foram muito proveitosos e bem aceitos por todos, especialmente pelos estudantes da inclusão, que puderam explorar novos ambientes e recursos”, completa a educadora.
Escola para todosA formação Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência, realizada pela professora Carla, está disponível totalmente on-line e gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas. O curso tem um total de 50 horas de carga horária, mediadas por um professor. A ideia é instigar você, educador, a refletir e propor soluções de inclusão para o novo contexto digital da educação. Você vai entender conceitos e contextos da educação inclusiva em diferentes realidades e panoramas sociais. Além disso, vai se inspirar com formas novas de abordar a educação inclusiva e promover a inclusão nas escolas levando em consideração todos os desafios e potencialidades desse processo. Conheça o curso, inscreva-se e compartilhe conosco seus resultados! |
Comentários - 14
18/04/23 11:55
18/04/23 14:22
18/04/23 16:21
18/04/23 19:45
23/04/23 20:32
03/05/23 21:40
04/05/23 22:21
09/05/23 18:48
15/05/23 12:59
A inclusão é muito importante pra se concretizar a justiça social no Brasil. A garantia de inserção desses brasileiros a sociedade com seus direitos.
25/07/23 11:02
03/10/23 07:20
05/12/23 22:51
20/03/24 21:31
18/04/23 11:50