Imersão em Recomposição de Aprendizagens
Olá professora, professor! Esperamos que você tenha aproveitado os conteúdos até aqui.
Vamos para o último desafio? O objetivo é instigar a sua criatividade e fomentar mais trocas de ideias!
Convidamos você a compartilhar uma prática desenvolvida a partir das aprendizagens que construímos. Pode ser um plano de ação com base no planejamento reverso, uma proposta de avaliação diagnóstica, a aplicação de uma rubrica ou outro instrumento de avaliação formativa. Pode ser ainda outra atividade, fruto da sua inspiração depois de participar da imersão. Ficaremos felizes em conhecê-la!
Neste nosso espaço de interações, não é possível adicionar anexos, mas queremos presenteá-lo(a) com um modelo para seus planos de aula futuros. Baixe-o aqui.
Lembre-se de iniciar o comentário mencionando seu nome completo, município e estado. Também solicitamos que informe se gostaria de ter sua produção divulgada nos canais Escolas Conectadas, caso selecionada pela coordenação do projeto.
Para responder, utilize a caixa de comentários ao fim da página. Digite sua mensagem e clique em ENVIAR.
Para concluir satisfatoriamente a imersão e receber seu certificado, preencha a autoavaliação. Se já tiver preenchido, é só aguardar!
Um abraço!
Equipe Pedagógica Escolas Conectadas
Comentários - 631
07/08/23 15:45
07/08/23 16:10
07/08/23 16:43
07/08/23 17:43
23/08/23 09:36
23/08/23 09:47
23/08/23 09:52
23/08/23 10:06
23/08/23 10:08
23/08/23 10:09
Excelente curso acrescentou muito no meu curriculo.
23/08/23 10:11
23/08/23 10:15
23/08/23 10:16
23/08/23 10:19
23/08/23 10:19
23/08/23 10:20
23/08/23 10:20
23/08/23 10:21
23/08/23 10:21
23/08/23 10:22
23/08/23 10:23
23/08/23 10:24
23/08/23 10:25
23/08/23 10:29
Colider MT
Esse curso teve grande relevância para a construção dos meus conhecimentos. CERTAMENTECONTRIBUIRÁ DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA MINHA PRATICA DOCENTE.
23/08/23 10:30
23/08/23 10:37
23/08/23 10:41
23/08/23 10:41
23/08/23 10:41
23/08/23 10:52
23/08/23 10:58
Local: Jauru-MT
Após nossa imersão e com a inspiração das interações e aprendizados aqui presentes, elaborei uma atividade prática centrada na avaliação formativa para os alunos do Ensino Médio, com foco na disciplina de Língua Portuguesa.
Atividade: "Mapeando os subtextos nas narrativas contemporâneas"
Objetivo:
Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos, considerando não apenas o que está explicitamente escrito, mas os subtextos, implicações e contextos em que as narrativas são produzidas.
Descrição:
Os alunos serão incentivados a selecionar um texto contemporâneo de sua escolha – isso pode ser uma matéria de jornal, um post de blog, um capítulo de livro, uma letra de música, entre outros. Após a seleção, deverão realizar uma "análise de subtexto", identificando:
- O tema principal do texto.
- Mensagens ou ideias implícitas no conteúdo.
- Contexto sócio-histórico e cultural da produção do texto.
- Relações com eventos ou temas atuais.
- Emoções e sentimentos transmitidos.
Instrumento de Avaliação Formativa:
Uma rubrica será desenvolvida, onde serão listados os critérios de avaliação. Estes incluirão clareza de análise, profundidade de interpretação, conexões estabelecidas com o contexto, entre outros.
Feedback:
Após a submissão de suas análises, os alunos receberão feedbacks individualizados, baseados na rubrica, com pontos de destaque e áreas para melhoria. Será incentivada uma revisão com base neste feedback, promovendo o desenvolvimento e aprimoramento contínuo de suas habilidades.
Este projeto nasceu da necessidade de ir além da simples leitura e interpretação textual, buscando formar cidadãos críticos, capazes de ler nas entrelinhas e compreender as nuances e complexidades dos textos e narrativas com os quais se deparam diariamente.
23/08/23 11:01
De todo o processo de aprendizagem que estudamos até aqui,achei muito importante o processo de Autoavaliação,pois é fundamental para verificarmos se atingimos as práticas aplicas em sala de aula e o que podemos melhorar. É fundamental também para o nosso aprendizado e também dos nossos alunos!
Me sinto ricamente agradecida pelo curso!
23/08/23 11:03
23/08/23 11:05
23/08/23 11:08
23/08/23 11:09
23/08/23 11:15
23/08/23 11:17
23/08/23 11:28
23/08/23 11:28
23/08/23 11:36
O curso foi de extrema relevância para vida profissional.
23/08/23 11:36
23/08/23 11:40
23/08/23 11:40
23/08/23 11:40
Professora da Educação Infantil 2 anos.
Rio Casca/MG
Tema:Folclore
Desenvolvimento:
Contar a cada dia uma história do folclore:
Saci,
Curupira
Iara
Cuca
Boi Bumbá.
Reconto:
Pedir que as crianças contém as histórias a sua maneira depois.
Identificar cada figura do folclore.
Atividade:
De maneira simples e divertida:
Fazer o redemoinho do Saci
Fazer a poção mágica da Cuca.
23/08/23 11:45
23/08/23 11:53
23/08/23 11:54
AMEI ESTE CURSO, FOIU MUITO ESCLARECEDOR E MARAVILHOSO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
23/08/23 11:56
23/08/23 12:01
23/08/23 12:15
23/08/23 12:18
23/08/23 12:19
23/08/23 12:20
23/08/23 12:39
23/08/23 12:49
23/08/23 12:50
No curso podemos observar que todos o tópicos trabalhado são de fundamental importância
para desenvolvimento satisfatório do ensino aprendizado do educando ,desde planejamento até a avaliação ,pois contribuir muito para que o professor conheça as dificuldade do aluno e possa traçar estratégias para solucioná-las.
23/08/23 13:01
23/08/23 13:06
Aprendi muito com o curso com certeza irei melhorar minha prática, espero que outros professores
tenha acesso a formação, pois, é de grande importância adquirir conhecimentos e está sempre nos atualizando nos dias atuais.
23/08/23 13:17
23/08/23 13:19
23/08/23 13:30
23/08/23 13:39
23/08/23 13:40
São Paulo / SP
Avaliar é uma ação pedagógica necessária e importante que deve estar presente em todas as etapas educativas. Avaliar para promover o desenvolvimento e a aprendizagem infantil"
A avaliação diagnóstica é um momento muito importante do planejamento do professor. As atividades lúdicas é uma forma natural de saber quais as habilidades foram construídas e quais ainda faltam construir. As brincadeiras, os jogos educativos, atividades com brinquedos, dança, música e exercícios físico são excelentes ferramentas para isso.
Preparar e organizar uma ficha de avaliação diagnóstica envolvendo cada campo de experiências.
A criança de 4 e 5 anos devem ter desenvolvido algumas habilidades através do trabalho dos anos anteriores e considerando toda a vivência e aprendizagem construída no convívio com a família.
Perguntas com resposta objetiva Sim ou Não, buscando alcançar uma visão geral de toda a construção do aprendizagem.
23/08/23 13:42
Constrói brincadeiras, gosta de ouvir, criar e contar histórias, compreende as comandas, realiza atividades sozinho ou em grupo; Solução de problemas: Compreende o problema proposto, cria estratégias, compartilha os resultados, faz seriações, contagens, comparações, reconhece números; Socialização: Expressa sentimentos, brinca com os colegas, briga ou entra em conflito, apresenta atitudes sociais do cotidiano.
Bem, esse é um resumo, dá pra incrementar mais, espero ter ajudado e nos vemos numa próxima. Até mais
23/08/23 14:03
Cidade: Jataí
Estado: Goiás.
Meus parabéns pelo excelente curso.
Que irá ser de grande preparação para os novos métodos na elaboração das atividades em sala de aula e envio de atividades interdisciplinar.
23/08/23 14:32
Araçuaí MG
Com informações sempre relevantes, o curso mostrou-me mais uma vez que há sempre algo novo para aprender e novos métodos para ensinar.
23/08/23 14:35
Meus parabéns pelo excelente curso. Irá me ajudar muito com esse novo aprender ,espero que tenha outros e eu possa poder participar, Meu muito obrigada.
23/08/23 14:40
23/08/23 14:45
23/08/23 14:46
23/08/23 14:56
23/08/23 15:07
23/08/23 15:17
Esse curso vem de encontro as expectativas sobre como é enriquecedor as práticas aplicadas em sala; deparamos com conhecimento que eleva o nível de ensino aprendizagem para os nossos discentes.
23/08/23 15:18
23/08/23 15:19
Cáceres Mato Grosso
Muito bom os conteúdos trabalhados, e com muitos itens de exemplificação que facilita nosso entendimento e favorece a compreensão dos conteúdos com mais facilidade.
23/08/23 15:27
Várzea Grande- MT (pode ser publicada)
A avaliação diagnostica realizo diariamente, dessa forma consigo analisar os avanços adquiridos e a dificuldade do aluno diante da proposta das atividades e com isso, aproveito que o planejamento pedagógico é flexível, trabalho a dificuldade do aluno de forma diferenciada, para que ele seja incluído nas atividades de forma a ser proveitosa.
Com alunos da educação infantil, proporciono atividades que lhes faça usar a imaginação e construção. Proporciono cantinhos na sala com materiais Não Estruturados para que eles criem explorem a imaginação e socialização com os colegas. E assim, o aluno explora o mundo de forma mais intensa que geralmente são expressas de modo artístico e subjetivo. Diante disso consigo notar o desenvolvimento que foi trabalhado em cima da dificuldade.
23/08/23 15:38
todos.
23/08/23 15:39
23/08/23 16:06
23/08/23 16:46
23/08/23 16:58
Achei o curso maravilhoso. Contribuiu e continuará contribuindo em minha prática pedagógica. Baixei os materiais para posteriormente rever com maior atenção, pois confesso que a demanda do dia-a-dia tornou difícil uma melhor participação. A autoavaliação foi o que mais me chamou atenção e pretendo torná-la frequente em meu trabalho como professora. Valeu!
23/08/23 20:19
Santo Afonso - MT
Todos os conteúdos oferecidos no curso contribuiu ricamente para a minha prática pedagógica. O que mais me chamou a atenção foi sobre o Planejamento Reverso e as Rubrica. os vídeos foram fantásticos para complementar e esclarecer sobre o contexto do curso. Não importo em divulgar minhas atividades caso seja selecionada. Desejo continuar participando de mais cursos Parabéns a essa Plataforma fantástica que contribui para uma educação cada vez melhor.
23/08/23 20:28
23/08/23 20:39
23/08/23 20:39
23/08/23 20:45
Este curso foi muito importante para um maior desenvolvimento das habilidades propostas e conteúdos a serem planejados para aprimorar o nosso conhecimento de ensino aprendizagem. Não é somente alunos que precisam rever conteúdos propostos, nós como educadores também precisamos está em constante aprendizagem e aprimorar o conhecimento com as mudanças futuras. Precisamos está sempre dispostos a aprender.
23/08/23 20:51
23/08/23 20:56
23/08/23 21:10
23/08/23 21:11
Rondonópolis - MT
O curso foi muito bom, pois apresentou temas e instrumentos de relevância a nossa prática docente, diante de tantos desafios de aprendizagem oriundos dos dois anos em que os estudantes permaneceram fora da escola.
23/08/23 21:16
23/08/23 21:41
23/08/23 22:01
23/08/23 22:22
24/08/23 06:00
24/08/23 07:28
24/08/23 07:40
24/08/23 07:42
Os assuntos discutidos foram enriquecedores e as reflexões permitem sempre melhorar o processo de ensino e garantir a aprendizagem dos discentes.
24/08/23 07:57
24/08/23 08:08
24/08/23 08:48
O formato do curso foi bacana, os conteúdos muito relevantes e o melhor: trouxe exemplos práticos de como fazer. Muito grata pelas aprendizagens construídas!
24/08/23 09:12
24/08/23 09:51
Esse curso veio de encontro as minhas necessidades,por mais cursos assim
24/08/23 10:05
24/08/23 10:10
24/08/23 10:13
24/08/23 10:16
Tudo que aprendi nesse curso foi de grande valia, mas sem dúvida a autoavaliação foi a que mais beneficiou tanto a mim quanto aos meus estudantes, por meio dela, eles puderam desenvolver melhor a autocrítica e medir seus desempenhos a fim avançar em seus aprendizados.
24/08/23 10:21
24/08/23 10:25
Na prática docente, pós pandemia, é necessário essa avaliação diagnóstica, para identificar áreas que precisam de atenção para o desenvolvimento da aprendizagem. Curso excelente, amei participar!
24/08/23 10:28
De todo o processo de aprendizagem que estudamos até aqui, achei muito importante o processo de Autoavaliação, pois é fundamental para verificarmos se atingimos as práticas aplicas em sala de aula e o que podemos melhorar. É fundamental também para o nosso aprendizado e também dos nossos alunos!
24/08/23 10:29
24/08/23 10:29
24/08/23 10:29
24/08/23 10:33
24/08/23 10:34
24/08/23 10:35
Todos os temas condizem com a realidade dentro de sala de aula, com as explicações dadas, é possível elaborar um planejamento mais rico em detalhes com uma linguagem clara.
As avaliações formativas é um dos recursos mais utilizados no dia a dia que norteia o trabalho pedagógico do professor e progresso do estudante.
24/08/23 10:44
24/08/23 10:50
As avaliações formativas é um dos recursos mais utilizados no dia a dia que norteia o trabalho pedagógico do professor e progresso do estudante.
24/08/23 10:56
24/08/23 10:57
24/08/23 11:02
São Paulo/SP
Espero poder participar de mais cursos como estes.
Me fizeram ter um novo olhar, uma nova perspectiva, e uma maneira diferente de ensinar.
Amei,e já estou ansiosa pelos próximos cursos.
Obrigada.
24/08/23 11:08
Expresso minha imensa e eterna gratidão e felicidade de poder ter encontrado e vivido essa imersão. Farei sempre uso dos materiais aqui apresentados, os quais são excelentes. Muitíssimo obrigado. E até a próxima oportunidade.
Educação é a chave e o caminho. Parabéns a todas e todos envolvidos nesse maravilhoso projeto.
24/08/23 11:13
Nova Xavantina - MT
Eu achei o curso muito produtivo e me fez abrir a mente para novos métodos de aprendizagem. A avaliação formativa é de suma importância para o professor em sala de aula. Trabalharei com mais confiança depois de tantos conhecimentos que tive nesse curso.
24/08/23 11:15
O curso foi muito bom, trazendo muito aprendizado. Nós enquanto educadores devemos estar atentos as avaliações diagnósticas e a partir dos resultados, analisarmos as habilidades em defasagem para que possamos realizar as intervenções necessárias .
24/08/23 11:16
24/08/23 11:25
24/08/23 11:25
24/08/23 11:28
Realmente um curso inovador e ao mesmo tempo real,pois no momento em que vivemos a falta de diálogo, compreensão,amadurecimento de ideias de ambas partes ou seja discente ou doscente .Precisamos enfatizar o respeito , o interesse em apreender novos conhecimentos de ambas partes pois a prática é tudo na vida.E a partir do momento em que o aluno ou aluna chega na escola já tem que ser avaliado no seu comportamento atitudinal e processual lógico sem falar da práticas pedagógica que é de muita importância tanto para o educador como o educando
24/08/23 12:09
24/08/23 12:45
Sou de Lucas do Rio Verde/MT
As estratégias metodológicas de autoavaliação e rubrica possuem um grande potencial na recomposição de aprendizagens.
24/08/23 12:45
24/08/23 12:56
24/08/23 13:02
Tema: Fracionando Sabores e saberes
Objetivo: desmistificar o uso das frações no nosso dia a dia, utilizando nossos sabores e saberes familiares.
Metodologia: o aluno foi desafiado com sua família a realizar uma receita da família e explicar como este sabor faz parte do cotidiano familiar.
Escreveram a receita, prepararam e gravaram cada etapa, trouxeram para a sala de aula e poderam compartilhar e degustar os sabores entre eles.
Em seguida solicitei um feedback e preencher uma rubrica para eles entenderem o processo avaliativo de cada etapa, fiquei muito feliz com a autoavaliação.
24/08/23 13:31
Araguapaz-GO
Atividades
Compartilhar com os estudantes que nesta aula vocês trabalharão com os ruídos de comunicação e com as conversas que são desafiadoras e difíceis. Para tanto, vão estudar maneiras de se colocar assertivamente, escutar de forma aberta e sem fazer juízos, bem como discordar cordialmente. Como forma de avaliação criarão uma lista de possíveis feedbacks para
autoavaliação e encaminhamentos de diálogos difíceis, mas construtivos que realizarão individualmente, em casa.
Levantamento de ideias: como realizar conversas difíceis?
Para iniciar, solicite que os estudantes relembrem de algumas
conversas difíceis que tiveram, elejam uma delas e registrem
algumas ações de ambos os interlocutores que deixaram a
1. Análise uma conversa difícil e produção escrita de feedbacks para si mesmo e para o interlocutor como ferramenta para a continuidade de um diálogo construtivo (como lição de casa)
O que será observado:
- O estudante identifica os principais pontos sensíveis da conversa difícil e as posturas que a levaram para um caminho não construtivo?
- Ele escreve feedbacks para si mesmo que endereçam esses problemas?
- Ele escreve feedbacks para o outro que endereçam essas questões de maneira clara e construtiva?
Outras evidências de aprendizagem
2. Identificação e reflexão sobre conversas difíceis.
O que será observado:
- O estudante consegue identificar e descrever conversas difíceis que tenha vivenciado?
- Levanta hipóteses sobre possíveis causas para o desentendimento e a intolerância?
- Levanta hipóteses de como podemos promover um diálogo empático?
24/08/23 15:18
TURVO SC
UM CURSO ÓTIMO, POIS NO COMEÇO SÓ VIA OS VÍDEOS MAIS NÃO IMAGINAVA QUE TERIA ATIVIDADES PARA FAZER. GOSTARIA MUITO EM FAZER ESSE CURSO COM MAIS TEMPO. COMO PROFESSORA O TEMPO É CURTO MAIS GRATIFICANTE. GOSTEI MUITO EM APRENDER SOBRE COMO PLANEJAR E AVALIAR UM NOVO OLHAR.
24/08/23 15:28
24/08/23 15:55
O curso foi muito valioso para melhorar minhas praticas pedagógicas, vou baixar os arquivos e recorrer a eles sempre que eu tiver alguma duvida ou estiver buscando um incremento melhor ao meu planejamento.
24/08/23 16:09
24/08/23 17:04
Compartilhar com os estudantes que nesta aula vocês trabalharão com os ruídos de comunicação e com as conversas que são desafiadoras e difíceis. Para tanto, vão estudar maneiras de se colocar assertivamente, escutar de forma aberta e sem fazer juízos, bem como discordar cordialmente. Como forma de avaliação criarão uma lista de possíveis feedbacks para
autoavaliação e encaminhamentos de diálogos difíceis, mas construtivos que realizarão individualmente, em casa.
Levantamento de ideias: como realizar conversas difíceis?
Para iniciar, solicite que os estudantes relembrem de algumas
conversas difíceis que tiveram, elejam uma delas e registrem
algumas ações de ambos os interlocutores que deixaram a
1. Análise uma conversa difícil e produção escrita de feedbacks para si mesmo e para o interlocutor como ferramenta para a continuidade de um diálogo construtivo (como lição de casa)
O que será observado:
- O estudante identifica os principais pontos sensíveis da conversa difícil e as posturas que a levaram para um caminho não construtivo?
- Ele escreve feedbacks para si mesmo que endereçam esses problemas?
- Ele escreve feedbacks para o outro que endereçam essas questões de maneira clara e construtiva?
Outras evidências de aprendizagem
2. Identificação e reflexão sobre conversas difíceis.
O que será observado:
- O estudante consegue identificar e descrever conversas difíceis que tenha vivenciado?
- Levanta hipóteses sobre possíveis causas para o desentendimento e a intolerância?
- Levanta hipóteses de como podemos promover um diálogo empático?
curso maravilhoso pode me ajudar em minhas atividades em sala
24/08/23 17:28
24/08/23 17:40
24/08/23 17:57
24/08/23 18:01
24/08/23 18:26
24/08/23 18:26
24/08/23 18:30
24/08/23 18:58
24/08/23 19:28
24/08/23 19:44
24/08/23 19:59
24/08/23 20:08
24/08/23 20:18
24/08/23 20:18
24/08/23 20:35
24/08/23 20:46
24/08/23 21:11
O curso veio clarear ainda mais meu conhecimento sobre o planejamento reverso, e as diversas maneiras de avaliação, que muito nos auxilia para verificar o rendimento do nosso estudante e a nossa prática . Gosto muito de usar a avaliação diagnóstica no início do ano, mais faço uso desta avaliação no início de um conteúdo para verificar seus conhecimentos. Mais um curso que está me ajudando a melhorar as minhas práticas pegagógicas. Quero usar ainda mais as rubricas em minhas avaliações, quero aprofundar este assunto das rubricas.
24/08/23 21:19
24/08/23 21:56
Passo 1: Definir Objetivos de Aprendizado
Várzea Grande/MT
24/08/23 22:18
A Formação foi muito significativa para mim, pois acredito que os conteúdos apresentados serviram de base teórica e prática para alicerçar a minha prática docente, tornando-a mais significativa para meus estudantes.
24/08/23 23:08
Rosário Oeste MT
Esse curso teve grande relevância para a construção dos meus conhecimentos.
24/08/23 23:20
24/08/23 23:48
União do Sul - MT
Este curso foi bastante enriquecedor, mostrou de forma clara e dinâmica os conteúdos, diga de passagem muito agradável e de fácil compreensão.
até o momento ainda não trabalhei em sala com os alunos, mas na primeira oportunidade quero por em pratica. aumentou muito mina expectativas. Valeu
25/08/23 03:58
25/08/23 06:45
25/08/23 08:17
25/08/23 08:23
25/08/23 08:37
Cidade: Juara MT
O curso foi de suma importância para a minha aprendizagem, os conteúdos propostos foi muito importante diante disso obtive vários conhecimentos. Amei esse curso.
25/08/23 08:44
25/08/23 09:26
25/08/23 10:01
25/08/23 10:52
25/08/23 10:53
25/08/23 10:55
25/08/23 10:58
25/08/23 11:05
25/08/23 11:21
25/08/23 11:28
Juara,MT.
Esse curso este curso foi maravilhoso, parabéns!
25/08/23 11:32
25/08/23 11:36
Jéssica leite Ortega
Bonito MS
25/08/23 11:40
25/08/23 11:56
25/08/23 11:59
Objetivo: Avaliar o desempenho dos alunos na realização de um projeto de pesquisa sobre a história local.
Critérios de Avaliação:
Pesquisa (0-4 pontos):
(0 pontos) Nenhuma pesquisa realizada.
(1 ponto) Pouca pesquisa e informações insuficientes.
(2 pontos) Pesquisa básica com informações limitadas.
(3 pontos) Pesquisa adequada com informações relevantes.
(4 pontos) Pesquisa extensiva e informações detalhadas.
Organização (0-4 pontos):
(0 pontos) Sem organização; informações desconexas.
(1 ponto) Pouca organização; falta de estrutura clara.
(2 pontos) Alguma organização, mas falta clareza.
(3 pontos) Organização geral com sequência lógica.
(4 pontos) Organização excelente; sequência lógica e clara.
Apresentação (0-4 pontos):
(0 pontos) Nenhuma apresentação.
(1 ponto) Apresentação confusa e pouco clara.
(2 pontos) Apresentação básica e com pouca expressão.
(3 pontos) Apresentação adequada com boa expressão.
(4 pontos) Apresentação excepcional e cativante.
Referências (0-4 pontos):
(0 pontos) Nenhuma fonte citada.
(1 ponto) Poucas fontes citadas, sem formatação adequada.
(2 pontos) Algumas fontes citadas, com formatação básica.
(3 pontos) Múltiplas fontes citadas, com formatação correta.
(4 pontos) Múltiplas fontes citadas com formatação precisa.
Instruções de Uso:
Ao iniciar o projeto de pesquisa, compartilhe a rubrica com os alunos para que eles conheçam os critérios pelos quais serão avaliados.
Durante o processo, forneça feedback contínuo com base nos critérios da rubrica. Isso pode incluir revisões de rascunhos, discussões individuais ou em grupo e orientação adicional conforme necessário.
Ao final do projeto, peça aos alunos que avaliem a si mesmos usando a rubrica. Isso pode promover a autorreflexão e o autoaprendizado.
Use a rubrica para avaliar as apresentações finais dos alunos e atribuir pontuações com base no desempenho em cada critério.
Discuta os resultados com os alunos, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria. Isso pode ajudar a direcionar o aprendizado futuro.
Esta prática de avaliação formativa é eficaz porque fornece critérios claros para os alunos e os ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa, organização e apresentação. Além disso, permite que os professores ofereçam feedback específico para apoiar o crescimento contínuo dos alunos ao longo do processo de aprendizagem.
25/08/23 12:10
O curso foi relevante e trouxe práticas reflexivas que nos auxiliarão na nelhoria contínua das práticas docente.
25/08/23 12:11
25/08/23 12:13
25/08/23 12:29
ESTOU MUITO FELIZ COM O CONHECIMENTO ADQUIRIDO.
25/08/23 12:56
25/08/23 12:56
25/08/23 12:59
25/08/23 13:09
25/08/23 13:36
25/08/23 14:05
Ribeirão Cascalheira - MT
Foi muito bom participar desse curso, pois trabalho com recomposição de aprendizagem com alunos do Fundamental II com dificuldades de aprendizagem, não alfabetizados. O curso está me ajudando muito. Foi ótimo!
25/08/23 14:12
Penedo - AL
A autoavaliação é uma ferramenta muito produtiva e que, sempre que inserida no processo de ensino aprendizagem, contribui para a evolução do aprendizado. Costumo aplicar em todas as minhas turmas e tenho obtido resultados positivos.
25/08/23 14:14
Ribeirão Cascalheira - MT
Habilidade EF01LP02
Objeto de conhecimento
Construção do sistema alfabético/convenções da escrita/fonema-grafema.
Objetivo de aprendizagem
Escrever palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema.
Evidências de aprendizagem
- Produzir palavras de uso frequente ou não;
- Corrigir e reescrever palavras com desvios ortográficos;
- Interagir e participar das atividades propostas.
Experiências de aprendizagem
Os alunos foram convidados a participar da Corrida das sílabas, formando grupos de três pessoas. Cada grupo recebe uma pista, um dado, três marcadores e as cartas do jogo. Cada componente do grupo na sua jogada pega a carta com a palavra ou sílaba destacada e produz oralmente e por escrito palavras de uso frequente ou não. Com direito a repescagem, correção da escrita e premiação.
Avaliação
25/08/23 14:34
25/08/23 14:39
25/08/23 14:50
25/08/23 14:53
25/08/23 15:36
25/08/23 15:54
25/08/23 17:00
25/08/23 17:29
25/08/23 17:40
25/08/23 18:11
Irati, Paraná
Curso excelente com conteúdos estimuladores dando - nos uma visão de novas práticas ou remodelar as nossas atuais práticas .Talvez a solução para aquilo que chamamos "problemas".
25/08/23 18:32
Local: Rondonópolis-MT
Atividade: Um passeio que ficou na memória - Produção de Relato de Viagem
Objetivo:
* Praticar a escrita com base em evento de história pessoal;
* Organizar a narrativa de modo que o leitor entenda o relato;
* Compreender as características do gênero relato de viagem.
Descrição:
Após ler e interpretar alguns relatos de viagem, os estudantes foram convidados a escrever o próprio relato, descrevendo a viagem que mais tenha marcado sua vida. Na sequência, houve uma Roda de Leitura para partilhar esses textos. A cada leitura, conversamos sobre os pontos que ficaram vagos, que faltaram para atender a estrutura do gênero. Foi solicitada a reescrita desse relato, constando (o quê será contado), sobre quem, quando, onde, de que modo e por qual razão, além de citar nomes dos lugares, dando referência de algum tipo de serviço utilizado na viagem, como espécie de dica cultural. Na entrega, eles fizeram a autoavaliação com a seguinte rubrica:
O texto foi escrito em 1° pessoa?
Fica claro para o leitor qual é o acontecimento relatado e quando ocorreu?
Ha informações quanto ao local?
Os acontecimentos seguem uma ordem logica e são devidamentes explicados, de modo que o leitor compreenda?
O texto é envolvente, isto é, desperta a curiosidade no leitor?
A conclusão do texto está clara?
As ideias são conectadas e entre elas se estabelecem relações de sentido?
Os estudantes gostaram muito de compartilharem os relatos, interagiram com perguntas sobre as viagens e sobre a estrutura do gênero, fazendo sugestões entre si. Também apreciaram a autoavaliação, reconhecendo que tiveram a ideia de apresentar tal ponto, porém, faltou palavra/elementos de coesão para expressar.
Quanto à imersão, gostei demais dessa proposta. Ainda que "apertada no tempo", mas foi melhor para me policiar/organizar o tempo. Sobretudo, considero de maior relevância a praticidade dos conteúdos e compartilhamento de documentos úteis ao nosso dia a dia para elaboração de planos. Gratidão!
25/08/23 18:36
25/08/23 18:40
25/08/23 19:05
25/08/23 19:11
Rubricas a partir da habilidade EF69LP27
NÍVEIS x CRITÉRIOS (CONCEITO A / CONCEITO B / CONCEITO C)
Identificação de partes de um texto de lei (Estatuto, por exemplo) x Identifica todas as partes./ Identifica a maioria das partes./ Identifica a minoria das partes.
Compreensão de determinado trecho de texto de lei (Estatuto, por exemplo) x Compreende totalmente o conteúdo./ Compreende parcialmente o conteúdo. / Não compreende o conteúdo.
Identificação de elementos coesivos em texto de lei (Estatuto, por exemplo) x Identifica totalmente os elementos coesivos em texto de lei./ Identifica parcialmente os elementos coesivos em texto de lei./ Não identifica os elementos coesivos em texto de lei.
_________________________________________________________________________________________________
Gratidão pelos conhecimentos adquiridos no curso.
25/08/23 19:11
25/08/23 19:26
25/08/23 19:26
25/08/23 19:26
25/08/23 19:59
25/08/23 21:49
Campo Grande/MS
O curso foi ótimo equipe esta de parabéns.
Eu utilizei no Ensino Médio, quando ensinei volume, levei para sala objetos do dia a dia em forma de prisma, pirâmide, cilindro, cubo etc, para que eles pudessem entender melhor através da prática.
25/08/23 21:50
25/08/23 21:51
25/08/23 22:17
25/08/23 22:34
25/08/23 23:01
25/08/23 23:06
25/08/23 23:06
25/08/23 23:26
26/08/23 01:27
26/08/23 15:19
26/08/23 20:32
26/08/23 22:54
26/08/23 22:55
28/08/23 05:58
São Paulo-SP
Após o curso pode analisar que a formativa podemos ter a observação continua onde percebemos em todo o processo de estrutura do conhecimento precisamos dele para o crescimento dos alunos, já a somativa não é muito legal abordar com os alunos sendo que é uma avaliação que é tradicional, podemos avaliar de outra maneira sem ser aspecto de prova com o intuito de demonstrar interesse pelo crescer do aluno e ver ele de fato evoluindo com o que aprendeu durante as aulas, já na avaliação rúbrica podemos adotar como uma avaliação durante todo o semestre onde não havendo notas podemos avaliar o aluno de outras formas mais criativas e elaboradas.
28/08/23 09:48
28/08/23 09:48
Paranaíta - MT
Este curso nos proporcionou conhecimento, levando-nos a refletir sobre nossas ações ao avaliarmos nossos alunos. Hoje, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos estão sendo atingidos; logo, a avaliação assume uma dimensão orientadora.
28/08/23 10:49
28/08/23 14:18
29/08/23 11:30
29/08/23 11:30
29/08/23 11:30
29/08/23 11:30
01/09/23 10:23
01/09/23 10:24
01/09/23 10:24
01/09/23 10:24
01/09/23 10:38
Abaetetuba,Pará
Esse curso foi excepcional para minha carreira educacional, o que de fato contribui para minha formação como pessoa e profissional . Utilizar as metodologias na prática fará uma grande diferença na sala de aula .
01/09/23 13:22
01/09/23 14:11
Material excelente e as orientações são de qualidade. Contribuiu e muita para minhas ações.
01/09/23 14:25
01/09/23 16:55
01/09/23 18:01
01/09/23 18:05
Muita reflexão, muito aprendizado e muitas maneiras de enriquecer a minha prática em sala de aula.
Obrigada!
01/09/23 23:05
02/09/23 08:31
Patos - PB
HABILIDADE- (EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.
OBJETIVOS:
1- Identificar e manusear dispositivos que compõem um circuito elétrico;
2- Construir circuitos simples;
3- identificar possíveis problemas em circuitos e ter condições de concertá-los
Atividade: os alunos receberão um circuito com defeito, e eles terão que identificar onde se encontram os problemas, concertá-los para que uma lâmpada acenda.
02/09/23 09:51
Salinas/MG
Sala de aula invertida: estimulando o protagonismo dos alunos
02/09/23 11:44
Pesquisa sobre os distúrbios alimentares:
HABILIDADE (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
OBJETIVO: Compreender a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde do organismo humano.
Os alunos pesquisaram sobre os distúrbios alimentares e na data estipulada apresentaram para a turma de forma oral e com a construção de cartazes. A avalição se deu na perspectiva grupal e também individual.
02/09/23 12:37
03/09/23 08:22
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 13:11
03/09/23 18:10
CONTEÚDOS DE EXCELENTE QUALIDADE PARA APRENDIZADO E APERFEIÇOAMENTO, ALEM DE SER MUITO ATUALIZADO, POIS ESTAMOS NO MOMENTO DE REPLANEJAMENTO FAZENDO AS RETOMADAS DOS CONTEÚDOS QUE DE ALGUMA FORMA NAO ALCANÇOU O OBJETIVO DESEJADO. O CURSO VEIO CLAREAR AINDA MAIS MEUS CONHECIMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO REVERSO, E AS DIVERSAS MANEIRAS DE AVALIAÇÃO, QUE MUITO NOS AUXILIA PARA VERIFICAR O RENDIMENTO DOS NOSSOS ESTUDANTES.
03/09/23 21:05
04/09/23 09:00
04/09/23 09:06
04/09/23 13:23
Amalia Sarate.
Araputanga MT.
04/09/23 13:43
04/09/23 13:52
04/09/23 17:18
As estratégias metodológicas de autoavaliação e rubrica possuem um grande potencial na recomposição de aprendizagens.
04/09/23 22:19
05/09/23 11:34
05/09/23 19:03
05/09/23 19:57
05/09/23 20:32
05/09/23 22:38
06/09/23 09:29
06/09/23 10:31
06/09/23 10:55
06/09/23 10:58
06/09/23 10:59
06/09/23 12:40
06/09/23 12:41
06/09/23 14:05
06/09/23 15:36
06/09/23 16:29
A avaliação por rubrica é muito relevante no reconhecimento do aprendizado e na percepção das dificuldades expostas durante o processo de ensino aprendizagem.
06/09/23 17:08
O curso está sendo uma ferramenta de grande valia para o aprimoramento do professor em sala.
06/09/23 17:54
A avaliação por rubrica me chama atenção, que algumas das rubricas já utilizo, porem me falta a sistematização mais precisa, por tanto, me parece ser relevante no reconhecimento do aprendizado e na percepção das dificuldades expostas durante o processo de ensino aprendizagem.
06/09/23 19:20
06/09/23 19:20
07/09/23 08:56
07/09/23 10:28
O curso foi ótimo, esclareceu bem as dúvidas que de alguma surgem no decorrer de nossa trajetória, ampliou meu conhecimento e me motivou a continuar usando as estratégias de ensino e aprendizagem que estão se tornando eficazes e necessárias na educação atualmente.
08/09/23 09:48
08/09/23 09:48
08/09/23 10:04
08/09/23 10:04
08/09/23 10:18
08/09/23 17:07
08/09/23 18:51
09/09/23 08:26
Parabéns a todos.
09/09/23 13:06
O curso de grande aprendizado, adquirir novos conhecimentos para trabalhar com os alunos ..tenho certeza que os alunos grande defasagem no aprendizado...iram desenvolver melhor...
09/09/23 13:09
09/09/23 13:25
09/09/23 13:33
09/09/23 13:45
09/09/23 14:59
09/09/23 20:10
09/09/23 22:48
Eu amo o ter mais conhecimentos, compartilhar as práticas exercidas, assim somos empoderados para realizar metodologias existentes com maior segurança e de forma mais acertiva.
10/09/23 20:03
11/09/23 13:47
11/09/23 13:47
11/09/23 14:45
11/09/23 14:45
11/09/23 14:57
11/09/23 14:57
11/09/23 14:57
11/09/23 15:14
11/09/23 16:38
11/09/23 17:02
11/09/23 17:02
11/09/23 20:06
11/09/23 23:50
O Curso contribuiu muito para o desenvolvimento da prática pedagógica. Ótimo material.
12/09/23 13:08
Alta Floresta, MT
Intervenção pedagógica: sinais de pontuação.
Revisão dos sinais de pontuação;
Escrita de textos, pontuando-os corretamente.
12/09/23 14:23
12/09/23 15:24
12/09/23 21:36
12/09/23 21:36
12/09/23 21:56
Campos Verdes - Goiás
Gostei muito do tópico de plano de ação.
Na escola que trabalho, prioriza o plano de ação, e esse curso, me ajudou ainda mais nesse trabalho. Obrigada!
12/09/23 23:45
13/09/23 08:27
13/09/23 15:31
13/09/23 15:35
13/09/23 17:40
13/09/23 17:40
13/09/23 17:40
13/09/23 17:40
13/09/23 22:05
14/09/23 16:23
14/09/23 17:00
De Mirassol D Oeste MT
Este curso é ótimo vale apena fazer
14/09/23 17:31
15/09/23 10:31
15/09/23 11:17
O curso foi muito bom, trazendo muito aprendizado. Nós enquanto educadores devemos estar atentos as avaliações diagnósticas e a partir dos resultados, analisarmos as habilidades em defasagem para que possamos realizar as intervenções necessárias .
15/09/23 11:28
15/09/23 11:56
15/09/23 12:52
15/09/23 14:34
15/09/23 16:25
15/09/23 17:39
15/09/23 18:39
15/09/23 18:39
15/09/23 18:40
15/09/23 22:04
16/09/23 11:58
16/09/23 21:24
A Rubrica é excelente na sala de aula porque há interação entre os pares e incentiva o aluno a pesquisas e abordagens significativas.
Parabéns a todos!
16/09/23 21:35
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 09:20
17/09/23 15:31
17/09/23 16:44
17/09/23 18:48
17/09/23 18:48
17/09/23 19:16
Gostei do curso, achei excelente e muito inovador. Obrigada!
17/09/23 23:16
Brasnorte MT
Técnico de Desenvolvimento Infantil
Curso muito proveitoso principalmente para profissionais da Educação infantil onde exige muitas prática e estratégias para o
diagnóstico de aprendizagem avaliações e desenvolvimento do aluno de forma objetiva.
18/09/23 09:47
18/09/23 11:23
O curso foi muito bom e muito proveitoso.
18/09/23 15:10
Ótimo curso
18/09/23 15:31
18/09/23 16:20
Para utilizar os conhecimentos do curso, sugiro um trabalho em conjunto, entre os professores de Ciências, Geografia, língua portuguesa e Arte. Será escolhido uma sala de 7ºano, e essa será o foco para o desenvolvimento do projeto : Meu Jardim escolar. Serão trabalhados em conjuntos com os professores e seus respectivos componentes o plano de ação. Será primeiramente escolhido a área da escola, após será realizado o planejamento do que cada professor vai desenvolver com a turma, sendo dividido em : Preparo da terra, do espaço a ser utilizado para o jardim; preparo das plantas, selecionar após estudo as plantas escolhidas para plantarem no espaço, como conseguirem essas plantas, por doações ou contribuições para comprarem algumas mudas; preparo dos recipientes que serão utilizados para a ornamentação do jardim, 4º e último passo manutenção e reparo. Será realizado em comum acordo uma avaliação através de rubrica para acompanhar o desenvolvimento da produção do Jardim.
18/09/23 16:40
18/09/23 16:40
18/09/23 20:35
Ao iniciar as aulas é apresentada a ementa do que vai ser tratado; e seguindo estratégia do planejamento reverso, os objetivos do que se espera alcançar são expostos a todos. As avaliações somativas são reapresentadas a todos os estudantes e revisadas e corrigidas contando com a participação de todos. No fim de cada bimestre entre os critérios de formação de notas contamos com a autoavalição. Então o processo de avaliação é contínuo e permanente.
18/09/23 20:48
18/09/23 21:23
Serra Azul de Minas - MG
Tema: Propaganda
Objetivo: Reconhecer os elementos/recursos utilizados para chamar a atenção e convencer o leitor de que o produto é bom.
Conhecimento prévio: Figuras de linguagem, argumentação, linguagem verbal, não verbal e mista e classes gramaticais.
Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos e distribuir diferentes propagandas para cada grupo, gerando discussão entre as partes e apresentação do que reconheceram - elementos/recursos/críticas.
Avaliação: Discussão e exploração da publicidade
18/09/23 21:30
18/09/23 23:18
19/09/23 00:10
Mato Grosso. MT
Excelente Curso. Parabéns.
19/09/23 11:09
Munícipio: Juquitiba
Estado: São Paulo
No momento não estou lecionando. Mas adquirir conhecimento é essencial para todo profissional de educação, pois a aprendizagem é contínua, levando-se em conta o fato de sermos educadores. Nossa missão é além de preparar nossos alunos em pleno desenvolvimento, e nos desenvolver a cada estação para acompanhar todas as novidades e possibilidades que nos é oferecidas como essa oportunidade de estarmos aqui nessa imersão tão rica e edificante. O curso traz um leque de possibilidades para ser desenvolvida no ambiente escolar. Não vejo a hora de voltar para a sala de aula para colocar em prática tudo o que essa plataforma oferece.
Deus abençoe a todos!!!
19/09/23 21:11
19/09/23 23:53
19/09/23 23:56
Barra do Garças/MT
Parabéns! Amei o curso, muito reflexivo!
20/09/23 12:31
Eu me apaixonei por todo o material do curso. Bem objetivo e propositivo. Sabemos que a avaliação deve ser constante, qualitativa e sempre de forma continuada. O professor deve utilizar os instrumentos avaliativos para potencializar a sua pratica e oportunizar aos alunos novas estratégias para efetivar a aprendizagem. Curso muito bom!
20/09/23 13:21
23/09/23 21:52
24/09/23 14:59
24/09/23 14:59
25/09/23 09:34
25/09/23 17:02
26/09/23 21:38
O curso foi muito bom fácil pra compreensão, grande relevância para o meu apendizado e tbm no processo de ensino e aprendizagem dos meus estudantes. Simplesmente amei!
26/09/23 21:38
O curso foi muito bom fácil pra compreensão, grande relevância para o meu apendizado e tbm no processo de ensino e aprendizagem dos meus estudantes. Simplesmente amei!
26/09/23 22:15
29/09/23 17:00
29/09/23 17:52
01/10/23 15:11
Todo o conteúdo apresentado é de suma importância para mim que trabalho com Projeto de Vida, em especial a parte das avaliações que da uma segurança no processo tanto para o professor como para os alunos. Obrigada pela oportunidade de participar!
03/10/23 05:35
03/10/23 18:41
03/10/23 18:43
03/10/23 18:48
- Introduzir o conceito de narrativa e contos de fadas.
- Desenvolver habilidades de compreensão de leitura.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Melhorar a capacidade de contar histórias oralmente.
- Livro de contos de fadas.
- Quadro-negro ou quadro branco.
- Giz ou marcadores coloridos.
- Papel e lápis para os alunos.
- Cumprimente os alunos e faça uma breve conversa para introduzir o tema da aula: contos de fadas.
- Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de contos de fadas e se têm algum conto favorito.
- Explique que hoje eles vão aprender mais sobre o que são contos de fadas e como eles funcionam.
- No quadro-negro ou branco, escreva a definição de contos de fadas: "Os contos de fadas são histórias mágicas que geralmente apresentam personagens como princesas, príncipes, fadas, bruxas e animais falantes. Eles costumam começar com 'Era uma vez...' e terminar com 'E viveram felizes para sempre.'"
- Leia em voz alta um trecho de um conto de fadas clássico para os alunos (por exemplo, parte de "Cinderela" ou "Branca de Neve").
- Distribua cópias de um conto de fadas curto para cada aluno (ou projete-o no quadro, se disponível).
- Peça aos alunos para lerem o conto em silêncio por alguns minutos.
- Em seguida, faça perguntas de compreensão, como "Quem são os personagens principais?", "Qual é o problema ou desafio na história?", "Como a história termina?"
- Discuta as respostas em grupo.
- Peça aos alunos para escolherem um personagem do conto de fadas que acabaram de ler.
- Em seguida, peça que escrevam uma pequena redação imaginando o que aconteceria se o personagem viesse para o mundo moderno. Eles podem descrever como o personagem se sentiria e o que faria.
- Convide alguns alunos a compartilhar suas redações com a classe.
- Incentive a discussão sobre como os personagens dos contos de fadas se adaptariam ao mundo atual.
- Recapitule os principais pontos da aula, enfatizando a definição de contos de fadas e a importância da compreensão de leitura.
- Deixe os alunos com uma pergunta para reflexão, como "O que vocês acham que torna os contos de fadas tão especiais?"
- Peça aos alunos que escolham um conto de fadas de sua preferência e o leiam em casa. Eles podem compartilhar uma breve resenha do conto na próxima aula.
04/10/23 17:57
04/10/23 18:01
09/10/23 16:24
10/10/23 15:26
13/10/23 13:07
Os cursos disponíveis na plataforma facilitam no nosso processo de ensino aprendizagem.
Itiquira, MT.
15/10/23 09:26
15/10/23 09:26
15/10/23 11:47
16/10/23 15:31
18/10/23 22:11
19/10/23 14:25
20/10/23 18:26
Maravilhosos esse curso.
me sinto preparada para lidar com os conflitos que ocorrem no nosso cotidiano no trabalho.
20/10/23 23:07
O curso foi bom.
21/10/23 01:36
22/10/23 12:20
23/10/23 18:49
RONDONOPOLIS-MT
24/10/23 21:08
24/10/23 21:50
25/10/23 12:19
25/10/23 15:29
Gostei muito do curso, pois trás de forma clara e objetiva tudo o que precisamos saber para o nosso cotidiano no ambiente de trabalho. O curso em si é muito enriquecedor e muito importante para nós educadores.
26/10/23 11:48
26/10/23 11:48
26/10/23 12:40
Curso excelente, indicou os caminhos para recomposição com vários instrumentos de avaliação da aprendizagem, para recompor deve- se fazer um planejamento bem específico, pois será realizada, e também será dado o conteúdo da série , é um trabalho bem esquematizado para diminuir os prejuízos causados pela pandemia
26/10/23 14:08
27/10/23 09:05
27/10/23 13:34
27/10/23 16:13
30/10/23 10:09
A avaliação por rubrica é uma ferramenta utilizada por educadores para monitorar o progresso dos estudantes durante o processo de aprendizagem, com o objetivo de fornecer feedback contínuo e orientação para melhorar o desempenho.
30/10/23 14:10
30/10/23 14:12
RONDONOPOLIS-MT
CURSO MUITO APROVEITOSO.
30/10/23 21:06
31/10/23 12:11
31/10/23 15:01
01/11/23 00:18
01/11/23 21:45
05/11/23 09:09
05/11/23 18:29
06/11/23 15:08
07/11/23 11:45
09/11/23 20:13
14/11/23 20:20
15/11/23 16:12
16/11/23 20:12
16/11/23 20:12
17/11/23 18:53
18/11/23 20:49
19/11/23 16:59
19/11/23 17:32
24/11/23 23:40
25/11/23 13:13
27/11/23 14:54
Esse curso foi maravilhoso, pois serviu para ampliar o meu conhecimento, e isso faz com que eu possa levar para a sala de aula ampliando o conhecimento dos meus alunos também. Tanto os alunos, quantos nós profissionais da educação, somos eternos aprendizes.
13/12/23 14:14
19/12/23 11:29
22/12/23 14:10
27/12/23 14:48
29/12/23 19:35
24/01/24 09:57
Título: Avaliação Diagnóstica, conteúdos da educação física. A transformação dos jogos eletrônicos ao longo do tempo
Ativação Inicial (Levantamento de conhecimentos prévios) / Contextualização: Acolhimento: Apresentações e contrato de convivência.
Avaliação Diagnóstica: Levantamento das características do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, em seguida o realizar a contextualização de como se dará todo o processo do desenvolvimento sobre os do desenvolvimento da evolução dos jogos partindo dos conhecimentos que os estudantes já possuem, proporcionando momentos de exploração e de valorização de suas contribuições. (Material de apoio pag.167 a 170 caderno do aluno).
Metodologia/Desenvolvimento: Após acolhimento e a realização da avaliação diagnóstica, solicitar que os alunos façam anotações a respeito dos conteúdos da educação física, iremos conceituar as características encontradas em diferentes tipos de jogos, posteriormente serão apresentadas algumas imagens para que os alunos identifiquem os objetivos, finalizaremos a aula com uma parte prática na quadra externa trabalhando jogos eletrônicos, jogos de tabuleiros e jogos motores
Recurso Didáticos: Projetor, caderno do aluno, Jogos de tabuleiro, bolas e materiais esportivos diversos, celular e notebooks
Mão na massa 1: Avaliação Diagnóstica Analise a imagem e responda as questões abaixo:
1) Quais os conteúdos da educação física escolar?
2) De um exemplo de esportes de invasão
3) Escreva o nome de uma luta de matriz africana
4) Comente sobre grandes nomes dos esportes mundiais
5) Qual a principal diferença entre jogo e esporte?
Avaliação (verificação da aprendizagem): Espera-se que estas atividades proporcionem momentos de motivação, reflexão e estímulos aos alunos, para que todos, respeitando as particularidades, participem e realizem as ações de acordo com o esperado, melhorando assim o seu desempenho enquanto leitores, escritores, ouvintes e apreciadores dos conteúdos. O critério de avaliação utilizado se dará por meio do envio e participação efetiva nas aulas, tendo como foco as habilidades a serem impactadas, a análise da superação das dificuldades encontradas pelos alunos (os meios que eles utilizaram para chegar ao objetivo) e da progressão diária nas suas formas de se expressar e de demonstrar suas ideias mesmo que em alguns momentos sejam necessárias algumas adaptações.
Recuperação: A recuperação ocorrerá de forma contínua nos momentos oportunos de acordo com agenda semanal (individualmente ou em grupo atendendo protocolos sanitários de segurança conforme entrega das atividades). Será ofertada ao mesmo uma nova oportunidade para realizar suas atividades, considerando suas necessidades por meio de uma reflexão e análise de todo o percurso das ações, visualizando os pontos de atenção, objetivando verificar o que ainda não foi contemplado através de um novo olhar, para que em um segundo momento o (s) aluno (s) em evidência (as) possa(m) ter adquirido estas habilidades através de uma aprendizagem significativa.
Referência: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio-2/
24/01/24 14:10
24/01/24 16:18
24/01/24 23:13
Curso de excelência, onde obtive um ótimo aproveitamento, conhecimento e aprendizagem. Somos constantes aprendizes, devemos estar sempre nos aprimorando no ensino e aprendizagem, tudo vem para somar nossos conhecimentos. Foi gratificante e de suma importância para aumentar nosso entendimento sobre avaliação, aprendizagens e habilidades em nossa prática pedagógica.
25/01/24 10:51
25/01/24 10:52
25/01/24 10:52
25/01/24 11:17
25/01/24 21:38
25/01/24 21:38
26/01/24 16:16
Eu acredito que a avaliação contínua e diária é fundamental para fornecer feedback constante aos alunos e para guiar o processo de ensino-aprendizagem de forma mais eficaz. Aqui estão algumas razões pelas quais a avaliação contínua e diária é importante:
Feedback: A avaliação diária permite que os educadores forneçam feedback imediato aos alunos, ajudando-os a corrigir erros e melhorar continuamente seu desempenho.
Acompanhamento do progresso: Ao avaliar regularmente, os educadores podem monitorar o progresso individual de cada aluno ao longo do tempo, identificando áreas de melhoria e sucesso.
Adaptação do ensino: Com avaliações frequentes, os professores podem ajustar suas práticas de ensino de acordo com as necessidades específicas dos alunos, fornecendo suporte adicional onde necessário e desafiando os alunos mais avançados.
Engajamento dos alunos: A avaliação contínua pode ajudar a manter os alunos engajados e motivados, pois lhes dá uma compreensão clara de seu progresso e áreas para trabalhar.
Desenvolvimento de metas: Avaliações regulares permitem que os alunos estabeleçam metas realistas e mensuráveis para si mesmos, ajudando-os a se concentrar em seu crescimento acadêmico e pessoal.
Promoção da autoconsciência: Através da avaliação diária, os alunos desenvolvem uma maior autoconsciência de suas habilidades e áreas que precisam ser aprimoradas, incentivando a autorregulação e a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
27/01/24 13:34
27/01/24 16:28
27/01/24 19:55
Atividade: Autovaliação de atitudes para alunos do ensino fundamental.
Objetivo: Desenvolver o autoconhecimento, a autorregulação e a autonomia.
Critérios a serem avaliados:
-
Respeito pelos Colegas:
- Sempre trato meus colegas com gentileza e respeito.
- Escuto atentamente as opiniões dos outros e evito interromper quando estão falando.
- Colaboro com meus colegas e os ajudo quando necessário.
-
Responsabilidade:
- Cumpro com as minhas responsabilidades escolares, como fazer a lição de casa e trazer os materiais necessários.
- Chego às aulas no horário e me organizo para não perder prazos de entregas.
- Cuido dos materiais da escola e respeito o ambiente escolar.
-
Atitude Positiva:
- Mantenho uma atitude positiva em relação ao aprendizado e aos desafios.
- Encaro os erros como oportunidades de aprendizado e não desisto diante das dificuldades.
- Demonstro entusiasmo e interesse durante as atividades escolares.
-
Colaboração e Trabalho em Equipe:
- Trabalho bem em grupo, ouvindo as ideias dos outros e contribuindo com as minhas próprias.
- Divido as tarefas de forma justa e ajudo meus colegas quando precisam.
- Resolvo os conflitos de forma pacífica e busco soluções que beneficiem a todos.
-
Autodisciplina:
- Consigo me concentrar nas atividades escolares e evito distrações durante as aulas.
- Planejo meu tempo de estudo e estabeleço metas realistas para alcançar meus objetivos.
- Aceito feedbacks construtivos e procuro melhorar constantemente.
-
Empatia:
- Demonstro empatia ao compreender e respeitar os sentimentos dos outros.
- Tento me colocar no lugar dos meus colegas e procuro ajudar quando percebo que estão passando por dificuldades.
- Trato a diversidade com respeito e valorizo as diferenças entre os meus colegas.
-
Participação e Envolvimento:
- Participo ativamente das atividades escolares, levantando a mão para contribuir e compartilhar ideias.
- Contribuo para a construção de um ambiente escolar positivo, incentivando a participação de todos.
- Demonstro interesse nas aulas e faço perguntas quando tenho dúvidas.
27/01/24 21:45
Nova Xavantina
O curso me trouxe novas visões referente a recomposição de aprendizagem, acredito que agora estou mais preparada e confiante no trabalho que iremos desenvolver na escoa com os alunos na recomposição de aprendizagem.
O curso é excelente, gostei muito.
28/01/24 11:13
Maria Estelina Alves do Sacramento
São Paulo
29/01/24 15:48
MACEIÓ/AL
Componente: Ciências
Objeto de conhecimento: classificação dos seres vivos
Atividade: preencher tabela dos reinos com imagens de seres vivos
Rubrica analítica:
CRITÉRIO 1: Exemplifica seres pertencentes aos reinos animal, vegetal, fungi, protista e monera |CONCEITO A: Exemplifica corretamente seres pertencentes a todos os reinos. | CONCEITO B: Exemplifica corretamente alguns reinos porém, apresenta erros na exemplificação de outros. | CONCEITO C:Não exemplifica corretamente seres pertencentes a maioria dos reinos.
CRITÉRIO 2: Cita as principais características de cada reino | CONCEITO A: Cita corretamente as características dos reinos | CONCEITO B: Cita corretamente mas, poucas características dos reinos | CONCEITO C: Apresenta erros nas característica citadas.
29/01/24 17:29
29/01/24 17:30
29/01/24 17:30
29/01/24 17:30
29/01/24 17:30
29/01/24 17:30
29/01/24 17:30
29/01/24 18:19
29/01/24 19:39
Realizar uma avaliação diagnóstica para compreender o nível de conhecimento e habilidades dos alunos no início do período letivo, visando adaptar o ensino de maneira mais eficaz.
Parte Teórica: Aplicação de um questionário abrangendo os principais conceitos do ano anterior ou pré-requisitos necessários para o novo conteúdo.
- Exemplo: Perguntas sobre matemática básica, conceitos científicos ou habilidades linguísticas.
Parte Prática: Atividade prática relacionada ao tema principal do novo período. Pode envolver resolução de problemas, experimentos, redação, etc.
- Exemplo: Resolver um problema matemático, realizar um experimento simples ou escrever sobre um tópico específico.
Habilidades Sociais e Colaborativas: Observação das interações dos alunos durante atividades em grupo para avaliar habilidades sociais, comunicação e trabalho em equipe.
Entrevista Individual: Conversa individual para compreender interesses, metas e desafios individuais dos alunos.
Avaliação das respostas teóricas, desempenho nas atividades práticas e observação das interações sociais.
- Identificação de lacunas de conhecimento e áreas que exigem maior atenção.
- Análise das entrevistas individuais para compreensão das necessidades específicas dos alunos.
Resultados e Ações:
- Feedback individualizado para os alunos.
- Desenvolvimento de estratégias de ensino personalizadas para abordar as lacunas identificadas.
- Planejamento de atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades necessárias.
Essa avaliação diagnóstica visa proporcionar uma compreensão abrangente das necessidades dos alunos.
29/01/24 20:16
Rubrica para a produção do gênero notícia – sextos e sétimos anos
EF67LP10 - Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
Critérios | Gradação
2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0
Adequação ao gênero
2,5: O texto não apresenta um título adequado, nem imagem do fato, nem informações básicas satisfatórias: Com quem? Onde? Também não apresenta informações secundárias: Como? Por quê?
5,0: O texto não apresenta informações básicas: Quando? Também não traz linha fina, nem imagem do fato e nem informações secundárias: Como? Por quê?
7,0: O texto está quase completo, pois faltou apresentar imagem do fato e/ou informações secundárias: Como? Por quê?
10: O texto apresenta os estágios composicionais fundamentais: título/manchete, linha fina, lead, corpo da notícia e imagem do fato, tendo respondido satisfatoriamente às questões: O quê? Com quem? Onde? Quando? Como? e Por quê?
Adequação linguística
2,5: O texto não é coeso. Os articuladores textuais não são totalmente apropriados aos que são usados adequadamente em textos formais. O discurso indireto foi usado corretamente.
5,0: Os articuladores textuais são apropriados aos que são usados adequadamente em textos formais. O discurso indireto foi usado corretamente, mas o texto não é totalmente coeso.
7,0: Os recursos linguísticos selecionados contribuem adequadamente para a construção da informatividade do texto, mas há articuladores textuais não apropriados no texto.
10: Os recursos linguísticos selecionados contribuem adequadamente para a construção da informatividade do texto. O texto é coeso. Os articuladores textuais são apropriados aos que são usados adequadamente em textos formais. O discurso indireto foi usado corretamente.
Marcas de autoria
2,5: O título não é curto, objetivo e atrativo. As ideias e conteúdos apresentados não estão totalmente organizados para manter a autoria da notícia. A notícia não motiva a leitura de outros textos sobre o tema.
5,0: O título é curto, objetivo e atrativo. As ideias e conteúdos apresentados não estão totalmente organizados para manter a autoria da notícia. A notícia não motiva a leitura de outros textos sobre o tema.
7,0: O título é curto, objetivo e atrativo. As ideias e conteúdos apresentados estão organizados para manter a autoria da notícia. A notícia motiva a leitura de outros textos sobre o tema, mas poderia ter sido escolhido um melhor vocabulário em relação ao destinatário do texto.
10: As ideias e conteúdos apresentados estão totalmente organizados para manter a autoria da notícia. Ao escrever o texto, o autor considera seu destinatário. A notícia motiva a leitura de outros textos sobre o tema. O título é curto, objetivo e atrativo.
Convenções da escrita
2,5: O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto.
5,0: O texto apresenta problemas de morfossintaxe, ortografia e pontuação.
7,0: O texto atende quase totalmente às convenções da escrita, apresentando problemas de pontuação e/ou outro.
10: A notícia atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação), levando em conta o suporte jornal e destinatário.
29/01/24 20:31
30/01/24 09:09
30/01/24 10:19
30/01/24 20:04
30/01/24 20:11
Plano de aula de Língua Portuguesa para o 7º ano do ensino fundamental, com foco na recomposição da aprendizagem sobre o gênero textual "reportagem",
3. Produção textual: Estímulo à produção de uma reportagem pelos alunos, abordando temas atuais ou relevantes para a comunidade escolar.
30/01/24 21:51
Modelo de rubrica para avaliação do conteúdo meio ambiente em uma turma de 5º ano:
| Critério | Nível Iniciante | Nível em Desenvolvimento | Nível Proficiente |
|
| Conhecimento do conteúdo | Demonstra pouco conhecimento sobre o meio ambiente e suas questões | Demonstra conhecimento básico sobre o meio ambiente e suas questões | Demonstra conhecimento avançado sobre o meio ambiente e suas questões |
| Habilidades de investigação | Não consegue identificar e coletar informações relevantes sobre o meio ambiente | Consegue identificar e coletar informações relevantes sobre o meio ambiente com ajuda | Consegue identificar e coletar informações relevantes sobre o meio ambiente de forma independente |
| Comunicação | Não consegue se comunicar de forma clara e coerente sobre o meio ambiente | Consegue se comunicar de forma clara e coerente sobre o meio ambiente com ajuda | Consegue se comunicar de forma clara e coerente sobre o meio ambiente de forma independente |
| Trabalho em equipe | Não consegue trabalhar em equipe para resolver questões relacionadas ao meio ambiente | Consegue trabalhar em equipe para resolver questões relacionadas ao meio ambiente com ajuda | Consegue trabalhar em equipe de forma independente para resolver questões relacionadas ao meio ambiente |
Essa rubrica pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas da turma e da atividade avaliada. É importante lembrar que as rubricas devem ser claras e objetivas, definindo claramente os níveis de desempenho esperados para cada critério avaliado.
31/01/24 11:58
31/01/24 14:56
01/02/24 10:17
Só então decido sobre o “conteúdo” que irei trabalhar, tendo a preocupação de enxergar cada aluno conforme seus aspectos cognitivos que poderão facilitar ou não a aprendizagem.
Face a isso, este curso me favorecerá mais ainda para planejar melhor e avaliar a minha prática em sala de aula!
01/02/24 10:21
01/02/24 10:21
01/02/24 10:21
01/02/24 10:21
01/02/24 10:21
01/02/24 10:21
01/02/24 10:33
01/02/24 11:45
01/02/24 14:06
| Componente(s) Curricular(es)/Área: Ciências da Natureza
| Ano : 2023
| Docente: Franciane Valéria da Silva Andrade
| Turmas: 6º ano A/C
SEMANA:18 /07/2023 a 28/07/2023
Habilidades a serem trabalhadas
PASSO A PASSO: ROTINA PARA ORGANIZAR A SEMANA
| Conteúdo/objetos do conhecimento | A descoberta da célula ( páginas 4 e 5); Estruturas da célula animal ( páginas 5 e 7) Estruturas da célula animal (páginas 8 e 9)
| Atividade(s) | Atividades 1 ao 7 páginas11 e 12 ( semana de 18 a 21/07) Tarefas 1 ao 6 página 15 ( semana de 18 a 21/07) Atividades 7 ao 16 páginas 12,13 e 14 ( semana de 25 a 28/07) Tarefas 7ao12 páginas 15 e 16 ( semana de 25 a 28/07)
| Como fazer e onde pesquisar? | Iniciaremos a aula explorando a imagem de abertura da unidade, buscando descobrir quais os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo. A seguir buscar identificar com a turma, a semelhança entre um pé de alface, um piolho, um hipopótamo e uma bactéria, a partir daqui destacar a importância de uma célula e sua constituição. Falar sobre o microscópio e sua descoberta, mostrar a turma , uma lupa e o microscópio óptico da escola, destacando a importância de tais objetos no estudo da célula. Leitura comentada do material estruturado destacando com o marca texto as partes principais e fundamentais dos conteúdos vistos. Nas duas primeiras aulas ( dia 20/07) as leituras serão das páginas 2 á 7 da unidade 1, do caderno 3, logo em seguida a realização das atividades solicitadas no material. Ao final dessa aula solicitar aos alunos que tragam o material pedido no material na página 10, para realização da Oficina científica. Realização das atividades especificadas no tópico acima. Nas duas próximas aulas ( dia 27/07), iniciaremos com a correção das atividades pedidas na última aula, em seguida continuidade da leitura comentada das páginas 8 e 9. Em seguida realização da oficina científica página 10, com realização das atividades solicitadas dentro desse tópico. Atividades já citadas anteriormente serão feitas após oficina científica.
| Duração Aproximada | 04 horas aula
| Avaliação | Envolvimento, participação, trazer os materiais pedidos para aula de oficina científica, além da realização das atividades solicitadas em sala e as tarefas extra sala que devem ser feitas em casa.
01/02/24 16:41
Passagem/RN
Durante a imersão a escola a qual trabalho ainda permanece de férias, porém das várias discussões sobre avaliação e metodologias ativas compartilho aqui uma experiência vivida com meus alunos.
Criamos uma disciplina de Cultura maker onde os alunos criam um projeto de uma cidade dos sonhos, a qual eles gostariam de morar. Os alunos fazem os desenhos e depois com material reciclado eles montam essa cidade ao terminar o projeto fazemos uma exposição para toda a escola onde eles apresentam seus projetos e como foi imaginado e criado.
01/02/24 20:30
Atividade: Desenvolver habilidade de leitura e produção de um teatro, releitura da "Escolinha do Professor Raimundo", criando personangens típicos de cada região, explorando os dialetos e abordando o "preconceiro linguistico."
Objetivo: Aprender e compreender os conceitos de variedades linguisticas e refletir criticamente sobre a adequeção dessas variedades à situação de uso da lingua sem preconceitos. Reconhecer a existência de variações de uso diversos da lingua portuguesa decorrentes de fatores diversos geográficos, sociais, culturais e situacionais.
Descrição: Os alunos serão incentivados a escrever um teatro baseado nas aulas expositivas, leituras e pesquisas realizadas no decorrer das aulas.
Intrumento de Avaliacão Processual e Formativa: Participação, envolvimento, clareza escrita e interpretação.
01/02/24 20:30
Atividade: Desenvolver habilidade de leitura e produção de um teatro, releitura da "Escolinha do Professor Raimundo", criando personangens típicos de cada região, explorando os dialetos e abordando o "preconceiro linguistico."
Objetivo: Aprender e compreender os conceitos de variedades linguisticas e refletir criticamente sobre a adequeção dessas variedades à situação de uso da lingua sem preconceitos. Reconhecer a existência de variações de uso diversos da lingua portuguesa decorrentes de fatores diversos geográficos, sociais, culturais e situacionais.
Descrição: Os alunos serão incentivados a escrever um teatro baseado nas aulas expositivas, leituras e pesquisas realizadas no decorrer das aulas.
Intrumento de Avaliacão Processual e Formativa: Participação, envolvimento, clareza escrita e interpretação.
01/02/24 21:34
Tema: Profissões.
Objetivo: Conhecer e valorizar diferentes profissões.
Metodologia: Ciências – Falaremos sobre as profissões que eles conhecem, quais as profissões de seus pais, quais profissões eles desejam seguir. Faremos uma lista com os
Em seguida solicitei um feedback onde os alunos fizeram uma entrevista com a família e construíram uma lista com os nomes das profissões coletadas na entrevista. Na aula discutimos sobre essas profissões e fizemos uma lista com os nomes das profissões que eles querem seguir, falamos sobre os desafios dessas profissões, justificando as suas escolhas.
01/02/24 21:34
Tema: Profissões.
Objetivo: Conhecer e valorizar diferentes profissões.
Metodologia: Ciências – Falaremos sobre as profissões que eles conhecem, quais as profissões de seus pais, quais profissões eles desejam seguir. Faremos uma lista com os
Em seguida solicitei um feedback onde os alunos fizeram uma entrevista com a família e construíram uma lista com os nomes das profissões coletadas na entrevista. Na aula discutimos sobre essas profissões e fizemos uma lista com os nomes das profissões que eles querem seguir, falamos sobre os desafios dessas profissões, justificando as suas escolhas.
01/02/24 21:34
Tema: Profissões.
Objetivo: Conhecer e valorizar diferentes profissões.
Metodologia: Ciências – Falaremos sobre as profissões que eles conhecem, quais as profissões de seus pais, quais profissões eles desejam seguir. Faremos uma lista com os
Em seguida solicitei um feedback onde os alunos fizeram uma entrevista com a família e construíram uma lista com os nomes das profissões coletadas na entrevista. Na aula discutimos sobre essas profissões e fizemos uma lista com os nomes das profissões que eles querem seguir, falamos sobre os desafios dessas profissões, justificando as suas escolhas.
01/02/24 21:34
Tema: Profissões.
Objetivo: Conhecer e valorizar diferentes profissões.
Metodologia: Ciências – Falaremos sobre as profissões que eles conhecem, quais as profissões de seus pais, quais profissões eles desejam seguir. Faremos uma lista com os
Em seguida solicitei um feedback onde os alunos fizeram uma entrevista com a família e construíram uma lista com os nomes das profissões coletadas na entrevista. Na aula discutimos sobre essas profissões e fizemos uma lista com os nomes das profissões que eles querem seguir, falamos sobre os desafios dessas profissões, justificando as suas escolhas.
01/02/24 21:34
Tema: Profissões.
Objetivo: Conhecer e valorizar diferentes profissões.
Metodologia: Ciências – Falaremos sobre as profissões que eles conhecem, quais as profissões de seus pais, quais profissões eles desejam seguir. Faremos uma lista com os
Em seguida solicitei um feedback onde os alunos fizeram uma entrevista com a família e construíram uma lista com os nomes das profissões coletadas na entrevista. Na aula discutimos sobre essas profissões e fizemos uma lista com os nomes das profissões que eles querem seguir, falamos sobre os desafios dessas profissões, justificando as suas escolhas.
01/02/24 22:08
Atividade desenvolvida no ano de 2023 com alunos do 6º ano
TEMA: Tipos de paisagens
Objetivo: Diferenciar os tipos de paisagens existentes ao redor do espaço de vivência e em outros espaços e identificar os elementos que diferenciam cada tipo de paisagem
Desenvolvimento: - Levar os alunos para observarem as paisagens ao redor do ambiente escolar e registrar através de desenhos ou fotografias.
- Selecionar as imagens captadas e ilustradas pelos alunos para classificarem oralmente com intervenção docente qual o tipo de paisagem ela representa (natural ou cultural).
- Selecionar algumas paisagens ilustradas e fotografadas pelos alunos para registrarem no caderno quais elementos formam aquela paisagem.
- Apresentar paisagens de diversos locais do mundo para análise e classificação em paisgem natural, cultural, rural ou urbana.
- Em grupos escolher uma paisagem e apresentar a mesma em forma de ilustração de cartaz ou maquete.
Essa prática permite ao aluno conhecer os tipos de paisagens existentes, bem como os elementos que as formam. Contribui também para uma análise e discussão sobre a ação humana na transformação dessas paisagens e as consequências dessa intervenção.
01/02/24 22:42
Pombos/PE
Tema: Tribuna da cidadania
Língua Portuguesa
Turma: Alunos 2º Ensino Médio
Avaliação diagnóstica: Leitura apreciativa, crítica e discursiva sobre a resenha do livro "A fábrica de cretinos digitais"
Objetivo: (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos
Etapa 1. após a leitura e discussão sobre o texto, os alunos deverão produzir um texto com a seguinte temática "Nativos ou cretinos digitais: a influência das telas no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes".
Etapa 2. Devolver para os alunos as principais defasagens, potencialidades e aspectos que precisam ser considerados em suas produções.
Etapa 3. Reescrita
Etapa 4. Produção final
O curso me ajudou a planejar melhor as minhas aulas para o Ensino Médio. Vi e revi alguns vídeos e fiz várias anotações. O curso foi rico e muito necessário. Gratidão!
01/02/24 23:16
Estado: Rio de janeiro - Rj.
Compartilho um modelo de plano de ação baseado no planejamento reverso para implementar uma avaliação diagnóstica e aplicar uma rubrica como instrumento de avaliação formativa:
Plano de Ação: Implementação de Avaliação Diagnóstica com Rubrica
-
Identificação dos Objetivos de Aprendizagem:
- Rever os objetivos curriculares e identificar as habilidades essenciais que os alunos devem dominar.
- Decompor esses objetivos em indicadores de desempenho específicos.
-
Desenvolvimento da Avaliação Diagnóstica:
- Criar uma avaliação diagnóstica que abranja os objetivos identificados.
- Estruturar a avaliação de forma a permitir uma análise detalhada do desempenho dos alunos em relação aos indicadores de desempenho.
-
Elaboração da Rubrica:
- Desenvolver uma rubrica clara e específica que inclua os critérios de avaliação alinhados aos objetivos de aprendizagem.
- Garantir que a rubrica forneça uma escala de avaliação que permita diferenciar os níveis de desempenho dos alunos.
-
Comunicação com os Alunos:
- Explicar o propósito da avaliação diagnóstica e como ela será usada para orientar o ensino e aprendizagem.
- Fornecer orientações claras sobre como os alunos serão avaliados e como a rubrica será aplicada.
-
Administração da Avaliação Diagnóstica:
- Distribuir a avaliação diagnóstica aos alunos.
- Garantir um ambiente de teste tranquilo e justo.
-
Avaliação e Análise dos Resultados:
- Analisar os resultados da avaliação diagnóstica utilizando a rubrica.
- Identificar padrões de desempenho e áreas de dificuldade comuns entre os alunos.
-
Feedback e Intervenção:
- Fornecer feedback individualizado aos alunos com base nos resultados da avaliação.
- Desenvolver estratégias de intervenção para abordar as lacunas de aprendizagem identificadas.
-
Revisão e Ajuste:
- Revisar a eficácia da avaliação diagnóstica e da rubrica com base no feedback dos alunos e na análise dos resultados.
- Fazer ajustes necessários para melhorar o processo de avaliação e garantir sua utilidade na melhoria do ensino e aprendizagem.
- Semana 1-2: Identificação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da avaliação diagnóstica.
- Semana 3-4: Elaboração da rubrica e comunicação com os alunos sobre a avaliação.
- Semana 5-6: Administração da avaliação diagnóstica e análise dos resultados.
- Semana 7-8: Fornecimento de feedback e implementação de intervenções.
- Semana 9-10: Revisão e ajuste do processo de avaliação.
Este plano de ação proporciona uma estrutura clara para a implementação da avaliação diagnóstica utilizando uma rubrica como instrumento de avaliação formativa. Ele visa melhorar a compreensão das necessidades de aprendizagem dos alunos e fornecer feedback eficaz para promover o sucesso acadêmico.
02/02/24 06:16
**Objetivo Geral:**
Os alunos serão capazes de compreender e analisar as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, desenvolvendo habilidades de leitura crítica e expressão oral.
**Objetivos Específicos:**
1. Identificar os personagens principais e secundários das histórias.
2. Analisar o contexto histórico e cultural em que as histórias foram escritas.
3. Explorar elementos literários, como enredo, cenário e desenvolvimento dos personagens.
4. Desenvolver habilidades de expressão oral ao compartilhar opiniões e interpretar trechos das histórias.
**Etapas da Aula:**
1. **Introdução (15 minutos):**
- Apresentar brevemente o autor Monteiro Lobato e o contexto histórico em que as histórias foram escritas.
- Contextualizar a importância cultural do Sítio do Pica-pau Amarelo.
2. **Leitura Guiada (30 minutos):**
- Selecionar um trecho significativo de uma história para leitura em grupo.
- Facilitar a discussão sobre os personagens, ambiente e eventos relevantes.
3. **Atividade de Análise (20 minutos):**
- Dividir os alunos em grupos para analisar diferentes aspectos das histórias (personagens, enredo, mensagem moral, etc.).
- Cada grupo apresentará suas conclusões para promover discussões.
4. **Expressão Oral (25 minutos):**
- Proporcionar um espaço para que os alunos expressem suas opiniões sobre a história lida.
- Incentivar a criação de pequenas encenações ou dramatizações de trechos selecionados.
5. **Avaliação (10 minutos):**
- Utilizar uma rubrica para avaliar a participação, compreensão e expressão dos alunos.
- Promover uma discussão final para consolidar aprendizados.
**Recursos Necessários:**
- Livros do Sítio do Pica-pau Amarelo.
- Quadro branco ou flip chart.
- Rubrica de avaliação.
Esse plano de ação visa envolver os alunos de forma ativa na compreensão das histórias, estimulando a análise crítica e a expressão oral. Adapte conforme necessário para atender às necessidades específicas da sua turma.
02/02/24 10:04
São José SC
Me interessei pelo curso pois em 2023 fui formador de professores e o tema era Recomposição de Aprendizagens. Percebi o quanto professores tentam estratégias para atingir um número maior de alunos para a aprendizagem. Curso excelente.
02/02/24 10:24
Recife-PE
A ideia que tive para um projeto seria que os próprios estudantes construíssem matrizes de avaliação para uma atividade, identificando em que eles acham que deveriam ser pontuados. A partir de então, enquanto docente, poderíamos relacionar à questão das competências e habilidades para que eles entendessem que o "avaliar" não é algo fácil e solto, como muitos pensam, mas algo estratégico e sistemático.
02/02/24 10:28
02/02/24 12:19
02/02/24 12:37
Esse curso foi bastante importante para meu planejamento. Vou incluir as práticas de avaliação aprendida no curso.
Amei todo o conteúdo ofertado enriqueceu meu currículo.
02/02/24 17:15
Curso muito bom. Acrescentou bastante conhecimento.
Conteúdo muito rico.
02/02/24 18:18
Aproveitei o recurso da plataforma Matific para além das trilhas sugeridas, reforçar algumas habilidades detectadas nas Tarefas CMSP. Ou seja, as Tarefas CMSP constituía um parâmetro para detectar se houve ou não aprendizagem, e na plataforma, acrescentava as atividades (gamificadas) para verificar e avaliar a aprendizagem.
03/02/24 11:40
03/02/24 11:40
03/02/24 11:40
03/02/24 11:40
03/02/24 12:35
Impossível não se sentir motivado com tanta inspiração. Agradeço, imensamente, aos responsáveis por nos incentivar e inspirar a cada curso, tornando mais suave a nossa jornada diária em sala de aula. A cada curso que faço, me refaço no fazer pedagógico.2024 será mais um ano desafiador, mas, com certeza, mais inspirador com as ideias e sugestões aqui apresentadas. Essa imersão em "Recomposição de aprendizagens", através do whatsapp facilitou bastante minha formação continuada. Obrigada! Muitíssimo obrigada!,👏🏻🙇🏼♀️🙌🏻🌻
03/02/24 15:51
Achei muito bom o conteúdo do curso. Sempre achei interessante as rubricas e através desse curso pude entender melhor e perceber que ela também pode ser mais simples. No ano anterior e neste estou trabalhando com os anos iniciais. Uma atividade que gostei muito e ajudou a nortear meus trabalhos foi a aplicação de um teste de psicogênese na primeira semana de aula. Através dele conseguimos perceber o nível de aprendizagem dos alunos e assim iniciar as atividades de recomposição conforme nível.
03/02/24 17:10
Brotas/SP
Plano de aula de Matemática - 6º ano do Ensino Fundamental, como foco Adição e Subtração de frações
Habilidades:
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Objetivos de aprendizagem:
Formalizar, a partir do conceito de equivalência, um método para adicionar e subtrair frações.
Levar o aluno a perceber e construir o conceito de adição e subtração de fração.
Atividades:
Efetuar adição de frações com denominadores diferentes.
Resolver situações problema efetuando adição e subtração de frações.
Questionamentos:
- Como faremos para somar a quantidade de chocolate que Sabrina usou na receita?
- O que você observa quando possuem o mesmo denominador?
- Qual a fração do chocolate não foi usado?
- Como faremos quando os denominadores forem diferentes?
- Ao procurar frações equivalente que auxiliem a resolver a adição, qualquer fração equivalente serve? Como sabemos qual fração é a certa?
Critério:
- Expor as estratégias de resoluções e refletir sobre os métodos utilizados.
- Explicar e discutir as possíveis formas de resolução de problemas.
- Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de fração equivalente.
Evidência de aprendizagem:
- Verificar e avaliar os conhecimentos sobre o conceito de adição e subtração de fração.
03/02/24 18:55
Estou lisonjeada pela oportunidade de participar de um curso riquíssimo pelo qual irá contribuir, e muito, no meu trabalho docente. Obrigada!
03/02/24 19:06
O curso foi excepcional, amei.
03/02/24 21:59
04/02/24 13:22
04/02/24 15:20
04/02/24 16:50
04/02/24 20:06
04/02/24 21:56
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 00:01
Município de Santo Afonso, MT. Devo dizer que o curso é de fundamental importância no aprimoramento do conhecimento individual e coletivo, pois o mesmo nos possibilita essa interação de forma objetiva, proporcionando condições enriquecidas e transformadora na recomposição de aprendizagem dos alunos.
05/02/24 10:08
05/02/24 17:35
Formação de excelência produtividade, quero aproveitar o máximo de aprendizagem.
05/02/24 17:36
Formação de excelência produtividade, quero aproveitar o máximo de aprendizagem.
05/02/24 23:44
06/02/24 15:06
Deivesson Lima do Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância.
Estou realizado com a participação na imersão, a riqueza e dinâmica dos conteúdos possibilitaram nutrir referencialmente o Projeto de Laboratório de Inclusão e Recomposição de Aprendizagens (LIRA) que estou desenvolvendo do meu Campus de trabalho. Temos visto o quanto o processo vivido na pandemia, comprometeu ainda a mais a aprendizagem em leitura, escrita e matemática na educação básica, e os estudantes estão ingressando no Ensino Médio do IFS, que é regular com formação profissional, com problemas ainda maiores. Diante disso, a participação no curso me possibilitou ver a importância do LIRA, indicando caminhos para sua viabilidade, a exemplo de formações por oficinas, testes e avaliações diagnósticas para ver o alcance dos estudantes a partir de certos objetivos de aprendizagens, e quais habilidades precisam ser recuperadas ou recompostas.
06/02/24 22:25
06/02/24 22:25
06/02/24 22:25
06/02/24 22:25
06/02/24 22:25
07/02/24 19:29
08/02/24 21:23
Abriu um leque de oportunidades de aprimorar e melhorar a nossa pratica.
09/02/24 16:52
09/02/24 16:52
11/02/24 20:42
Experiência que posso relatar depois dos estudos, foi sala de aula invertida, provoquei os alunos a fazerem todas as perguntas que gostariam de saber sobre o tema MATRIZES.
Depois de posse delas perguntas dividi os alunos em grupo de cinco, distribuindo os temas juntamente com as perguntas do grupo.
Em posse do chromebook, deliberei o tempo e como fariam as apresentações e explicações aos colegas.
Depois do tempo determinado para estudar e preparar as aulas.
Cada grupo apresentou seu tema, fazendo uso das tecnologias e explicando para a turma o conteúdo.
Foi um sucesso
11/02/24 20:42
Experiência que posso relatar depois dos estudos, foi sala de aula invertida, provoquei os alunos a fazerem todas as perguntas que gostariam de saber sobre o tema MATRIZES.
Depois de posse delas perguntas dividi os alunos em grupo de cinco, distribuindo os temas juntamente com as perguntas do grupo.
Em posse do chromebook, deliberei o tempo e como fariam as apresentações e explicações aos colegas.
Depois do tempo determinado para estudar e preparar as aulas.
Cada grupo apresentou seu tema, fazendo uso das tecnologias e explicando para a turma o conteúdo.
Foi um sucesso
11/02/24 20:52
12/02/24 10:04
13/02/24 11:26
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:55
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
13/02/24 17:57
16/02/24 22:50
16/02/24 22:50
16/02/24 22:50
16/02/24 22:50
16/02/24 22:50
16/02/24 22:51
16/02/24 22:51
16/02/24 22:51
16/02/24 22:51
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 13:52
17/02/24 23:40
Acredito que a avaliação é um instrumento essencial para qualificar as aprendizagens e encaminhar as intencionalidades pedagógicas. De modo, que o momento de escuta entre as crianças é um facilitador para direcionar quais as expectativas e objetivos devemos lançar para contemplar a todos, nesse processo de aprendizagem.
Nesse sentido, todo o processo de ensino, requer das partes - escola e aluno, colaboração e parceria para alcançar os objetivos.
18/02/24 18:15
Parabéns parao conteúdo do curso e os recursos didáticos. Avaliar é sempre uma prática essencial para a garantia do aprendizado e acredito na processual como a melhor forma de atingir os objetivos.
18/02/24 22:22
18/02/24 22:22
19/02/24 10:51
19/02/24 10:51
19/02/24 10:51
19/02/24 10:51
19/02/24 10:51
19/02/24 10:51
19/02/24 11:08
19/02/24 15:12
19/02/24 15:12
19/02/24 19:32
19/02/24 19:32
19/02/24 19:32
19/02/24 19:35
19/02/24 21:09
21/02/24 17:10
21/02/24 17:10
07/08/23 15:38