Competências Digitais em Ciências Humanas (EM)
As Ciências Humanas no Ensino Médio desempenham um papel essencial na formação dos estudantes, promovendo a autonomia intelectual e a análise crítica e científica dos fenômenos sociais, econômicos e políticos. Segundo a BNCC, esse processo deve ampliar a alfabetização científica iniciada no Ensino Fundamental, desenvolvendo a habilidade de abstração e correlação de informações diversas. A integração de competências digitais e tecnologias amplia as possibilidades de uma investigação mais profunda e interativa dos contextos históricos, geográficos, filosóficos e sociológicos, enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre o mundo. Promove-se, assim, uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e contextualizada, que não só atende às demandas contemporâneas, mas também desenvolve competências digitais essenciais para o século XXI. Nesse sentido, esta formação apoia o desenvolvimento dos saberes digitais docentes, fomentando a ampliação do repertório docente sobre diferentes tecnologias e recursos digitais e suas potencialidades no contexto nessa área do conhecimento.
O que você vai aprender?
Módulo 1: Relacionar
Refletir sobre o contexto digital na área do conhecimento, relacionando o desenvolvimento de competências digitais com a área do conhecimento.
Módulo 2: Conectar
Conectar o conhecimento do conteúdo específico da área, com o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico, a partir da abordagem TPACK.
Módulo 3: Analisar
Analisar uma experiência de aprendizagem ativa e reconhecer diferentes formas de personalização e diferenciação para a mesma aula.
Módulo 4: Planejar
Planejar, a partir de um checklist e de um modelo para planejamento, uma experiência de aprendizagem ativa com foco na diferenciação, personalização.
Módulo 5: Compartilhar
Utilizar ferramentas digitais para realizar compartilhamento de ideias, práticas e produções e compartilhar os planejamentos elaborados no módulo anterior para avaliação entre pares.
Módulo 6: Analisar
Implementar a aula planejada e avaliar os resultados.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.