Computação na Educação: Fundamentos, Ética e Criatividade da IA Generativa
Essa formação oferece uma introdução estruturada ao funcionamento, às potencialidades e aos riscos dessa tecnologia no contexto educacional. A partir de uma abordagem acessível e crítica, apresentamos conceitos fundamentais de Machine Learning, Deep Learning e Large Language Models (LLM), destacando as relações entre linguagem, matemática, cultura digital e ética. São discutidos os impactos sociais da Inteligência Artificial Generativa (IAG), os vieses algorítmicos e as possibilidades de uso pedagógico responsável, inclusivo e criativo, considerando as diretrizes da BNCC, da BNCC Computação, da LGPD e da Constituição Federal. O curso propõe, ainda, práticas e estratégias para integrar a IAG no processo de ensino aprendizagem, desde os anos iniciais da Educação Básica até o Ensino Médio.
O que você vai aprender?
Unidade 1 – Métodos de Aprendizagem
Estratégias para compreender e ensinar a IAG a partir da simplificação conceitual e do diagnóstico dos estudantes.
Unidade 2 – Fundamentos da Inteligência Artificial Generativa (IAG)
Bases conceituais, técnicas e históricas que sustentam o funcionamento e os desafios da IAG.
Unidade 3 – Por que abordar a IAG nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
Exploração da IAG de forma crítica e lúdica para promover segurança digital, criatividade e pensamento computacional nas crianças.
Unidade 4 – Por que abordar a IAG nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio?
Uso da IAG como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da preparação para o mundo digital e do trabalho.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.