Outubro: confira as datas comemorativas para trabalhar em sala de aula

Outubro: confira as datas comemorativas para trabalhar em sala de aula

+
30/09/2024

As datas comemorativas apoiam os educadores a organizarem atividades pedagógicas que engajem os estudantes

Outubro promete ser um mês agitado em todas as escolas brasileiras: além do Dia das Crianças e Dia dos Professores, há várias outras datas comemorativas que valorizam temas como respeito, natureza e conhecimento, que podem ser trabalhadas dentro das salas de aula.

Confira a seguir uma lista com as principais datas comemorativas de outubro e já comece a planejar as suas atividades pedagógicas. Compartilhe essas ideias com seus colegas e apoie outros educadores a se prepararem ainda melhor para o próximo mês!

Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade (01/10)

Além de homenagear as pessoas idosas, a data também tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público. Até 2050, é esperado que a população idosa no mundo chegue a 1,5 bilhão de pessoas. No Brasil, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2060, serão mais de 58 milhões de pessoas na terceira idade.

Uma porção tão importante da população pode ser o centro de diversas atividades em sala de aula. Já pensou em convidar os avôs e avós dos seus estudantes para uma roda de conversa? Ou realizar um debate sobre os direitos e desafios das pessoas idosas atualmente? São ações que valorizam a história, as experiências e a sabedoria adquirida ao longo da vida de todos os envolvidos, além de promover o convívio intergeracional e o respeito à dignidade e à cidadania desse grupo.

Dia da Natureza (04/10)

Refletir sobre as ações humanas em relação ao meio ambiente: essa é a principal meta do Dia da Natureza, que celebra o conjunto de elementos naturais que permite a existência da vida em todo o planeta. É a natureza que nos dá, água, alimentos, matéria-prima para construir nossas casas e fabricar nossas roupas, é ela que garante nosso desenvolvimento econômico e social. No entanto, mesmo sendo fundamental para a nossa sobrevivência, ela está extremamente ameaçada.

Nesse cenário, é dever da escola sensibilizar os estudantes para os desafios da preservação da natureza, estimulando-os a tornarem-se defensores ativos do meio ambiente. Atividades que envolvam limpeza de áreas verdes, plantação de mudas e hortas escolares, visita às áreas de conservação, reciclagem, economia circular e sustentabilidade podem ser o ponto de partida para estimular mudanças de comportamento.

Caso queira aprofundar ainda mais seus conhecimentos no tema, os cursos gratuitos “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” e “Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” te darão novas ideias para trabalhar questões ambientais dentro de sala de aula.

Dia das Crianças (12/10)

Há exatamente 100 anos, as crianças de todo o Brasil têm um dia para chamar de seu. Para além de celebrar as infâncias, a data também serve para reforçar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê os direitos dessa faixa etária. Assim como a sociedade, a escola deve prezar pelos cuidados, respeito, bem-estar e direitos das crianças.

São inúmeras possibilidades de ações e atividades para marcar o dia. Pode ser organizada uma sessão de cinema com os filmes preferidos da criançada; uma gincana lúdica e educativa; um piquenique em uma área aberta; uma feira de troca de brinquedos; uma roda de jogos de tabuleiro. Deixá-las brincar livremente também é sempre uma boa opção.

Aos educadores que queiram elevar o patamar, há diversos cursos gratuitos que incentivam a resolução de problemas e o pensamento crítico e matemático por meio da elaboração de jogos, como “Programação criativa: produzindo jogos e animações”, “Introdução ao Pensamento Computacional” e “Transformando o ensino de Matemática”.

Dia do Professor (15/10)

E se há um dia para homenagear as crianças, claro que há também uma data para celebrar aqueles que educam: os professores e professoras. Segundo o Censo Escolar 2023, o país conta com nada menos do que 2,4 milhões de professores registrados e licenciados.

Para comemorar a existência e o trabalho árduo de todos os profissionais da educação, não há nada melhor do que reconhecer e valorizar sua importância. As escolas podem organizar espaços de homenagem e celebração dos educadores que envolvam estudantes, famílias e toda a comunidade escolar.

É sempre importante enfatizar que, mais que apenas em uma data, os educadores devem ser respeitados e valorizados durante o ano inteiro. A plataforma Escolas Conectadas aposta na formação continuada docente como forma de melhorar a educação brasileira. Para isso, disponibiliza cursos 100% gratuitos, on-line, autoformativos e com emissão de certificados. Confira!

Dia da Ciência e Tecnologia (16/10)

Festejar as grandes descobertas e invenções tecnológicas, mas também incentivar que a pesquisa científica não pare de avançar: esse é o objetivo do Dia da Ciência e Tecnologia. Para despertar o lado investigativo dos estudantes, os educadores podem utilizar estratégias que estimulem o interesse pela ciência e tecnologia, mostrando sua presença no dia a dia. Excursões a museus científicos, construção de maquetes e feiras de ciências são ótimas opções para estimulá-los a intervir cientificamente na sociedade.

O curso gratuito “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir” busca apoiar nessa jornada científica, por meio de aliados como metodologias ativas, tecnologias digitais e abordagem STEAM (união das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Dia Nacional do Livro (29/10)

Falando em invenções, há também a data que celebra uma das maiores e mais antigas criações humanas: o livro. Há estudos indicando que o livro foi inventado há mais de cinco mil anos!

A data para celebrar este artefato ancestral foi estabelecida em 1810, em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, localizada no Rio de Janeiro, então capital do país.

Que tal aproveitar o Dia do Livro para incentivar o hábito da leitura entre seus estudantes? Promova rodas de leitura, indique livros, estimule a produção de resenhas. É possível ir além, organizando atividades que incentivem o engajamento dos estudantes com a literatura, como clubes e oficinas de leitura, feira de troca de livros e até peças de teatro baseada em clássicos da literatura.