Última chance: aprenda de uma vez por todas a utilizar ferramentas digitais na sua prática pedagógica

Última chance: aprenda de uma vez por todas a utilizar ferramentas digitais na sua prática pedagógica

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16/08/2024

A imersão “Ferramentas digitais na prática para professores” está com inscrições abertas até este domingo, dia 18 de agosto

Agora é oficial: está dada a largada para a imersão “Ferramentas digitais na prática para professores”!

Nesta quinta-feira (15/08), foi realizada a aula ao vivo “Transforme suas aulas com a tecnologia”, evento inaugural da imersão, que terá mais cinco aulas ao longo da próxima semana. Totalmente gratuita e com emissão de certificado, as inscrições são limitadas e seguem abertas até este domingo (18/08).

Com a participação de Karina Pimentel, responsável pela área de Formação de Docentes a Distância da Fundação Telefônica Vivo, e Patrícia Schäfer, pesquisadora e integrante da equipe pedagógica da plataforma Escolas Conectadas, a aula inaugural apresentou o cenário atual sobre o uso de tecnologia em sala de aula e detalhou os principais temas que serão abordados durante a imersão. 

A transmissão ao vivo contou também com tradução em libras e reuniu mais de 1.150 educadores conectados simultaneamente. Durante a aula, foram recebidas mais de duas mil mensagens no chat, e o número de reações chegou a 3.200. A quantidade de visualizações já ultrapassa a marca das quatro mil.

“Queremos mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada para engajar os estudantes e desenvolver aulas dinâmicas, interativas e criativas”, afirmou Karina na abertura. Ela acredita que as ferramentas tecnológicas têm grande potencial para apoiar o processo de ensino aprendizagem e fomentar a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo digital dos estudantes. “Mas para que isso aconteça de forma qualificada, é imprescindível que o uso da tecnologia aconteça com intencionalidade pedagógica”, ressaltou.

Ferramentas digitais e apropriação pedagógica

Em sua apresentação, Patrícia trouxe um panorama geral sobre como os docentes brasileiros vêm utilizando as tecnologias digitais em suas práticas, que também foi o tema de sua entrevista ao blog. Para ela, professores possuem papel fundamental no apoio ao desenvolvimento dos estudantes na cultura digital. 

“É uma demanda que não implica um domínio pleno das tecnologias. Importa mais conhecer possibilidades e limites dos sistemas que suportarão as propostas pedagógicas, saber como integrá-los, saber a que ajudas recorrer para seguir aprendendo. São processos que também desejamos ver protagonizados pelos alunos.”

Entre as possibilidades para tornar as aulas mais atrativas, estão a utilização de programação e inteligência artificial, além de vídeos e fotografias e o uso de plataforma online de estímulo à escrita e à criatividade, como o Canva. Todas elas serão abordadas durante as cinco aulas da imersão, que também pode ser definida como uma semana maker, segundo Patrícia. “Vamos trabalhar propostas pedagógicas a partir de atividades mão na massa, envolvendo diferentes tecnologias digitais e formas de mobilizar a autoria – nossa, como professores, e dos nossos alunos.” Ela ressalta que a imersão também pensará em como adaptar as possibilidades aos múltiplos cenários da educação brasileira, como escolas com pequena disponibilidade de dispositivos e conectividade limitada.

Por fim, a especialista defende que a autoria docente e a autoria dos alunos estão estreitamente vinculadas. “E este deve ser o propulsor da apropriação digital: a contextualização pedagógica. Não precisamos pensar em um domínio pleno, mesmo porque ele não é possível em um panorama de mudanças tão velozes. Podemos, sim, pensar em como os objetivos pedagógicos e as aprendizagens esperadas podem se beneficiar das tecnologias digitais em uma perspectiva de construção, flexível e aberta a descobertas.”

Aqueles que não conseguiram assistir a aula ao vivo terão outra oportunidade: a partir da próxima segunda (19/08), ela ficará disponível para todos os inscritos na imersão.

Programação da imersão

Durante a imersão, gratuita e direcionada a qualquer educador interessado em incorporar novas ferramentas em suas práticas pedagógicas, os participantes terão acesso a cinco aulas práticas, gravadas com professores especialistas. Elas poderão ser acessadas até o dia 30/09:

  • Aula 1 (19/08)
    Engaje os estudantes com a programação 
    Com Suziane Toffoli, professora, palestrante e parceira internacional da Code.org na inserção do Pensamento Computacional em escolas públicas
     
  • Aula 2 (20/08) 
    Use fotografias e vídeos para criar aulas mais atrativas
    Com Gabriela Cunha, fundadora da escola de formação de professores Aula Incrível
     
  • Aula 3 (21/08)
    Potencialize a escrita dos estudantes com ferramentas digitais
    Com Patrícia Schäfer, pesquisadora e integrante da equipe pedagógica da plataforma Escolas Conectadas
     
  • Aula 4 (22/08)
    Planeje aulas criativas e atraentes com o Canva
    Com Julianna Ferreira​, responsável pelo Engajamento Educacional na América Latina do Canva para Educação, com foco no Brasil.
     
  • Aula 5 (23/08)
    Descubra como a inteligência artificial pode apoiar o seu trabalho 
    Com Doug Alvoroçado, professor, palestrante e consultor em edutech, transformação digital e inclusão em escolas.

Além das aulas, também serão disponibilizados e-books com conteúdo prático para consolidar o seu conhecimento.

Inscreva-se na imersão: é agora ou nunca!

Para participar da imersão “Ferramentas digitais na prática para professores”, você deve fazer a sua inscrição até este domingo (18/08). Ela é totalmente gratuita e garante um certificado de 10 horas, emitido pela Plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo. Para conquistar seu certificado, é necessário assistir todas as aulas, ler os e-books e concluir o questionário avaliativo que será disponibilizado ao final da imersão.

Após a inscrição, os educadores serão convidados para um grupo de WhatsApp onde serão enviados lembretes e links de acesso às aulas, que serão disponibilizadas de manhã. Eles também serão enviados por e-mail. As aulas poderão ser acessadas até o dia 30/09.