O que faz um(a) professor(a) nas férias?
Dicas para aproveitar o período de descanso para cuidar de si e, aos poucos, retomar a rotina pedagógica
O período de férias é sempre um convite à reconexão. Depois de um ano intenso, marcado por demandas, projetos, imprevistos – e também muitas conquistas –, enfim chega o momento de desacelerar.
Para quem vive a rotina escolar, essa pausa não é luxo, mas sim parte fundamental do trabalho. Cuidar do corpo, da mente e do descanso é o primeiro passo para iniciar bem o próximo ciclo letivo.
As férias oferecem esse espaço. É tempo de dormir sem despertador, de recuperar a energia, de estar com quem faz bem, de colocar o corpo em movimento e de criar pequenos rituais que ajudam a reorganizar o cotidiano. São pequenas escolhas que reforçam o autocuidado e reduzem o estresse acumulado ao longo do ano.
Como aproveitar as férias priorizando o bem-estar:
- Crie momentos de descanso real, sem culpa;
- Invista em atividades que renovam a energia: caminhadas, hobbies, eventos culturais;
- Busque apoio emocional quando necessário e fortaleça redes de convivência;
- Desconecte do ritmo acelerado da escola e reconecte-se ao próprio tempo.
Mas também existe um outro movimento, tão natural quanto o descanso: aquele momento em que, já em meados de janeiro, a mente começa a se abrir novamente para a escola. Não é sobre transformar as férias em trabalho, e sim permitir que a rotina pedagógica volte devagar, com leveza. Uma leitura despretensiosa, uma anotação de ideia para um projeto futuro, a revisão de um conteúdo ou até a participação em uma formação gratuita e on-line podem ajudar a fazer essa transição de forma tranquila.
Como retomar aos poucos a rotina pedagógica:
- Explore leituras leves sobre temas que inspiram o planejamento pedagógico;
- Revisite anotações e ideias acumuladas durante o ano;
- Realize formações curtas e flexíveis, que não pressionem o ritmo das férias;
- Mapeie objetivos pessoais para o ano letivo de 2026.
As férias podem ser esse intervalo que recarrega, reorganiza e abre espaço para um início de ano mais equilibrado. Ao cuidar de si e acolher o próprio tempo, é possível chegar a 2026 com mais disposição, presença e clareza para enfrentar novos desafios dentro e fora da sala de aula.
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