Pacto pela Digitalização – Formação em Competências Digitais 2023

Abr/2023

Caro e cara cursista!
Bem-vindo e bem-vinda ao ambiente virtual em que será disponibilizado o conteúdo autoinstrucional da Política de Formação de Professores em Competências Digitais. Aqui, você terá acesso a todo o conteúdo digital que faz parte das trilhas formativas disponibilizadas para você desenvolver suas competências digitais, nas dimensões Pedagógica, Profissional e Cidadania Digital. Em abril, serão ofertados os seguintes Cursos da área Pedagógica:
1. Ensinar e aprender com o uso de tecnologias
-  Carga horária total: 11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais para atingir o nível 3 (adaptação) na área Pedagógica: prática pedagógica, personalização, avaliação e curadoria e criação
2. Integrando as competências digitais no ensinar e aprender
- Carga horária total: 11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais para atingir o nível 4 (integração) na área Pedagógica: prática pedagógica, personalização, avaliação e curadoria e criação

Em maio, serão ofertados cursos focados na área “Cidadania digital: uso seguro, uso crítico, uso responsável e inclusão”:
1. Cidadania digital no cotidiano docente
- Carga horária total: 11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais da área de Cidadania digital para atingir o nível 3 (adaptação)
  2. Cidadania digital no cotidiano escolar
- Carga horária total: 11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais da área de Cidadania digital  para atingir o nível 4 (integração)

Por fim, em junho, serão ofertados os cursos sobre a área “Desenvolvimento profissional: autodesenvolvimento, autoavaliação, comunicação e compartilhamento”:
1. Uso de tecnologias digitais para desenvolvimento profissional
- Carga horária total: 11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais da área de Desenvolvimento profissional para atingir o nível 3 (adaptação)
2. Colaboração e autoavaliação para o desenvolvimento profissional
- Carga horária total:11 horas
- Objetivo: desenvolver competências digitais da área de Desenvolvimento profissional para atingir o nível 4 (integração)

Os cursos que você acessa aqui serão oferecidos de maneira personalizada, de acordo com o nível de desenvolvimento das competências em que você se encontra, a partir da autoavaliação do Guia EduTec. Por isso, fique tranquilo ou tranquila se, ao finalizar a inscrição, não encontrar todos os cursos citados acima disponíveis em seu ambiente: você terá acesso somente aos cursos específicos do seu percurso.

Se tiver qualquer dúvida, escreva uma mensagem o Acolhimento ao Educador do Projeto Escolas Conectadas no e-mail contato@escolasconectadas.org.br ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Bons estudos!

Cursos on-line
Conteúdo alinhado a BNCC
100% Gratuitos