Escolas Conectadas oferece formação continuada para inclusão de educadores na cultura digital

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2022, que traça um panorama do acesso e do uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, para 75% dos educadores ouvidos, a falta de formação docente específica dificulta a adoção das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, a plataforma Escolas Conectadas ajuda a preencher uma lacuna apontada pelos próprios professores, oferecendo formação continuada on-line e gratuita para apoiar educadores da educação básica pública do Brasil no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas inovadoras capazes de enriquecer as experiências de aprendizagem dos estudantes.

Para isso, busca promover práticas pedagógicas adaptáveis ao contexto das escolas, das comunidades e das demandas dos estudantes; atuação colaborativa e interdisciplinar; ação criativa, viabilizando soluções inovadoras para os desafios docentes; e adoção de tecnologias digitais como propulsoras de novas relações e formas de aprender.

A plataforma, que existe desde 2015, é incentivada pelo ProFuturo, um programa de educação digital global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”.

Os cursos da plataforma Escolas Conectadas são pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro, com cargas horárias e temas variados e focando na troca de experiências entre educadores e na construção coletiva de conhecimento. São, em sua maioria, autoformativos, ou seja, não há mediação e o cursista tem mais flexibilidade de acordo com a sua rotina. Além disso, são certificados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O principal foco das formações são os professores dos Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas. Por isso, também firma parcerias com redes de ensino municipais e estaduais, para oferecer capacitação para educadores e gestores pedagógicos, contribuindo com as ações de formação continuada das redes.

Prêmios recebidos

2023 – Digital Education Awards

Em 2023, o programa foi um dos finalistas do prêmio internacional Digital Education Awards, que mapeia projetos transformadores da educação em todo o mundo.

Link para premiação 2023

2022 – Prêmio Reimagine Education Awards

Foi bronze na América Latina na categoria E-learning no prêmio Reimagine Education Grant, da The Wharton School.

Link para premiação 2022

2021 - Prêmio WSA Brasil

Ganhou o prêmio World Summit Awards na categoria Aprendizagem e Educação

Link para premiação 2021

2020 – Prêmio UNESCO

Recebeu o prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid AlMaktum de Melhores Práticas e Desempenho no Aprimoramento da Eficácia de Professores. Foi a primeira vez que um projeto brasileiro figura entre os vencedores.

Link para premiação 2020