ProFuturo

O programa global ProFuturo é resultado do compromisso que a Fundação Telefônica e a Fundação Bancária “la Caixa” tem com a educação. Sua missão é reduzir a desigualdade educacional em 28 países da África, América Latina e Ásia com um ensino digital de qualidade. Assim, o ProFuturo quer garantir a igualdade de oportunidades por meio de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade a 10 milhões de crianças em risco de vulnerabilidade social até 2020.


O que é o Escolas Conectadas?

Escolas Conectadas é um projeto do ProFuturo que oferece cursos online de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica. O objetivo é promover a inserção dos educadores na cultura digital, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos, por meio da prática de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras.

Os cursos têm foco na prática e na troca de experiência entre educadores. Com carga horária de 15, 20 e 40 horas, os cursos são mediados e certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com experiência em formação de professores.

Pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro, os cursos se propõem a fortalecer não somente educadores, mas escolas e gestores enquanto agentes de transformação da educação, além de motivar instituições a testarem novos modelos e práticas inovadoras de aprendizagem.

Nossa atuação

Voltados para a formação de professores da rede pública brasileira, temos duas frentes de atuação no projeto Escolas Conectadas:

  • Turmas abertas: oferecidas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. É preciso apenas ter acesso a computador e realizar o cadastro na plataforma.
  • Turmas exclusivas: oferecidas em parceria com secretarias de educação que queiram incluir nossos cursos em seus programas de formação de professores.

Para saber mais, assista a Websérie Escolas Conectadas. Nela são apresentados cinco educadores, um a cada episódio das cinco regiões do Brasil, em que se retratada a possibilidade de transformação do processo de ensino e aprendizagem usando soluções simples, vindas dos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas. Por meio da Inovação Educativa, é possível desenvolver trabalhos inspiradores.