Pacto pela Digitalização – Formação em Competências Digitais 2023: Trilha de Gestores

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Caro e cara cursista!

Trilha formativa destinada a gestores e gestoras escolares e coordenadores e coordenadoras pedagógicas, que aborda as três áreas da matriz de competências digitais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB, 2019): pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional.

  • A trilha formativa é inspirada na nota técnica #15, elaborada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB, 2019), que trata das competências digitais dos professores. A partir dessa nota técnica foram mapeadas as competências digitais do nível transformação, as quais foram adaptadas para ações essenciais da gestão escolar.
  • Esta trilha formativa também tem como referência o parecer No. 4/2021, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata da Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar), aprovado pelo CNE em 11 de maio de 2021 e aguardando homologação do Ministério da Educação até o momento.

Objetivo

  • Foco no desenvolvimento das competências digitais de gestores escolares e coordenadores pedagógicos, para a otimização de processos de gestão, em sintonia com as competências digitais e de gestão escolar.

Trajetória

  • A trilha formativa possui carga horária total de  40h, sendo composta por 6 módulos: inicialmente, um módulo de sensibilização, seguido de 5 outros módulos. 
  • No período dos blocos autoinstrucionais, que é autoformativo, os gestores devem acessar o ambiente virtual de aprendizagem e participar das atividades, conforme o detalhamento a seguir:
    • É recomendável que todos gestores e gestoras escolares e coordenadores e coordenadoras pedagógicas que estiverem trilhando esse percurso formativo realizem todas as atividades propostas, em especial, a atividade na prática. 
    • A atividade na prática é um momento essencial do estudo que oportuniza a aplicação dos assuntos abordados, materializando, de forma prática e concreta, os conhecimentos adquiridos e identificando o que ainda precisa ser aprofundado.
    • Nos blocos autoinstrucionais, o engajamento e a autonomia são fundamentais para avançar nas competências digitais de maneira exitosa, uma vez que são etapas autodirigidas.