Período de realização: 01/08 a 30/08
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.
Nesta formação, trataremos da curiosidade, da autoria e das potencialidades trazidas pelas tecnologias digitais a esse convívio, tão esperado por nós, docentes, quanto frutífero para nossos alunos. O norte desta integração serão competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo diferentes etapas da educação básica, áreas e eixos de atuação.
Exploraremos, juntos, plataformas para construir sites e ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas para elaborar tarefas, missões e desafios, ferramentas para compartilhar ideias e gerar produções multimídia colaborativas, recursos para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita, sistemas e aplicativos para criar quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Eu achei ótimo: nunca tinha feito um curso tão completo e que me deu tantas ideias para trabalhar com os meus estudantes.
Francielia de Oliveira Costa, PB.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Alinhamento à BNCC
A cultura digital é tematizada já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09).
Como afirmamos no texto de abertura dos Caminhos para a inovação da Plataforma Escolas Conectadas, é papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais - a autoria -, em alinhamento à perspectiva de Seymour Papert (1994), que defendia que a criança constrói tecnologia para aprender, em vez de ser ensinada por ela.
A BNCC destaca a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). Fortalece a autoria em diferentes âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos.
Módulos
Módulo 1 – BNCC, autoria e cultura digital: promissores encontros
No módulo, são abordadas as conexões da Base com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Módulo 2 – Espaços para aprender e compartilhar
No módulo 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Módulo 3 – Alunos escritores
No módulo 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.
Módulo 4 – Elaborando desafios
O módulo 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Módulo 5 – Planejando e construindo juntos
O módulo 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.
Módulo 6 – Luz, câmera, criação!
No módulo 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.
Módulo 7 – Diversão quadro a quadro
No módulo 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.
Módulo 8 – Planejando e construindo juntos
O módulo 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.
Atividade avaliativa
Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Patrícia Behling Schäfer
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.
Nesta formação, trataremos da curiosidade, da autoria e das potencialidades trazidas pelas tecnologias digitais a esse convívio, tão esperado por nós, docentes, quanto frutífero para nossos alunos. O norte desta integração serão competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo diferentes etapas da educação básica, áreas e eixos de atuação.
Exploraremos, juntos, plataformas para construir sites e ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas para elaborar tarefas, missões e desafios, ferramentas para compartilhar ideias e gerar produções multimídia colaborativas, recursos para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita, sistemas e aplicativos para criar quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Eu achei ótimo: nunca tinha feito um curso tão completo e que me deu tantas ideias para trabalhar com os meus estudantes.
Francielia de Oliveira Costa, PB.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Alinhamento à BNCC
A cultura digital é tematizada já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09).
Como afirmamos no texto de abertura dos Caminhos para a inovação da Plataforma Escolas Conectadas, é papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais - a autoria -, em alinhamento à perspectiva de Seymour Papert (1994), que defendia que a criança constrói tecnologia para aprender, em vez de ser ensinada por ela.
A BNCC destaca a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). Fortalece a autoria em diferentes âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos.
Módulos
Módulo 1 – BNCC, autoria e cultura digital: promissores encontros
No módulo, são abordadas as conexões da Base com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Módulo 2 – Espaços para aprender e compartilhar
No módulo 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Módulo 3 – Alunos escritores
No módulo 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.
Módulo 4 – Elaborando desafios
O módulo 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Módulo 5 – Planejando e construindo juntos
O módulo 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.
Módulo 6 – Luz, câmera, criação!
No módulo 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.
Módulo 7 – Diversão quadro a quadro
No módulo 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.
Módulo 8 – Planejando e construindo juntos
O módulo 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.
Atividade avaliativa
Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Patrícia Behling Schäfer
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
01/08 a 30/08
Carga Horária
10h