*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Esta formação, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande, busca ajudar professores e gestores a implementarem caminhos para recompor aprendizagens dos estudantes e investir em seu protagonismo, considerando as potencialidades do ensino híbrido na ampliação de tempos, espaços e recursos para construir o conhecimento.
Por meio de práticas concretas de professores da educação básica e inspirações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, são explorados diferentes modelos de ensino híbrido: rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida e modelo virtual aprimorado. Também são discutidas e exemplificadas adaptações das estratégias apresentadas para as aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas, incluindo cenários de pequeno acesso a tecnologias digitais.
Conteúdo programático
Unidade 1: BNCC - o que é e como levá-la para a sala de aula
Apresenta a estrutura e os principais conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular. Discute os papéis de gestores, professores e alunos para a implementação da BNCC e orienta o educador, por meio de exemplos práticos, na elaboração de propostas alinhadas à Base.
Unidade 2: Ensino híbrido - rotação por estações
Trata do modelo de rotação por estações como uma valiosa e produtiva possibilidade de trabalho em sala de aula presencial, que pode inspirar práticas em contextos remotos e parcialmente presenciais. São abordados temas como o papel do professor e dos alunos, o tipo de atividade a ser realizada em cada estação, como driblar a dificuldade de acesso às tecnologias digitais e como avaliar os alunos quando o modelo de rotação por estações é colocado em cena.
Unidade 3: Ensino híbrido: laboratório rotacional
Aborda o modelo de laboratório rotacional como uma estratégia potente de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas nos contextos remoto e parcialmente presencial (inclusive em instituições sem laboratório de informática e sem acesso à internet). São abordados temas como autonomia dos alunos, docência reflexiva, espaços escolares e recursos digitais na avaliação.
Unidade 4: Ensino híbrido - sala de aula invertida
Trata do modelo de sala de aula invertida como mais uma promissora estratégia de trabalho para os contextos de ensino presencial, remoto e parcialmente presencial. São abordados temas como cultura escolar, ressignificação de projetos de sucesso, autonomia dos alunos e avaliação.
Unidade 5: Ensino híbrido - modelo virtual aprimorado
Aborda o modelo virtual aprimorado como estratégia de trabalho com flexibilidade para adaptação aos cenários de ensino presencial e remoto (inclusive em instituições sem conectividade). São abordados temas como lição de casa, engajamento dos alunos, roteiros de estudo e importância do feedback.
Unidade 6: Ensino híbrido - como selecionar e trabalhar com os modelos
Apresenta possibilidades de explorar os modelos de maneira integrada. São abordados temas como plataformas adaptativas, formação continuada, reconhecimento de demandas e intencionalidade pedagógica.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- compreenda os diferentes conceitos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como ela se estrutura e como preparar propostas alinhadas à Base nos contextos de ensino presencial, parcialmente presencial e remoto;
- compreenda o conceito de ensino híbrido;
- conheça diferentes modelos de ensino híbrido – Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida e Modelo Virtual Aprimorado – e as combinações que oportunizam;
- identifique as contribuições dos modelos discutidos para o ensino presencial, parcialmente presencial e remoto;
- conte com elementos para planejar e implementar estratégicas pedagógicas suportadas pelo ensino híbrido com foco na participação efetiva e na autoria dos estudantes.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- reconheça seu papel, suas responsabilidades e possibilidades nos diferentes modelos de ensino híbrido explorados no curso;
- identifique recursos e suportes para sua aprendizagem em aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas;
- cultive e exercite a curiosidade, o pensamento crítico e inventivo independentemente da modalidade de ensino;
- mostre-se capaz de ajudar e ser ajudado em cenários de desafios e novidades, fortalecendo a competência de cooperação.
Como a BNCC é abordada?
O curso apresenta um módulo específico que apresenta a estrutura e os principais conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a necessidade de observar as orientações do documento na construção de propostas pedagógicas independentemente do contexto e da modalidade de ensino. No módulo, além do suporte teórico e conceitual, é compartilhado um passo a passo para planejar uma proposta de aula alinhada às indicações constantes no documento.
Ao longo da formação, é analisado e exemplificado o caminho que a BNCC percorre até chegar à sala de aula, ou seja, como deve ser contemplada no planejamento do professor para possibilitar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Em todas as unidades, são discutidos planos de aula concretos, com objetivos de aprendizagem orientados por habilidades de diferentes componentes curriculares nas etapas do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio.
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Esta formação, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande, busca ajudar professores e gestores a implementarem caminhos para recompor aprendizagens dos estudantes e investir em seu protagonismo, considerando as potencialidades do ensino híbrido na ampliação de tempos, espaços e recursos para construir o conhecimento.
Por meio de práticas concretas de professores da educação básica e inspirações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, são explorados diferentes modelos de ensino híbrido: rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida e modelo virtual aprimorado. Também são discutidas e exemplificadas adaptações das estratégias apresentadas para as aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas, incluindo cenários de pequeno acesso a tecnologias digitais.
Conteúdo programático
Unidade 1: BNCC - o que é e como levá-la para a sala de aula
Apresenta a estrutura e os principais conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular. Discute os papéis de gestores, professores e alunos para a implementação da BNCC e orienta o educador, por meio de exemplos práticos, na elaboração de propostas alinhadas à Base.
Unidade 2: Ensino híbrido - rotação por estações
Trata do modelo de rotação por estações como uma valiosa e produtiva possibilidade de trabalho em sala de aula presencial, que pode inspirar práticas em contextos remotos e parcialmente presenciais. São abordados temas como o papel do professor e dos alunos, o tipo de atividade a ser realizada em cada estação, como driblar a dificuldade de acesso às tecnologias digitais e como avaliar os alunos quando o modelo de rotação por estações é colocado em cena.
Unidade 3: Ensino híbrido: laboratório rotacional
Aborda o modelo de laboratório rotacional como uma estratégia potente de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas nos contextos remoto e parcialmente presencial (inclusive em instituições sem laboratório de informática e sem acesso à internet). São abordados temas como autonomia dos alunos, docência reflexiva, espaços escolares e recursos digitais na avaliação.
Unidade 4: Ensino híbrido - sala de aula invertida
Trata do modelo de sala de aula invertida como mais uma promissora estratégia de trabalho para os contextos de ensino presencial, remoto e parcialmente presencial. São abordados temas como cultura escolar, ressignificação de projetos de sucesso, autonomia dos alunos e avaliação.
Unidade 5: Ensino híbrido - modelo virtual aprimorado
Aborda o modelo virtual aprimorado como estratégia de trabalho com flexibilidade para adaptação aos cenários de ensino presencial e remoto (inclusive em instituições sem conectividade). São abordados temas como lição de casa, engajamento dos alunos, roteiros de estudo e importância do feedback.
Unidade 6: Ensino híbrido - como selecionar e trabalhar com os modelos
Apresenta possibilidades de explorar os modelos de maneira integrada. São abordados temas como plataformas adaptativas, formação continuada, reconhecimento de demandas e intencionalidade pedagógica.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- compreenda os diferentes conceitos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como ela se estrutura e como preparar propostas alinhadas à Base nos contextos de ensino presencial, parcialmente presencial e remoto;
- compreenda o conceito de ensino híbrido;
- conheça diferentes modelos de ensino híbrido – Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida e Modelo Virtual Aprimorado – e as combinações que oportunizam;
- identifique as contribuições dos modelos discutidos para o ensino presencial, parcialmente presencial e remoto;
- conte com elementos para planejar e implementar estratégicas pedagógicas suportadas pelo ensino híbrido com foco na participação efetiva e na autoria dos estudantes.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- reconheça seu papel, suas responsabilidades e possibilidades nos diferentes modelos de ensino híbrido explorados no curso;
- identifique recursos e suportes para sua aprendizagem em aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas;
- cultive e exercite a curiosidade, o pensamento crítico e inventivo independentemente da modalidade de ensino;
- mostre-se capaz de ajudar e ser ajudado em cenários de desafios e novidades, fortalecendo a competência de cooperação.
Como a BNCC é abordada?
O curso apresenta um módulo específico que apresenta a estrutura e os principais conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a necessidade de observar as orientações do documento na construção de propostas pedagógicas independentemente do contexto e da modalidade de ensino. No módulo, além do suporte teórico e conceitual, é compartilhado um passo a passo para planejar uma proposta de aula alinhada às indicações constantes no documento.
Ao longo da formação, é analisado e exemplificado o caminho que a BNCC percorre até chegar à sala de aula, ou seja, como deve ser contemplada no planejamento do professor para possibilitar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Em todas as unidades, são discutidos planos de aula concretos, com objetivos de aprendizagem orientados por habilidades de diferentes componentes curriculares nas etapas do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio.
Centro Universitário Braz Cubas