Ensino híbrido: como fazer na minha escola?

Caminhos para a Inovação:   Cultura Digital Tempo e Espaço Currículo

Seja bem-vindo(a)!

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças inéditas na educação em todos os países. O ensino remoto se transformou em única opção por vários meses. No Brasil, somaram-se aos desafios de aprendizagem as dificuldades de infraestrutura e conectividade vividas por centenas de escolas e famílias.

Na busca por ajudar professores e gestores a implementarem caminhos para recuperar aprendizagens dos estudantes, investir em seu protagonismo e repensar a educação, considerando os múltiplos contextos presentes em nosso país, nasce o curso Ensino híbrido: como fazer na minha escola?

A formação é fruto da parceria entre Nova Escola, ProFuturo, Fundação Lemann, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande. Por meio de práticas concretas de professores da educação básica e inspirações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, são explorados diferentes modelos de ensino híbrido: Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida e Modelo Virtual Aprimorado. Também são discutidas e exemplificadas adaptações das estratégias apresentadas para aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas, incluindo cenários de pequeno acesso a tecnologias digitais. Ao final do curso, o professor contará com elementos para planejar e implementar ações pedagógicas suportadas pelo ensino híbrido com foco na autoria e na participação efetiva dos estudantes.

Período de Realização: 21 de junho a 19 de julho
Próximas turmas


Carga Horária: 54h

Áreas do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Autoformativo


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Nova Escola, Eliane Siqueira, Fernando de Mello Trevisani, Ailton Luiz Camargo, Flávia Moura e Carla Fernanda Ferreira Pires.

Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro




Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Empatia e cooperação
Cultura Digital