*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Você sabe quais frutas podem ser cultivadas na sua região? Acha que é possível ter frutas frescas e colhidas diretamente do pé o ano todo em um pomar doméstico? E como desenvolvê-lo?
O curso abordará essas questões, trazendo subsídios para o planejamento e a implementação de um pomar na sua escola. Venha explorar as conexões dessa prática com importantes aprendizagens, como características das plantas frutíferas, desenvolvimento dos frutos, hábitos alimentares saudáveis e preservação ambiental, favorecendo a compreensão desses processos por parte dos alunos.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Foi incrível a experiência de trabalhar o conteúdo do curso com os alunos, desenvolvemos ações que culminaram com o plantio de várias árvores frutíferas, tanto na escola como em outros lugares da cidade.
Carlos Magno Farias Rodrigues, PB.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Primeiros passos - semeando a compreensão da fruta e do pomar
Na unidade 1, são discutidos diversos elementos que fundamentam e contextualizam a implementação de um pomar doméstico, como os tipos de plantas frutíferas e sua relação com o ambiente, as características da fruticultura, em especial no Brasil e em suas regiões, o desenvolvimento dos frutos, sua sazonalidade e a importância de conhecer esse processo (assim como favorecer sua compreensão por parte dos alunos).
Unidade 2: Mãos na massa - planejando e implementando o pomar
A unidade 2 busca aproximar professores e alunos da proposta de implementação de um pomar. São experimentadas as etapas de planejamento, preparação, cultivo e tratos culturais, com inspirações sobre práticas possíveis nas diferentes fases desse agradável desafio pedagógico.
Unidade 3: Pomar doméstico - um prato cheio para ter qualidade de vida
O foco da unidade 3 é a alimentação saudável. Serão conhecidas estratégias e ações que podem contribuir com a qualificação do consumo alimentar e a melhoria da saúde dos aprendizes por meio do seu envolvimento ativo.
ALINHAMENTO À BNCC
Na primeira unidade do curso, é possível estabelecer uma conexão direta entre a criação de um pomar, com seus alunos, e a abordagem do conhecimento das Ciências Naturais no que diz respeito à saúde individual e coletiva com base em princípios éticos, sustentáveis e solidários. Ainda, pode-se identificar na compreensão dos conceitos das ciências o empreendimento humano, assim como dispor de alternativas de propagação do conhecimento científico vinculadas ao dia a dia dos estudantes. A unidade 2 oferece um passo a passo para planejar e implementar um pomar na escola ou comunidade. Esse processo aborda, igualmente, uma série de competências previstas na BNCC. Desde os primeiros passos – a seleção da variedade do plantio e do local –, são requeridas a compreensão de conceitos como clima, solo, temperatura e a investigação científica, que favorece a análise fundamentada e a busca de evidências. A construção de um pomar materializa, assim, a ação sustentada por conhecimentos das Ciências da Natureza e a tomada de decisões guiada pelo desejo de manutenção da saúde individual e coletiva. A terceira unidade do curso convida à abordagem de conhecimentos científicos vinculados à alimentação humana (nutrientes, componentes químicos, sistema digestório, etc.). Além das competências mobilizadas nas unidades anteriores, os conteúdos da unidade 3 instigam o apreciar e o cuidar de si e do outro, valorizando o bem-estar e a saúde no âmbito pessoal e coletivo.
No ensino médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 553), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, com vistas a melhorar as condições de vida, de utilizar interpretações sobre a dinâmica da vida e da Terra, dos seres vivos e do universo, fundamentando decisões éticas e responsáveis, e de investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Planejamento do pomar
Opção 1: planejamento da implantação de um pomar doméstico com base nas orientações disponibilizadas, contemplando todas as etapas descritas. Depois de concluído o planejamento, indicação de possíveis resultados da aplicação da prática com alunos.
Opção 2: escolha e “defesa” de uma fruta, a partir do mapeamento da fruticultura na região, para integração ao “pomar do grupo”, conforme as orientações disponibilizadas. Depois de concluído o planejamento, assim como na opção 1, indicação de possíveis resultados da aplicação da prática com alunos.
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Você sabe quais frutas podem ser cultivadas na sua região? Acha que é possível ter frutas frescas e colhidas diretamente do pé o ano todo em um pomar doméstico? E como desenvolvê-lo?
O curso abordará essas questões, trazendo subsídios para o planejamento e a implementação de um pomar na sua escola. Venha explorar as conexões dessa prática com importantes aprendizagens, como características das plantas frutíferas, desenvolvimento dos frutos, hábitos alimentares saudáveis e preservação ambiental, favorecendo a compreensão desses processos por parte dos alunos.
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Foi incrível a experiência de trabalhar o conteúdo do curso com os alunos, desenvolvemos ações que culminaram com o plantio de várias árvores frutíferas, tanto na escola como em outros lugares da cidade.
Carlos Magno Farias Rodrigues, PB.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Primeiros passos - semeando a compreensão da fruta e do pomar
Na unidade 1, são discutidos diversos elementos que fundamentam e contextualizam a implementação de um pomar doméstico, como os tipos de plantas frutíferas e sua relação com o ambiente, as características da fruticultura, em especial no Brasil e em suas regiões, o desenvolvimento dos frutos, sua sazonalidade e a importância de conhecer esse processo (assim como favorecer sua compreensão por parte dos alunos).
Unidade 2: Mãos na massa - planejando e implementando o pomar
A unidade 2 busca aproximar professores e alunos da proposta de implementação de um pomar. São experimentadas as etapas de planejamento, preparação, cultivo e tratos culturais, com inspirações sobre práticas possíveis nas diferentes fases desse agradável desafio pedagógico.
Unidade 3: Pomar doméstico - um prato cheio para ter qualidade de vida
O foco da unidade 3 é a alimentação saudável. Serão conhecidas estratégias e ações que podem contribuir com a qualificação do consumo alimentar e a melhoria da saúde dos aprendizes por meio do seu envolvimento ativo.
ALINHAMENTO À BNCC
Na primeira unidade do curso, é possível estabelecer uma conexão direta entre a criação de um pomar, com seus alunos, e a abordagem do conhecimento das Ciências Naturais no que diz respeito à saúde individual e coletiva com base em princípios éticos, sustentáveis e solidários. Ainda, pode-se identificar na compreensão dos conceitos das ciências o empreendimento humano, assim como dispor de alternativas de propagação do conhecimento científico vinculadas ao dia a dia dos estudantes. A unidade 2 oferece um passo a passo para planejar e implementar um pomar na escola ou comunidade. Esse processo aborda, igualmente, uma série de competências previstas na BNCC. Desde os primeiros passos – a seleção da variedade do plantio e do local –, são requeridas a compreensão de conceitos como clima, solo, temperatura e a investigação científica, que favorece a análise fundamentada e a busca de evidências. A construção de um pomar materializa, assim, a ação sustentada por conhecimentos das Ciências da Natureza e a tomada de decisões guiada pelo desejo de manutenção da saúde individual e coletiva. A terceira unidade do curso convida à abordagem de conhecimentos científicos vinculados à alimentação humana (nutrientes, componentes químicos, sistema digestório, etc.). Além das competências mobilizadas nas unidades anteriores, os conteúdos da unidade 3 instigam o apreciar e o cuidar de si e do outro, valorizando o bem-estar e a saúde no âmbito pessoal e coletivo.
No ensino médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 553), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, com vistas a melhorar as condições de vida, de utilizar interpretações sobre a dinâmica da vida e da Terra, dos seres vivos e do universo, fundamentando decisões éticas e responsáveis, e de investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Planejamento do pomar
Opção 1: planejamento da implantação de um pomar doméstico com base nas orientações disponibilizadas, contemplando todas as etapas descritas. Depois de concluído o planejamento, indicação de possíveis resultados da aplicação da prática com alunos.
Opção 2: escolha e “defesa” de uma fruta, a partir do mapeamento da fruticultura na região, para integração ao “pomar do grupo”, conforme as orientações disponibilizadas. Depois de concluído o planejamento, assim como na opção 1, indicação de possíveis resultados da aplicação da prática com alunos.
Carga Horária
20h