TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A formação propõe e compartilha diferentes experiências educacionais fundamentadas na aprendizagem colaborativa. Entre as iniciativas abordadas, estão possibilidades do pacote G Suite for Education (Google), atividades geointerativas, matrizes de avaliação e modelos de gestão participativa do trabalho mediado por recursos digitais. O curso proporciona inspirações para os diferentes regimes de ensino hoje vivenciados pelas escolas, atendendo modelos híbridos, remotos e presenciais.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração, a gestão participativa e o aprender fazendo.

Já utilizava alguns recursos, entretanto, com o curso, aprimorei muito meus conhecimentos e estou desenvolvendo com mais propriedade e dinamismo. Parabéns à Plataforma Escolas Conectadas pela iniciativa e excelente conteúdo.

Fabrício Marques, SP.

Objetivos

A formação propõe e compartilha diferentes experiências educacionais fundamentadas na aprendizagem colaborativa. Entre as iniciativas abordadas, estão possibilidades do pacote G Suite for Education (Google), atividades geointerativas, matrizes de avaliação e modelos de gestão participativa do trabalho mediado por recursos digitais na escola.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• compreenda os recursos digitais e a conectividade como propulsores da autoria, da colaboração e da gestão participativa do trabalho;
  • conheça e explore ferramentas multimídia como os sistemas de atividades geointerativas;
  • investigue novos meios de empreender a avaliação, como as matrizes orientadas por competências;
  • identifique e aplique métodos para incentivar a criatividade e o learning by doing (aprender fazendo).

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• utilize com gradativo aumento de fluência ferramentas de produção colaborativa multimídia;
  • crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista nestas produções;
  • desenvolva a capacidade de se autoavaliar, identificando desafios e potencialidades na sua trajetória como aluno e autor na rede.

Módulo 1: Google Drive – seus usos didáticos

O módulo 1 apresenta alternativas para a criação e o armazenamento de dados, como o Google Drive, e explora aplicativos on-line que apoiam experiências educativas.

Módulo 2: Elaboração de experiências informacionais na rede

No módulo 2, são analisados diferentes modelos de atividades educativas que podem ser realizadas em rede, assim como as fases de sua criação.

Módulo 3: Desenho de rubricas para avaliar

O módulo 3 aborda a avaliação por competências, matrizes de avaliação e o uso de rubricas de aprendizagem em atividades alinhadas às demandas da cultura digital.

Módulo 4: Criação de experiências educacionais

No módulo 4, são examinadas diferentes propostas para a organização do trabalho colaborativo no desenvolvimento de experiências educacionais com uso de tecnologias digitais.

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Autoformativo (sem mediação)

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Fabrício Marques, SP.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

• crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista nestas produções;