Água: gotas de conscientização
Água: gotas de conscientização
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O mundo passou recentemente por um momento extremamente delicado: a pandemia do novo coronavírus. Mais de 520 milhões de pessoas foram infectadas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Você deve estar se perguntando: qual a relação da pandemia com este curso? Ela está em um gesto que pode salvar vidas: lavar as mãos. A necessidade de lavar as mãos várias vezes ao dia nos mostra o quanto precisamos da água e nos move a pensar em como cuidar desse precioso recurso para que ele não falte a ninguém. Como evitar que crises hídricas aconteçam? O que cada um de nós pode fazer para cuidar da água? Como trabalhar essa temática com nossos alunos?

O curso tem o objetivo de discutir tais questões e conscientizar sobre a água, sua importância para os seres vivos e formas de preservação. Propõe, ainda, práticas e inspirações alinhadas a competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor a investigação científica e o debate ativo para a constituição de práticas sustentáveis e a busca de soluções para desafios ambientais contemporâneos.

Aproveitei o tema do curso para trabalhar o dia Mundial do Meio Ambiente. Foi um trabalho muito proveitoso e conscientizador, envolvemos a escola, família e a comunidade. Abordamos o desperdício da água e o que podemos fazer para evitá-lo.

Kátia Marques Wanderley Silva, GO.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda a crise hídrica e apoie os estudantes no exame de causas e consequências desse fenômeno;
  • auxilie os estudantes na conscientização sobre a necessidade de economia da água e sobre cuidados com os recursos hídricos;
  • disponha de estratégias para trabalhar com os estudantes formas de preservação da água;
  • inspire-se por meio dos materiais de apoio disponibilizados para realizar seu planejamento pedagógico e implementar ações que abordem a temática.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • entenda a importância da manutenção e da sustentabilidade dos recursos energéticos naturais;
  • desenvolva consciência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente;
  • exerça condutas de economia e cuidado com a água;
  • compreenda os impactos diretos e indiretos da crise hídrica sobre o planeta e a sociedade.

 

UNIDADES

Unidade 1: Afinal, o que sabemos sobre água?

A unidade tem como objetivos entender a formação da água, onde ela está disponível e seu ciclo na natureza, estabelecer as relações entre o ciclo da água e a poluição, conscientizar sobre a importância da água para os seres vivos e identificar a água como meio de vida para muitos organismos.

Unidade 2: Importância da água e formas de preservação

Na unidade 2, são abordadas as formas legais de preservação dos recursos hídricos e medidas de recuperação de recursos hídricos degradados.

Unidade 3: Crise hídrica no Brasil - causas e consequências

A unidade examina as causas e consequências da crise hídrica, formas de combatê-la e meios de apoio à conscientização para a economia da água.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Por meio da aplicação das aprendizagens proporcionadas pelo curso, os estudantes são incentivados a avaliar implicações de políticas socioambientais e pensar formas de preservar os recursos hídricos. O professor pode trabalhar com seus alunos uma série de fenômenos e processos relativos à crise hídrica e construir, assim, argumentos embasados em dados e evidências científicas para fortalecer a compreensão. Os alunos se verão encorajados a agir pessoal e coletivamente, de forma sustentável, para superar esse desafio atual. A avaliação do ciclo da água, assim como o estudo de estados físicos e de como encontramos a água na natureza, pode incitar a iniciação científica e a busca de evidências, em especial se acompanhadas por intervenções que mobilizem esses processos em relação aos estudantes. Na terceira unidade do curso, o professor tem acesso a conceitos como os de Área de Preservação Permanente (APP) e Unidade de Conservação (UC), entidades responsáveis por conservar o patrimônio biológico nacional, incluindo os recursos hídricos. O trabalho com os papéis e as funções de APPs e UCs fortalece nos alunos a compreensão e o respeito pela flora e fauna das diferentes regiões. Também pode incentivá-los a buscar soluções sustentáveis para problemas socioambientais contemporâneos.

No ensino médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 553), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, com vistas a melhorar as condições de vida, e de investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – O que sabemos sobre a água? - Discussão sobre o ciclo da água na natureza e a problemática da poluição ou realização do experimento indicado, de observação da vida aquática, seguido da publicação dos resultados encontrados.

Atividade 2 – Importância da água e formas de preservação - Relato do trabalho (prioritariamente com alunos) de identificação de um recurso hídrico e de análise de sua qualidade ambiental, observando os itens solicitados.

Atividade 3 – Crise hídrica no Brasil - Reflexão sobre a interligação dos sistemas hídricos e as relações da crise hídrica com o desequilíbrio ambiental.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Modalidade:
Mediado

Autoria:

Profa. Ma. Daiana Maffessoni e Profa. Dra. Juçara Bordin


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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O mundo passou recentemente por um momento extremamente delicado: a pandemia do novo coronavírus. Mais de 520 milhões de pessoas foram infectadas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Você deve estar se perguntando: qual a relação da pandemia com este curso? Ela está em um gesto que pode salvar vidas: lavar as mãos. A necessidade de lavar as mãos várias vezes ao dia nos mostra o quanto precisamos da água e nos move a pensar em como cuidar desse precioso recurso para que ele não falte a ninguém. Como evitar que crises hídricas aconteçam? O que cada um de nós pode fazer para cuidar da água? Como trabalhar essa temática com nossos alunos?

O curso tem o objetivo de discutir tais questões e conscientizar sobre a água, sua importância para os seres vivos e formas de preservação. Propõe, ainda, práticas e inspirações alinhadas a competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

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Inova ao propor a investigação científica e o debate ativo para a constituição de práticas sustentáveis e a busca de soluções para desafios ambientais contemporâneos.

Aproveitei o tema do curso para trabalhar o dia Mundial do Meio Ambiente. Foi um trabalho muito proveitoso e conscientizador, envolvemos a escola, família e a comunidade. Abordamos o desperdício da água e o que podemos fazer para evitá-lo.

Kátia Marques Wanderley Silva, GO.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda a crise hídrica e apoie os estudantes no exame de causas e consequências desse fenômeno;
  • auxilie os estudantes na conscientização sobre a necessidade de economia da água e sobre cuidados com os recursos hídricos;
  • disponha de estratégias para trabalhar com os estudantes formas de preservação da água;
  • inspire-se por meio dos materiais de apoio disponibilizados para realizar seu planejamento pedagógico e implementar ações que abordem a temática.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • entenda a importância da manutenção e da sustentabilidade dos recursos energéticos naturais;
  • desenvolva consciência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente;
  • exerça condutas de economia e cuidado com a água;
  • compreenda os impactos diretos e indiretos da crise hídrica sobre o planeta e a sociedade.

 

UNIDADES

Unidade 1: Afinal, o que sabemos sobre água?

A unidade tem como objetivos entender a formação da água, onde ela está disponível e seu ciclo na natureza, estabelecer as relações entre o ciclo da água e a poluição, conscientizar sobre a importância da água para os seres vivos e identificar a água como meio de vida para muitos organismos.

Unidade 2: Importância da água e formas de preservação

Na unidade 2, são abordadas as formas legais de preservação dos recursos hídricos e medidas de recuperação de recursos hídricos degradados.

Unidade 3: Crise hídrica no Brasil - causas e consequências

A unidade examina as causas e consequências da crise hídrica, formas de combatê-la e meios de apoio à conscientização para a economia da água.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Por meio da aplicação das aprendizagens proporcionadas pelo curso, os estudantes são incentivados a avaliar implicações de políticas socioambientais e pensar formas de preservar os recursos hídricos. O professor pode trabalhar com seus alunos uma série de fenômenos e processos relativos à crise hídrica e construir, assim, argumentos embasados em dados e evidências científicas para fortalecer a compreensão. Os alunos se verão encorajados a agir pessoal e coletivamente, de forma sustentável, para superar esse desafio atual. A avaliação do ciclo da água, assim como o estudo de estados físicos e de como encontramos a água na natureza, pode incitar a iniciação científica e a busca de evidências, em especial se acompanhadas por intervenções que mobilizem esses processos em relação aos estudantes. Na terceira unidade do curso, o professor tem acesso a conceitos como os de Área de Preservação Permanente (APP) e Unidade de Conservação (UC), entidades responsáveis por conservar o patrimônio biológico nacional, incluindo os recursos hídricos. O trabalho com os papéis e as funções de APPs e UCs fortalece nos alunos a compreensão e o respeito pela flora e fauna das diferentes regiões. Também pode incentivá-los a buscar soluções sustentáveis para problemas socioambientais contemporâneos.

No ensino médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 553), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, com vistas a melhorar as condições de vida, e de investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – O que sabemos sobre a água? - Discussão sobre o ciclo da água na natureza e a problemática da poluição ou realização do experimento indicado, de observação da vida aquática, seguido da publicação dos resultados encontrados.

Atividade 2 – Importância da água e formas de preservação - Relato do trabalho (prioritariamente com alunos) de identificação de um recurso hídrico e de análise de sua qualidade ambiental, observando os itens solicitados.

Atividade 3 – Crise hídrica no Brasil - Reflexão sobre a interligação dos sistemas hídricos e as relações da crise hídrica com o desequilíbrio ambiental.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Modalidade:
Mediado

Autoria:

Profa. Ma. Daiana Maffessoni e Profa. Dra. Juçara Bordin


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Água: gotas de conscientização
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

50h