Professora sorri ao lado de aluna que manuseia um tablet.
Alfabetizando na cultura digital
Alfabetizando na cultura digital
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros.

Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita?

Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao compartilhar estratégias e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de alfabetização e letramento, com suporte da cultura digital.

Hoje resolvi escrever estas poucas linhas para dizer quão feliz estou pela oportunidade de ter participado desse curso. Reconheço que a educação brasileira passa por momentos difíceis. Todavia, ao ler alguns dos projetos que aqui estão, pude notar que existem muitos professores competentes, capazes de elaborar aulas que despertem nos alunos a vontade de aprender.

Marli Teodoro de Oliveira dos Santos, GO

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • amplie seu conhecimento sobre propostas de diagnóstico do nível de apropriação da leitura e da escrita;
  • conheça e explore benefícios da cultura digital para os processos de alfabetização e letramento;
  • fortaleça iniciativas de autoria, literatura, investigação e comunicação como práticas sociais capazes de potencializar o desenvolvimento da língua escrita.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
  • consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
  • habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
  • desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.

 

UNIDADES

Unidade 1: Conhecendo as hipóteses de escrita

A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento no contexto da cultura digital e aborda meios de conhecer as hipóteses das crianças a respeito da escrita, assim como sua compreensão leitora. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os níveis de conhecimento de cada aluno.

Unidade 2: Apoiando o ingresso no mundo letrado

A unidade 2 reúne estratégias pedagógicas envolvendo autoria, literatura, investigação e comunicação para apoiar o ingresso das crianças no mundo letrado por meio do interesse na escrita. São privilegiadas ações adaptáveis a diferentes regimes de ensino.

Unidade 3: Compartilhando aprendizagens

Na unidade 3, os professores são convidados a compartilhar práticas que têm se mostrado promissoras para auxiliar seus alunos na apropriação e no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de ideias e experiências.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso propõe experimentar.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos | Desenvolvimento de uma sondagem diagnóstica para conhecer o nível de leitura e escrita dos alunos e posterior compartilhamento de condutas e resultados observados.

Atividade 2 – Histórias para todos | Realização de recomendação fundamentada de uma obra literária infantil com vistas ao apoio à alfabetização e ao letramento.

Atividade 3 – Compartilhando aprendizagens | Construção e compartilhamento de uma prática para auxiliar os alunos na apropriação e no desenvolvimento da escrita, observando todos os itens solicitados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Empatia e cooperação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros.

Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita?

Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.

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Inova ao compartilhar estratégias e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de alfabetização e letramento, com suporte da cultura digital.

Hoje resolvi escrever estas poucas linhas para dizer quão feliz estou pela oportunidade de ter participado desse curso. Reconheço que a educação brasileira passa por momentos difíceis. Todavia, ao ler alguns dos projetos que aqui estão, pude notar que existem muitos professores competentes, capazes de elaborar aulas que despertem nos alunos a vontade de aprender.

Marli Teodoro de Oliveira dos Santos, GO

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • amplie seu conhecimento sobre propostas de diagnóstico do nível de apropriação da leitura e da escrita;
  • conheça e explore benefícios da cultura digital para os processos de alfabetização e letramento;
  • fortaleça iniciativas de autoria, literatura, investigação e comunicação como práticas sociais capazes de potencializar o desenvolvimento da língua escrita.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
  • consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
  • habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
  • desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.

 

UNIDADES

Unidade 1: Conhecendo as hipóteses de escrita

A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento no contexto da cultura digital e aborda meios de conhecer as hipóteses das crianças a respeito da escrita, assim como sua compreensão leitora. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os níveis de conhecimento de cada aluno.

Unidade 2: Apoiando o ingresso no mundo letrado

A unidade 2 reúne estratégias pedagógicas envolvendo autoria, literatura, investigação e comunicação para apoiar o ingresso das crianças no mundo letrado por meio do interesse na escrita. São privilegiadas ações adaptáveis a diferentes regimes de ensino.

Unidade 3: Compartilhando aprendizagens

Na unidade 3, os professores são convidados a compartilhar práticas que têm se mostrado promissoras para auxiliar seus alunos na apropriação e no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de ideias e experiências.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso propõe experimentar.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos | Desenvolvimento de uma sondagem diagnóstica para conhecer o nível de leitura e escrita dos alunos e posterior compartilhamento de condutas e resultados observados.

Atividade 2 – Histórias para todos | Realização de recomendação fundamentada de uma obra literária infantil com vistas ao apoio à alfabetização e ao letramento.

Atividade 3 – Compartilhando aprendizagens | Construção e compartilhamento de uma prática para auxiliar os alunos na apropriação e no desenvolvimento da escrita, observando todos os itens solicitados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Empatia e cooperação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Alfabetizando na cultura digital
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Certificado Incluso

Carga Horária

50h