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Certificado De Autorização Secap/Me Nº 01.013577/2021

Cinco crianças leem livros e revistas sentadas ao redor de uma mesa acompanhadas da professora, de pé, que folheia uma das publicações.
Alfabetizando na diversidade

Período de realização: 27/09 a 25/10

Alfabetizando na diversidade
Indique este curso:

Período de realização: 27/09 a 25/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como bons educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros. 

Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como apoiar as crianças nos processos de alfabetização e letramento em tempos de isolamento social? Como permitir que as aprendizagens continuem e que a rotina de estudos seja preservada apesar da distância física?


Nesta formação, vamos construir, coletivamente, estratégias sustentadas na riqueza de grupos heterogêneos para engajá-los em práticas do mundo letrado. O curso será também um espaço de colaboração e de intercâmbio de ideias para apoiar a alfabetização dos nossos estudantes, seja de forma presencial, seja no modelo remoto.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de diversidade, privilegiando a solidariedade e o respeito às singularidades.

Hoje resolvi escrever estas poucas linhas para dizer quão feliz estou pela oportunidade de ter participado desse curso. Reconheço que a educação brasileira passa por momentos difíceis. Todavia, ao ler alguns dos projetos que aqui estão, pude notar que existem muitos professores competentes, capazes de elaborar aulas que despertem nos alunos a vontade de aprender.

Marli Teodoro de Oliveira dos Santos, GO.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • problematize a visão que restringe as classes multisseriadas a uma dificuldade pedagógica;
  • conheça e explore benefícios da convivência com a diversidade para o desenvolvimento dos alunos no contexto dos processos de alfabetização e de ingresso no mundo letrado;
  • inspire-se por meio dos materiais de apoio disponibilizados para realizar seu planejamento e potencializar sua prática.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
  • consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
  • habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
  • desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.

 

UNIDADES

Unidade 1: Conhecendo o nível de leitura e escrita

A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre o processo de alfabetização na diversidade. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os diferentes níveis de conhecimento de cada aluno.

Unidade 2: Inspiração na diversidade

A unidade 2 é dedicada ao compartilhamento de práticas e inspirações pedagógicas com foco na diversidade, na alfabetização (para além da codificação e da decodificação) e no letramento.

Unidade 3: Praticando as aprendizagens

Nesse panorama atípico que estamos vivendo e que nos desafia a nos reposicionarmos como professores, a proposta da unidade é que cada participante compartilhe uma estratégia que tem utilizado de forma remota ou que acha ser possível desenvolver com crianças em processo de alfabetização durante o período de ensino remoto. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de experiências e inspirações.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso examina e propõe experimentar.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos - Desenvolvimento de sondagens diagnósticas para conhecimento do nível de leitura e escrita dos alunos e posterior compartilhamento de condutas e resultados observados.

Atividade 2 – Histórias para todos - Realização de recomendação fundamentada de uma obra literária infantil com vistas ao apoio à alfabetização.

Atividade 3 – Estratégias para classes multisseriadas - Construção de uma prática de apoio ao desenvolvimento da alfabetização com sustentação em alguma das recomendações compartilhadas na atividade 2.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens

Modalidade:
Mediado


Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Caminhos para a Inovação:
Relações Práticas Currículo

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Período de realização: 27/09 a 25/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como bons educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros. 

Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como apoiar as crianças nos processos de alfabetização e letramento em tempos de isolamento social? Como permitir que as aprendizagens continuem e que a rotina de estudos seja preservada apesar da distância física?


Nesta formação, vamos construir, coletivamente, estratégias sustentadas na riqueza de grupos heterogêneos para engajá-los em práticas do mundo letrado. O curso será também um espaço de colaboração e de intercâmbio de ideias para apoiar a alfabetização dos nossos estudantes, seja de forma presencial, seja no modelo remoto.

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Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de diversidade, privilegiando a solidariedade e o respeito às singularidades.

Hoje resolvi escrever estas poucas linhas para dizer quão feliz estou pela oportunidade de ter participado desse curso. Reconheço que a educação brasileira passa por momentos difíceis. Todavia, ao ler alguns dos projetos que aqui estão, pude notar que existem muitos professores competentes, capazes de elaborar aulas que despertem nos alunos a vontade de aprender.

Marli Teodoro de Oliveira dos Santos, GO.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • problematize a visão que restringe as classes multisseriadas a uma dificuldade pedagógica;
  • conheça e explore benefícios da convivência com a diversidade para o desenvolvimento dos alunos no contexto dos processos de alfabetização e de ingresso no mundo letrado;
  • inspire-se por meio dos materiais de apoio disponibilizados para realizar seu planejamento e potencializar sua prática.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
  • consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
  • habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
  • desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.

 

UNIDADES

Unidade 1: Conhecendo o nível de leitura e escrita

A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre o processo de alfabetização na diversidade. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os diferentes níveis de conhecimento de cada aluno.

Unidade 2: Inspiração na diversidade

A unidade 2 é dedicada ao compartilhamento de práticas e inspirações pedagógicas com foco na diversidade, na alfabetização (para além da codificação e da decodificação) e no letramento.

Unidade 3: Praticando as aprendizagens

Nesse panorama atípico que estamos vivendo e que nos desafia a nos reposicionarmos como professores, a proposta da unidade é que cada participante compartilhe uma estratégia que tem utilizado de forma remota ou que acha ser possível desenvolver com crianças em processo de alfabetização durante o período de ensino remoto. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de experiências e inspirações.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso examina e propõe experimentar.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos - Desenvolvimento de sondagens diagnósticas para conhecimento do nível de leitura e escrita dos alunos e posterior compartilhamento de condutas e resultados observados.

Atividade 2 – Histórias para todos - Realização de recomendação fundamentada de uma obra literária infantil com vistas ao apoio à alfabetização.

Atividade 3 – Estratégias para classes multisseriadas - Construção de uma prática de apoio ao desenvolvimento da alfabetização com sustentação em alguma das recomendações compartilhadas na atividade 2.

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Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens

Modalidade:
Mediado


Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Caminhos para a Inovação:
Relações Práticas Currículo

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Alfabetizando na diversidade
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

27/09 a 25/10

Carga Horária

50h