*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros.
Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita?
Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.
Conteúdo programático
Unidade 1: Conhecendo as hipóteses de escrita
A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento no contexto da cultura digital e aborda meios de conhecer as hipóteses das crianças a respeito da escrita, assim como sua compreensão leitora. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os níveis de conhecimento de cada aluno.
Unidade 2: Apoiando o ingresso no mundo letrado
A unidade 2 reúne estratégias pedagógicas envolvendo autoria, literatura, investigação e comunicação para apoiar o ingresso das crianças no mundo letrado por meio do interesse na escrita. São privilegiadas ações adaptáveis a diferentes regimes de ensino.
Unidade 3: Compartilhando aprendizagens
Na unidade 3, os professores são convidados a compartilhar práticas que têm se mostrado promissoras para auxiliar seus alunos na apropriação e no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de ideias e experiências.
Atividades avaliativas
Atividade 1 – Questionário
Atividade 2 – Fórum Compartilhando aprendizagens - Construção e compartilhamento de uma prática para auxiliar os alunos na apropriação e no desenvolvimento da escrita.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- amplie seu conhecimento sobre propostas de diagnóstico do nível de apropriação da leitura e da escrita;
- conheça e explore benefícios da cultura digital para os processos de alfabetização e letramento;
- fortaleça iniciativas de autoria, literatura, investigação e comunicação como práticas sociais capazes de potencializar o desenvolvimento da língua escrita.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
- consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
- habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
- desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.
Como a BNCC é abordada?
Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso propõe experimentar.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
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Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros.
Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita?
Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.
Conteúdo programático
Unidade 1: Conhecendo as hipóteses de escrita
A unidade 1 do curso propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento no contexto da cultura digital e aborda meios de conhecer as hipóteses das crianças a respeito da escrita, assim como sua compreensão leitora. São examinadas perspectivas teóricas sobre o tema e explorados materiais de diagnóstico para auxiliar a identificar os níveis de conhecimento de cada aluno.
Unidade 2: Apoiando o ingresso no mundo letrado
A unidade 2 reúne estratégias pedagógicas envolvendo autoria, literatura, investigação e comunicação para apoiar o ingresso das crianças no mundo letrado por meio do interesse na escrita. São privilegiadas ações adaptáveis a diferentes regimes de ensino.
Unidade 3: Compartilhando aprendizagens
Na unidade 3, os professores são convidados a compartilhar práticas que têm se mostrado promissoras para auxiliar seus alunos na apropriação e no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ao fim da unidade, é constituído um rico acervo de ideias e experiências.
Atividades avaliativas
Atividade 1 – Questionário
Atividade 2 – Fórum Compartilhando aprendizagens - Construção e compartilhamento de uma prática para auxiliar os alunos na apropriação e no desenvolvimento da escrita.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- amplie seu conhecimento sobre propostas de diagnóstico do nível de apropriação da leitura e da escrita;
- conheça e explore benefícios da cultura digital para os processos de alfabetização e letramento;
- fortaleça iniciativas de autoria, literatura, investigação e comunicação como práticas sociais capazes de potencializar o desenvolvimento da língua escrita.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- avance nos processos de alfabetização e ingresso no mundo letrado, apropriando-se do sistema alfabético de escrita e de sua função social;
- consiga participar de interações sociais mediadas por textos, ainda que com hipóteses de escrita em desenvolvimento;
- habitue-se a considerar em sua comunicação escrita aspectos como objetivo, contexto e interlocutor;
- desenvolva a satisfação de ler e escrever, estabelecendo uma relação afetiva positiva com essas práticas.
Como a BNCC é abordada?
Investir a língua de sentido de uso real é um dos desafios da escola desde os anos iniciais, sobretudo com crianças em etapa de alfabetização, com hipóteses ainda incipientes de escrita. Para a promoção da apropriação da linguagem escrita, é necessário entendê-la como um meio primordial de acesso ao mundo, de produção de conhecimentos e de construção da própria identidade. Incentivar a participação na cultura letrada é papel que se estende à escola e à família, mas cabe à escola suprir a ausência ou a lacuna de trocas simbólicas, em virtude do pequeno acesso a materiais escritos, ainda vivenciada, infelizmente, por muitas crianças. Enriquecer seu repertório requer explorar diferentes meios e suportes, físicos ou digitais, que oportunizem uma familiarização cada vez maior com recursos textuais. Demanda também favorecer práticas e experiências literárias, que instiguem a compreensão textual movida pela satisfação pessoal, pelo desejo de adentrar outras dimensões, como a do lúdico e do imaginário. Todas são estratégias oportunas e promissoras na trajetória de apoio ao desenvolvimento do letramento e da alfabetização, que o curso propõe experimentar.
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