Alfabetizando na diversidade

Caminhos para a Inovação:   Currículo Práticas Relações
Imagem horizontal com visão frontal de mesa de trabalho com professora de pé à esquerda com grupo de alunos sentados ao redor da mesa.

Como bons educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta algum grau de dificuldade na sua aprendizagem, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros. Com a alfabetização, não é diferente. Mesmo cientes das dificuldades que se colocam, somos desafiados a usufruir as incontáveis oportunidades que a diversidade oferece para o desenvolvimento dos aprendizes que ingressam no mundo letrado.

Nesta formação, vamos construir, coletivamente, estratégias e práticas sustentadas na riqueza de grupos heterogêneos reunidos para criar e aprender.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Próximas turmas
14 de setembro a 12 de outubro
07 de dezembro a 04 de janeiro


Carga Horária: 50 horas

Áreas do Conhecimento: Linguagens

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais).

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de diversidade, privilegiando a solidariedade e o respeito às singularidades.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Empatia e cooperação
Cultura Digital

Veja alguns depoimentos sobre o curso

Hoje resolvi escrever estas poucas linhas para dizer quão feliz estou pela oportunidade de ter participado desse curso. Reconheço que a educação brasileira passa por momentos difíceis. Todavia, ao ler alguns dos projetos que aqui estão, pude notar que existem muitos professores competentes, capazes de elaborar aulas que despertem nos alunos a vontade de aprender. Marli Teodoro de Oliveira dos Santos, GO.
"
"