Período de realização: 04/03 a 01/04
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A proposta do curso é tornar o continente antártico mais próximo de você e de seu aluno. A inserção das ciências polares em suas aulas favorece a abordagem de temas relacionados a meio ambiente, mudanças climáticas, elementos dos componentes curriculares de Geografia, História e Ciências. Clima do planeta, efeito estufa, aquecimento global, pesquisas brasileiras na Antártica, aspectos físicos, história e curiosidades sobre a vida animal e vegetal são alguns entre os tópicos explorados, acompanhados de inspirações e sugestões de práticas. Participe e torne-se um(a) educador(a) desbravador(a) da Antártica!
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
A proposta foi super interessante, e as atividades, estimulantes e diferenciadas. É uma realidade completamente distinta da qual os alunos estão habituados.
Mariana Karoline Dias Coelho, ES.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: A Antártica, o Brasil e o clima do planeta
Que vínculo existe entre a Antártica e o aquecimento global? E o buraco na camada de ozônio: qual a sua conexão com a Antártica? Por que o continente gelado tem relação com as mudanças climáticas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo? Estas e outras questões são exploradas na unidade 1 do curso.
Unidade 2: Conhecendo a geografia e um pouco da história da Antártica
Na unidade 2, são abordadas a história e a geografia da Antártica: quando e como este continente foi descoberto, principais navegadores que o exploraram, sua localização, seus limites e aspectos como clima, relevo, manto de gelo e oceano austral.
Unidade 3: Vida na Antártica
A unidade 3 é dedicada ao estudo das diferentes formas de vida da Antártica, incluindo plantas, algas, fungos e vida animal presentes no continente.
ALINHAMENTO À BNCC
O tema do aquecimento global, do efeito estufa e das possíveis causas e consequências das alterações climáticas norteia uma série de abordagens possíveis em sala de aula. Pode-se trabalhar com os estudantes diversas questões de cunho científico e socioambiental no sentido de conscientização quanto a esses desafios e de busca de soluções para os mesmos. Abrir esse campo de discussões pode contribuir com a promoção no aluno do entendimento de implicações de decisões tomadas e de engajamento em um debate que vise a ações embasadas em princípios éticos e sustentáveis. A abordagem do continente antártico é também uma ótima oportunidade de se trabalharem em sala de aula conhecimentos geográficos e históricos, que abrangem desde sua interação com a ocupação humana ao longo do tempo até o desenvolvimento do pensamento espacial, passando pela percepção de como a humanidade impacta o espaço em que vive. Estudos sobre fauna, flora e curiosidades antárticas podem encorajar os alunos a explorarem, com apoio do professor, conceitos estruturantes das Ciências da Natureza. A pesquisa científica, caracterizada pela busca de respostas e evidências com embasamento teórico, também pode ser mobilizada. Pode-se, por exemplo, investigar o porquê de os fungos e liquens se adaptarem às condições climáticas encontradas na Antártica. Esse tipo de análise favorece ao aluno a compreensão de outros fenômenos e processos relativos ao mundo natural.
No ensino médio (BRASIL, 2018, p. 553, 561), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de análise e interpretação sobre a dinâmica da vida e da Terra, a evolução dos seres vivos e do universo, fundamentando decisões éticas e responsáveis (Ciências da Natureza e suas Tecnologias), e de análise da formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
ATIVIDADE AVALIATIVA
Aprendizagens antárticas
Compartilhamento de informações que foram relevantes no percurso da formação por meio da elaboração de uma apresentação que sintetize as aprendizagens e inclua as vinculações com os conceitos solicitados.
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A proposta do curso é tornar o continente antártico mais próximo de você e de seu aluno. A inserção das ciências polares em suas aulas favorece a abordagem de temas relacionados a meio ambiente, mudanças climáticas, elementos dos componentes curriculares de Geografia, História e Ciências. Clima do planeta, efeito estufa, aquecimento global, pesquisas brasileiras na Antártica, aspectos físicos, história e curiosidades sobre a vida animal e vegetal são alguns entre os tópicos explorados, acompanhados de inspirações e sugestões de práticas. Participe e torne-se um(a) educador(a) desbravador(a) da Antártica!
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A proposta foi super interessante, e as atividades, estimulantes e diferenciadas. É uma realidade completamente distinta da qual os alunos estão habituados.
Mariana Karoline Dias Coelho, ES.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: A Antártica, o Brasil e o clima do planeta
Que vínculo existe entre a Antártica e o aquecimento global? E o buraco na camada de ozônio: qual a sua conexão com a Antártica? Por que o continente gelado tem relação com as mudanças climáticas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo? Estas e outras questões são exploradas na unidade 1 do curso.
Unidade 2: Conhecendo a geografia e um pouco da história da Antártica
Na unidade 2, são abordadas a história e a geografia da Antártica: quando e como este continente foi descoberto, principais navegadores que o exploraram, sua localização, seus limites e aspectos como clima, relevo, manto de gelo e oceano austral.
Unidade 3: Vida na Antártica
A unidade 3 é dedicada ao estudo das diferentes formas de vida da Antártica, incluindo plantas, algas, fungos e vida animal presentes no continente.
ALINHAMENTO À BNCC
O tema do aquecimento global, do efeito estufa e das possíveis causas e consequências das alterações climáticas norteia uma série de abordagens possíveis em sala de aula. Pode-se trabalhar com os estudantes diversas questões de cunho científico e socioambiental no sentido de conscientização quanto a esses desafios e de busca de soluções para os mesmos. Abrir esse campo de discussões pode contribuir com a promoção no aluno do entendimento de implicações de decisões tomadas e de engajamento em um debate que vise a ações embasadas em princípios éticos e sustentáveis. A abordagem do continente antártico é também uma ótima oportunidade de se trabalharem em sala de aula conhecimentos geográficos e históricos, que abrangem desde sua interação com a ocupação humana ao longo do tempo até o desenvolvimento do pensamento espacial, passando pela percepção de como a humanidade impacta o espaço em que vive. Estudos sobre fauna, flora e curiosidades antárticas podem encorajar os alunos a explorarem, com apoio do professor, conceitos estruturantes das Ciências da Natureza. A pesquisa científica, caracterizada pela busca de respostas e evidências com embasamento teórico, também pode ser mobilizada. Pode-se, por exemplo, investigar o porquê de os fungos e liquens se adaptarem às condições climáticas encontradas na Antártica. Esse tipo de análise favorece ao aluno a compreensão de outros fenômenos e processos relativos ao mundo natural.
No ensino médio (BRASIL, 2018, p. 553, 561), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de análise e interpretação sobre a dinâmica da vida e da Terra, a evolução dos seres vivos e do universo, fundamentando decisões éticas e responsáveis (Ciências da Natureza e suas Tecnologias), e de análise da formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
ATIVIDADE AVALIATIVA
Aprendizagens antárticas
Compartilhamento de informações que foram relevantes no percurso da formação por meio da elaboração de uma apresentação que sintetize as aprendizagens e inclua as vinculações com os conceitos solicitados.
Período de realização
04/03 a 01/04
Carga Horária
20h