Período de realização: 13/03 a 24/04
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Um currículo priorizado tem como função apoiar aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Parte do que eles sabem e do que precisam aprender para seguir avançando. Contudo, selecionar essas aprendizagens tem sido um desafio para educadores de todo o País após o período de pandemia.
Ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas é o principal objetivo deste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo. Na formação, exploraremos o significado de continuum curricular, os instrumentos de priorização disponíveis e o planejamento de aulas de modo a favorecer a aceleração das aprendizagens sem deixar de lado os parâmetros já definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Daremos ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso agrega a minha área de atuação informações importantes e com isso posso fortalecer a ação pedagógica, compartilhar com colegas e alinhar meu planejamento.
Aldina dos Santos, BA.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A priorização curricular parte das habilidades essenciais a serem desenvolvidas ao longo de cada ano escolar apresentadas pela BNCC. As características de horizontalidade e espiralidade da Base permitem que um mesmo objeto de conhecimento seja retomado e tratado com gradativo aumento da complexidade, viabilizando a progressão de aprendizagens e o continuum curricular. Cabe destacar que os Mapas de Foco e demais instrumentos de priorização não substituem a BNCC; ao contrário, a tomam como referência para apoiar a progressão de aprendizagens estruturantes de cada componente curricular segundo mapas cognitivos estabelecidos com rigor científico, mantendo as premissas dos documentos norteadores das redes de ensino.
Trajetória
Ao todo, você terá acesso a três unidades formativas, cada uma com dois módulos.
Módulo 1 – Aprendizagens prioritárias: como, onde, por quê?
No Módulo 1, nosso objetivo é que você seja capaz de relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de trabalhar as aprendizagens prioritárias.
Módulo 2 – Instrumentos de priorização curricular
No Módulo 2, esperamos que você possa identificar um instrumento de priorização curricular e aprofundar as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”.
Módulo 3 – Aprendizagens focais para a alfabetização em Língua Portuguesa
No Módulo 3, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, exploraremos exemplos concretos e realizaremos atividades práticas.
Módulo 4 – BNCC e a seleção de habilidades focais para o letramento matemático
No Módulo 4, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização curricular no componente de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, igualmente acompanhados de exemplos concretos e atividades práticas.
Módulo 5 – Experiências que apoiam a aceleração das aprendizagens
No Módulo 5, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Para isso, vamos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem.
Módulo 6 – Aplicando as ideias de priorização curricular no planejamento
No Módulo 6, convidamos você a vivenciar situações distintas com duas professoras que estão buscando compreender mais e melhor a priorização e fazê-la acontecer em sala de aula. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e ajudá-las com o planejamento de experiências que favoreçam a priorização.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Kátia Chiaradia e Roberta Braga Manes da Silva
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Um currículo priorizado tem como função apoiar aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Parte do que eles sabem e do que precisam aprender para seguir avançando. Contudo, selecionar essas aprendizagens tem sido um desafio para educadores de todo o País após o período de pandemia.
Ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas é o principal objetivo deste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo. Na formação, exploraremos o significado de continuum curricular, os instrumentos de priorização disponíveis e o planejamento de aulas de modo a favorecer a aceleração das aprendizagens sem deixar de lado os parâmetros já definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Daremos ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso agrega a minha área de atuação informações importantes e com isso posso fortalecer a ação pedagógica, compartilhar com colegas e alinhar meu planejamento.
Aldina dos Santos, BA.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A priorização curricular parte das habilidades essenciais a serem desenvolvidas ao longo de cada ano escolar apresentadas pela BNCC. As características de horizontalidade e espiralidade da Base permitem que um mesmo objeto de conhecimento seja retomado e tratado com gradativo aumento da complexidade, viabilizando a progressão de aprendizagens e o continuum curricular. Cabe destacar que os Mapas de Foco e demais instrumentos de priorização não substituem a BNCC; ao contrário, a tomam como referência para apoiar a progressão de aprendizagens estruturantes de cada componente curricular segundo mapas cognitivos estabelecidos com rigor científico, mantendo as premissas dos documentos norteadores das redes de ensino.
Trajetória
Ao todo, você terá acesso a três unidades formativas, cada uma com dois módulos.
Módulo 1 – Aprendizagens prioritárias: como, onde, por quê?
No Módulo 1, nosso objetivo é que você seja capaz de relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de trabalhar as aprendizagens prioritárias.
Módulo 2 – Instrumentos de priorização curricular
No Módulo 2, esperamos que você possa identificar um instrumento de priorização curricular e aprofundar as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”.
Módulo 3 – Aprendizagens focais para a alfabetização em Língua Portuguesa
No Módulo 3, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, exploraremos exemplos concretos e realizaremos atividades práticas.
Módulo 4 – BNCC e a seleção de habilidades focais para o letramento matemático
No Módulo 4, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização curricular no componente de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, igualmente acompanhados de exemplos concretos e atividades práticas.
Módulo 5 – Experiências que apoiam a aceleração das aprendizagens
No Módulo 5, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Para isso, vamos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem.
Módulo 6 – Aplicando as ideias de priorização curricular no planejamento
No Módulo 6, convidamos você a vivenciar situações distintas com duas professoras que estão buscando compreender mais e melhor a priorização e fazê-la acontecer em sala de aula. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e ajudá-las com o planejamento de experiências que favoreçam a priorização.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Kátia Chiaradia e Roberta Braga Manes da Silva
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
13/03 a 24/04
Carga Horária
10h