Professora e aluno estão sentados e sorriem. A professora mostra uma pequena folha de papel ao aluno, que manipula um ábaco. Algumas crianças aparecem ao fundo.
Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático (MT)
Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático (MT)
Professora e aluno estão sentados e sorriem. A professora mostra uma pequena folha de papel ao aluno, que manipula um ábaco. Algumas crianças aparecem ao fundo.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Um currículo priorizado tem como função apoiar aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Parte do que eles sabem e do que precisam aprender para seguir avançando. Ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas é o principal objetivo deste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo. Na formação, exploraremos o significado de continuum curricular, os instrumentos de priorização disponíveis e o planejamento de aulas de modo a favorecer a aceleração das aprendizagens sem deixar de lado os parâmetros já definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Daremos ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.

O curso agrega a minha área de atuação informações importantes e com isso posso fortalecer a ação pedagógica, compartilhar com colegas e alinhar meu planejamento.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”. ​

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos por meio da realização de atividades práticas. ​

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens​

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo da formação, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.​

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa selecionar aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando instrumentos de priorização curricular;
  • localize e investigue, nos Mapas de Foco e em documentos análogos, as habilidades prioritárias e os objetivos de aprendizagem que levam ao alcance das habilidades;
  • identifique a progressão de aprendizagens relacionada a um determinado objeto de conhecimento em alfabetização e letramento matemático;
  • desenvolva sugestões de adaptação pertinentes para o uso de atividades capazes de promover a aceleração das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento;
  • recomponha, com apoio docente, aprendizagens essenciais em alfabetização e letramento matemático.

 

Como a BNCC é abordada?

A priorização curricular parte das habilidades essenciais a serem desenvolvidas ao longo de cada ano escolar apresentadas pela BNCC. As características de horizontalidade e espiralidade da Base permitem que um mesmo objeto de conhecimento seja retomado e tratado com gradativo aumento da complexidade, viabilizando a progressão de aprendizagens e o continuum curricular. Cabe destacar que os Mapas de Foco e demais instrumentos de priorização não substituem a BNCC; ao contrário, a tomam como referência para apoiar a progressão de aprendizagens estruturantes de cada componente curricular segundo mapas cognitivos estabelecidos com rigor científico, mantendo as premissas dos documentos norteadores das redes de ensino.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Kátia Chiaradia e Roberta Braga Manes da Silva


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Um currículo priorizado tem como função apoiar aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Parte do que eles sabem e do que precisam aprender para seguir avançando. Ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas é o principal objetivo deste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo. Na formação, exploraremos o significado de continuum curricular, os instrumentos de priorização disponíveis e o planejamento de aulas de modo a favorecer a aceleração das aprendizagens sem deixar de lado os parâmetros já definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Daremos ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.

O curso agrega a minha área de atuação informações importantes e com isso posso fortalecer a ação pedagógica, compartilhar com colegas e alinhar meu planejamento.

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Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”. ​

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos por meio da realização de atividades práticas. ​

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens​

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo da formação, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.​

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa selecionar aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando instrumentos de priorização curricular;
  • localize e investigue, nos Mapas de Foco e em documentos análogos, as habilidades prioritárias e os objetivos de aprendizagem que levam ao alcance das habilidades;
  • identifique a progressão de aprendizagens relacionada a um determinado objeto de conhecimento em alfabetização e letramento matemático;
  • desenvolva sugestões de adaptação pertinentes para o uso de atividades capazes de promover a aceleração das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento;
  • recomponha, com apoio docente, aprendizagens essenciais em alfabetização e letramento matemático.

 

Como a BNCC é abordada?

A priorização curricular parte das habilidades essenciais a serem desenvolvidas ao longo de cada ano escolar apresentadas pela BNCC. As características de horizontalidade e espiralidade da Base permitem que um mesmo objeto de conhecimento seja retomado e tratado com gradativo aumento da complexidade, viabilizando a progressão de aprendizagens e o continuum curricular. Cabe destacar que os Mapas de Foco e demais instrumentos de priorização não substituem a BNCC; ao contrário, a tomam como referência para apoiar a progressão de aprendizagens estruturantes de cada componente curricular segundo mapas cognitivos estabelecidos com rigor científico, mantendo as premissas dos documentos norteadores das redes de ensino.

Conheça as principais características:
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10 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Kátia Chiaradia e Roberta Braga Manes da Silva


Certificação:

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10h