Professora e três alunos sentados à mesa analisam um caderno e sorriem. Professora faz um apontamento no caderno com um lápis.
Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Período de realização: 22/07 a 16/09

Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
Professora e três alunos sentados à mesa analisam um caderno e sorriem. Professora faz um apontamento no caderno com um lápis.
Indique este curso:

Período de realização: 22/07 a 16/09


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.

Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.

Foi muito bom o curso, fez-me repensar sobre minha prática em sala de aula, principalmente na questão de avaliação e de como avaliar os alunos; o curso abriu minha mente e tirei várias dúvidas que tinha em questão dos tipos de avaliações. Gostei muito das dicas e orientações das professoras, principalmente da rubrica, pois não tinha o conhecimento dessa ferramenta. Obrigada!

Lidiane da Silva Costa, MA

Conteúdo Programático

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - desafios e possibilidades​

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais para esse período, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos.​

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem​

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.​

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática - estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental​

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • consiga analisar os elementos de validade e confiabilidade em quaisquer instrumentos avaliativos utilizados;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • potencialize sua prática e a aprendizagem dos alunos por meio de estratégias como rubricas e autoavaliação;
  • estabeleça critérios e instrumentos de avaliação processuais e consonantes com as habilidades priorizadas.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Linguagens

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Alessandra Novak e Aline Soares


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Período de realização: 22/07 a 16/09


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.

Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.

Foi muito bom o curso, fez-me repensar sobre minha prática em sala de aula, principalmente na questão de avaliação e de como avaliar os alunos; o curso abriu minha mente e tirei várias dúvidas que tinha em questão dos tipos de avaliações. Gostei muito das dicas e orientações das professoras, principalmente da rubrica, pois não tinha o conhecimento dessa ferramenta. Obrigada!

Lidiane da Silva Costa, MA

Conteúdo Programático

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - desafios e possibilidades​

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais para esse período, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos.​

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem​

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.​

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática - estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental​

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • consiga analisar os elementos de validade e confiabilidade em quaisquer instrumentos avaliativos utilizados;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • potencialize sua prática e a aprendizagem dos alunos por meio de estratégias como rubricas e autoavaliação;
  • estabeleça critérios e instrumentos de avaliação processuais e consonantes com as habilidades priorizadas.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Linguagens

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Alessandra Novak e Aline Soares


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
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Certificado Incluso

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22/07 a 16/09

Carga Horária

10h