Período de realização: 30/01 a 13/03
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.
Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.
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Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
Trajetória
O percurso formativo é composto de três unidades, com um total de sete módulos. Em cada módulo, você encontrará textos, estudos de caso e situações-problema para refletir sobre seus aprendizados, além de vídeos complementares com as autoras. Confira o que você vai estudar em cada etapa.
Módulo 1 - Os desafios da avaliação no contexto da pandemia e o alinhamento com a BNCC
No Módulo 1, apresentaremos o conceito de avaliação que fundamenta toda a nossa discussão em conexão com a BNCC. Discutiremos também os desafios de avaliar e de oportunizar, por meio da avaliação, o avanço dos estudantes na construção de suas aprendizagens. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as necessidades específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos, as habilidades, os objetivos de aprendizagem e demais propostas avaliativas.
Módulo 2 - As especificidades de avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
No Módulo 2, faremos uma breve discussão sobre como o ato de avaliar pode se diferenciar em cada ano/fase do Ensino Fundamental e por que o olhar sobre a avaliação deve ser cauteloso e criterioso em cada faixa etária, aspecto potencializado pela pandemia.
Módulo 3 - Modalidades de avaliação: conceitos, quando e como usar
No Módulo 3, resgataremos o conceito de avaliação e as diferentes modalidades em que ela pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa. Discutiremos acerca dos momentos pedagógicos em que cada uma dessas avaliações pode ser incluída e como utilizá-las.
Módulo 4 - Avaliação e planejamento
No Módulo 4, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e a avaliação. Falaremos também sobre a diversidade de instrumentos avaliativos e a adequação para cada faixa etária.
Módulo 5 - Avaliação por rubricas e autoavaliação
No Módulo 5, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção, além de explicitar as lacunas e os potenciais de cada aluno.
Módulo 6 - Avaliação em Língua Portuguesa e Matemática
No Módulo 6, discutiremos sobre o que trabalhar e como avaliar o trabalho usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos as diferentes possibilidades de se avaliar e estratégias para a superação dos desafios no contexto escolar.
Módulo 7 - Avaliação ao final do segmento
No Módulo 7, trataremos da importância de estabelecer bons instrumentos avaliativos, que garantam a segurança na progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental. Exploraremos ainda ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.
Atividade avaliativa do curso
Alessandra Novak e Aline Soares
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.
Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.
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Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
Trajetória
O percurso formativo é composto de três unidades, com um total de sete módulos. Em cada módulo, você encontrará textos, estudos de caso e situações-problema para refletir sobre seus aprendizados, além de vídeos complementares com as autoras. Confira o que você vai estudar em cada etapa.
Módulo 1 - Os desafios da avaliação no contexto da pandemia e o alinhamento com a BNCC
No Módulo 1, apresentaremos o conceito de avaliação que fundamenta toda a nossa discussão em conexão com a BNCC. Discutiremos também os desafios de avaliar e de oportunizar, por meio da avaliação, o avanço dos estudantes na construção de suas aprendizagens. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as necessidades específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos, as habilidades, os objetivos de aprendizagem e demais propostas avaliativas.
Módulo 2 - As especificidades de avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
No Módulo 2, faremos uma breve discussão sobre como o ato de avaliar pode se diferenciar em cada ano/fase do Ensino Fundamental e por que o olhar sobre a avaliação deve ser cauteloso e criterioso em cada faixa etária, aspecto potencializado pela pandemia.
Módulo 3 - Modalidades de avaliação: conceitos, quando e como usar
No Módulo 3, resgataremos o conceito de avaliação e as diferentes modalidades em que ela pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa. Discutiremos acerca dos momentos pedagógicos em que cada uma dessas avaliações pode ser incluída e como utilizá-las.
Módulo 4 - Avaliação e planejamento
No Módulo 4, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e a avaliação. Falaremos também sobre a diversidade de instrumentos avaliativos e a adequação para cada faixa etária.
Módulo 5 - Avaliação por rubricas e autoavaliação
No Módulo 5, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção, além de explicitar as lacunas e os potenciais de cada aluno.
Módulo 6 - Avaliação em Língua Portuguesa e Matemática
No Módulo 6, discutiremos sobre o que trabalhar e como avaliar o trabalho usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos as diferentes possibilidades de se avaliar e estratégias para a superação dos desafios no contexto escolar.
Módulo 7 - Avaliação ao final do segmento
No Módulo 7, trataremos da importância de estabelecer bons instrumentos avaliativos, que garantam a segurança na progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental. Exploraremos ainda ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.
Atividade avaliativa do curso
Alessandra Novak e Aline Soares
Período de realização
30/01 a 13/03
Carga Horária
10h