Professora e três alunos sentados à mesa analisam um caderno e sorriem. Professora faz um apontamento no caderno com um lápis.
Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Período de realização: 05/02 a 01/04

Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
Professora e três alunos sentados à mesa analisam um caderno e sorriem. Professora faz um apontamento no caderno com um lápis.
Indique este curso:

Período de realização: 05/02 a 01/04


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.

Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para avaliar, recompor e desenvolver aprendizagens.
De 04/03/2024 até 01/04/2024

Foi muito bom o curso, fez-me repensar sobre minha prática em sala de aula, principalmente na questão de avaliação e de como avaliar os alunos; o curso abriu minha mente e tirei várias dúvidas que tinha em questão dos tipos de avaliações. Gostei muito das dicas e orientações das professoras, principalmente da rubrica, pois não tinha o conhecimento dessa ferramenta. Obrigada!

Lidiane da Silva Costa, MA

Objetivos

  • Identificar os tipos de avaliações (diagnóstica, formativa e somativa) diferenciando-as, bem como seus conceitos, técnicas e instrumentos;
  • Utilizar de forma promissora a avaliação por rubricas e a autoavaliação, construindo processos avaliativos mais transparentes e coerentes;
  • Reconhecer e implementar instrumentos avaliativos que possam contribuir para a aprendizagem, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, a partir da BNCC e consequentemente do currículo das redes de ensino;
  • Retomar o planejamento com os objetivos de aprendizagem priorizados no início do ano para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • consiga analisar os elementos de validade e confiabilidade em quaisquer instrumentos avaliativos utilizados;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • potencialize sua prática e a aprendizagem dos alunos por meio de estratégias como rubricas e autoavaliação;
  • estabeleça critérios e instrumentos de avaliação processuais e consonantes com as habilidades priorizadas.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - desafios e possibilidades​

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental após a pandemia. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais para esse período, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos.​

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem​

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.​

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática - estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental​

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Linguagens

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Alessandra Novak e Aline Soares


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 05/02 a 01/04


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, você conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que poderão auxiliá-lo(a) a avaliar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Experimentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.

Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.

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Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para avaliar, recompor e desenvolver aprendizagens.
De 04/03/2024 até 01/04/2024

Foi muito bom o curso, fez-me repensar sobre minha prática em sala de aula, principalmente na questão de avaliação e de como avaliar os alunos; o curso abriu minha mente e tirei várias dúvidas que tinha em questão dos tipos de avaliações. Gostei muito das dicas e orientações das professoras, principalmente da rubrica, pois não tinha o conhecimento dessa ferramenta. Obrigada!

Lidiane da Silva Costa, MA

Objetivos

  • Identificar os tipos de avaliações (diagnóstica, formativa e somativa) diferenciando-as, bem como seus conceitos, técnicas e instrumentos;
  • Utilizar de forma promissora a avaliação por rubricas e a autoavaliação, construindo processos avaliativos mais transparentes e coerentes;
  • Reconhecer e implementar instrumentos avaliativos que possam contribuir para a aprendizagem, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, a partir da BNCC e consequentemente do currículo das redes de ensino;
  • Retomar o planejamento com os objetivos de aprendizagem priorizados no início do ano para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • consiga analisar os elementos de validade e confiabilidade em quaisquer instrumentos avaliativos utilizados;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • potencialize sua prática e a aprendizagem dos alunos por meio de estratégias como rubricas e autoavaliação;
  • estabeleça critérios e instrumentos de avaliação processuais e consonantes com as habilidades priorizadas.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - desafios e possibilidades​

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental após a pandemia. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais para esse período, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas e, dessa forma, definir os planejamentos.​

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem​

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.​

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática - estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental​

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Linguagens

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Alessandra Novak e Aline Soares


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

05/02 a 01/04

Carga Horária

10h