Professora de pé sorri e aponta caderno da aluna, que está sentada, escrevendo.
Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens

Período de realização: 15/04 a 10/06

Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens
Professora de pé sorri e aponta caderno da aluna, que está sentada, escrevendo.
Indique este curso:

Período de realização: 15/04 a 10/06


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.

Conhecerá ainda propostas para elaborar avaliações diagnósticas capazes de concretizar intencionalidades pedagógicas com base nos saberes prévios dos estudantes, subsidiando o seu planejamento. Por fim, vivenciará estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que contribuem para o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental e nas transições de segmento: dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental e da etapa para o Ensino Médio.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para avaliar, recompor e desenvolver aprendizagens.

Curso de grande relevância para o alicerce de uma construção inovadora, visto que a prática docente atual exige uma didática voltada para o apoio do protagonismo discente.

Antonia Vitória de Araújo Santos, AL

Objetivos

  • Compreender a importância de um processo avaliativo contínuo e formativo, com foco no desenvolvimento e na recomposição das aprendizagens;
  • Adotar avaliações diagnósticas para (re)planejar objetivos pedagógicos, experiências e indicadores de aprendizagem;
  • Diversificar as formas de avaliação de maneira a valorizar os diferentes saberes e habilidades das turmas, assim como meios de expressar conhecimentos;
  • Fortalecer a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos e promovendo a autorregulação das aprendizagens.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa construir e aplicar diferentes instrumentos avaliativos, além de escolher atividades compatíveis com os objetivos pedagógicos estabelecidos e as aprendizagens buscadas;
  • disponha de estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata na condução de iniciativas de recomposição de aprendizagens essenciais;
  • estabeleça critérios de avaliação claros, com base nas expectativas curriculares, que possam ser comunicados às turmas e enriquecidos cooperativamente;
  • utilize estratégias para tornar visíveis aos estudantes as aprendizagens e habilidades que ainda precisam desenvolver, as ajudas de que necessitam e os meios para superar suas dificuldades, avançando em seus conhecimentos;
  • adote e personalize modelos de avaliação de maneira a contemplar as especificidades dos anos finais do Ensino Fundamental.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

Unidade 1: Planejar​

Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar dados sobre os impactos nas aprendizagens após o período de ensino remoto e verificar como utilizar a avaliação para enfrentá-los. Conhecerá a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais)

Autoria:

Aline Mendes Geraldi e Rodrigo Padilha


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 15/04 a 10/06


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.

Conhecerá ainda propostas para elaborar avaliações diagnósticas capazes de concretizar intencionalidades pedagógicas com base nos saberes prévios dos estudantes, subsidiando o seu planejamento. Por fim, vivenciará estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que contribuem para o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental e nas transições de segmento: dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental e da etapa para o Ensino Médio.

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Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para avaliar, recompor e desenvolver aprendizagens.

Curso de grande relevância para o alicerce de uma construção inovadora, visto que a prática docente atual exige uma didática voltada para o apoio do protagonismo discente.

Antonia Vitória de Araújo Santos, AL

Objetivos

  • Compreender a importância de um processo avaliativo contínuo e formativo, com foco no desenvolvimento e na recomposição das aprendizagens;
  • Adotar avaliações diagnósticas para (re)planejar objetivos pedagógicos, experiências e indicadores de aprendizagem;
  • Diversificar as formas de avaliação de maneira a valorizar os diferentes saberes e habilidades das turmas, assim como meios de expressar conhecimentos;
  • Fortalecer a avaliação como uma construção cooperativa, envolvendo os estudantes da definição de expectativas à concepção dos instrumentos e promovendo a autorregulação das aprendizagens.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa construir e aplicar diferentes instrumentos avaliativos, além de escolher atividades compatíveis com os objetivos pedagógicos estabelecidos e as aprendizagens buscadas;
  • disponha de estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata na condução de iniciativas de recomposição de aprendizagens essenciais;
  • estabeleça critérios de avaliação claros, com base nas expectativas curriculares, que possam ser comunicados às turmas e enriquecidos cooperativamente;
  • utilize estratégias para tornar visíveis aos estudantes as aprendizagens e habilidades que ainda precisam desenvolver, as ajudas de que necessitam e os meios para superar suas dificuldades, avançando em seus conhecimentos;
  • adote e personalize modelos de avaliação de maneira a contemplar as especificidades dos anos finais do Ensino Fundamental.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de compartilhar os saberes que apresenta, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

Unidade 1: Planejar​

Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar dados sobre os impactos nas aprendizagens após o período de ensino remoto e verificar como utilizar a avaliação para enfrentá-los. Conhecerá a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais)

Autoria:

Aline Mendes Geraldi e Rodrigo Padilha


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

15/04 a 10/06

Carga Horária

10h