Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.
Unidade 1: Planejar
Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.
Unidade 2: Construir e aplicar
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.
Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.
Unidade 4: Inspirar e fortalecer
A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.
Unidade 1: Planejar
Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.
Unidade 2: Construir e aplicar
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.
Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.
Unidade 4: Inspirar e fortalecer
A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.