Autoformativo
[#GR2024] Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens (MT)
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
[#GR2024] Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens (MT)
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.8
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.

 

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais)

Unidade 1: Planejar​
Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
[#GR2024] Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens (MT)
Professora de pé sorri e aponta caderno da aluna, que está sentada, escrevendo.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.8
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, você irá conhecer referências, estratégias e instrumentos de avaliação para ir muito além das provas no apoio ao desenvolvimento dos alunos. Também explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.

 

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais)

Unidade 1: Planejar​
Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​
A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final da formação é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS