Imagem horizontal lateral de aluna do lado direito em primeiro plano, que segura uma caneta enquanto folheia um livro, sendo observada por professora do lado esquerdo em segundo plano.
Avaliação: para que e como avaliar
Avaliação: para que e como avaliar
Imagem horizontal lateral de aluna do lado direito em primeiro plano, que segura uma caneta enquanto folheia um livro, sendo observada por professora do lado esquerdo em segundo plano.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Avaliar é um processo contínuo, que avança no tempo e no espaço e que, portanto, ultrapassa a sala de aula. A pandemia do novo coronavírus trouxe mais nuances a essa realidade, uma vez que as escolas deixaram de receber seus professores, alunos e comunidades por muitos meses. Mais alternativas – e ainda mais criatividade – se tornaram necessárias. 

Processos avaliativos efetivos supõem conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. É preciso que a escola esteja atenta a métodos e estratégias que cultivem sua paixão pela aprendizagem e permitam acompanhar o seu desenvolvimento. E você, professor(a), como pode ajudar a transformar processos e instrumentos avaliativos? Como utilizar avaliações que oportunizem o diagnóstico de dificuldades, o levantamento de meios para superá-las e a construção de conhecimentos?

Você está convidado(a) a discutir para que e como avaliar, a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e híbridos, e a refletir sobre a avaliação não como fim, mas parte do processo de aprendizagem.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos, referências e inspirações para subsidiar a mudança curricular e metodológica, transformando práticas pedagógicas.

O curso Avaliação: para que e como avaliar tem me oportunizado o despertar de um novo olhar sobre a avaliação do meu componente curricular, Língua Portuguesa, em sala de aula. A proposta apresentada sobre a avaliação que identifica níveis de aprendizagens mudará significativamente a minha prática avaliativa que durante muito tempo centrou-se na dicotomia erro x acerto. É muito satisfatório participar de estudos tão significativos e ver, através dos exemplos expostos, que muito podemos construir em prol do desenvolvimento dos nossos estudantes dentro da sala de aula.

Adna Maria Rodrigues, BA

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda a avaliação como processo formativo, oportunidade de aprendizagem e meio de reflexão sobre a prática;
  • tenha subsídios para problematizar e transformar métodos avaliativos vigentes;
  • inspire-se por meio do material de apoio e das discussões realizadas para desenvolver avaliações que permitam diagnosticar dificuldades e auxiliar os estudantes na construção de conhecimentos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • entenda o processo de avaliação como parte de sua aprendizagem;
  • desenvolva a capacidade de se autoavaliar, identificando desafios e potencialidades na sua trajetória discente;
  • participe com qualidade e transparência de momentos de autoavaliação;
  • exercite a argumentação e o discurso crítico na reflexão sobre avaliações das quais toma parte;
  • conscientize-se sobre dificuldades que apresenta e solicite auxílio sempre que necessário.

 

UNIDADES

Unidade 1: Para que e como avaliar

Como você desenvolve os processos avaliativos dos seus alunos? No enfoque adotado, os métodos podem ser considerados aliados da aprendizagem e da construção de conhecimento? Permitem diagnosticar dificuldades para que se tornem, posteriormente, a base do trabalho pedagógico? Na unidade, são abordadas diferentes propostas de avaliação, abrangendo também os contextos de ensino híbrido e remoto.

Unidade 2: A importância da autoavaliação

Na unidade 2, é discutida a importância da autoavaliação: por que realizar? Quais os benefícios da autoavaliação para professores e estudantes? Como propor momentos de reflexão sobre as condutas e aprendizagens dos alunos? Quais são as estratégias para realizar autoavaliações eficientes? São compartilhadas, ainda, ideias e inspirações sobre autoavaliação.

Unidade 3: Como transformar avaliação em aprendizagem?

Na unidade final do curso, a avaliação é trazida à pauta como parte do processo de aprendizagem e como oportunidade de ajuste e melhoria, ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem, da direção dos planejamentos pedagógicos.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Processos avaliativos alinhados à perspectiva do desenvolvimento humano incitam a valorização e a aplicação de conhecimentos historicamente construídos, assim como observam e consideram o conhecimento de que os estudantes já dispõem – suas hipóteses e concepções prévias – para que avancem na aprendizagem e na complexificação da compreensão sobre a realidade. Convidam, ainda, ao exercício da curiosidade intelectual e às estratégias que caracterizam a iniciação científica: a investigação, a reflexão crítica, a imaginação e a criatividade. A abordagem sobre a avaliação proposta no curso também encoraja a utilização de diferentes linguagens, que oportunizem aos alunos a comunicação e o compartilhamento ético de experiências, sentimentos, aprendizagens e descobertas, em múltiplos meios e contextos. Instiga que a argumentação se sustente em fatos, evidências e informações confiáveis. Além disso, privilegia a empatia, a autocrítica, o cuidado de si e do outro, integrando desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional.

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Vamos experimentar uma forma de autoavaliação?

Opção 1: seleção de uma das ideias sobre autoavaliação construídas ou disponibilizadas e experimentação, seguida do compartilhamento do instrumento e dos resultados.

Opção 2: preenchimento de um instrumento de autoavaliação semiestruturado com base nas aprendizagens e reflexões mobilizadas pelo curso e compartilhamento dos resultados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Profa. Ma. Fernanda Bedin Camargo


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Avaliar é um processo contínuo, que avança no tempo e no espaço e que, portanto, ultrapassa a sala de aula. A pandemia do novo coronavírus trouxe mais nuances a essa realidade, uma vez que as escolas deixaram de receber seus professores, alunos e comunidades por muitos meses. Mais alternativas – e ainda mais criatividade – se tornaram necessárias. 

Processos avaliativos efetivos supõem conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. É preciso que a escola esteja atenta a métodos e estratégias que cultivem sua paixão pela aprendizagem e permitam acompanhar o seu desenvolvimento. E você, professor(a), como pode ajudar a transformar processos e instrumentos avaliativos? Como utilizar avaliações que oportunizem o diagnóstico de dificuldades, o levantamento de meios para superá-las e a construção de conhecimentos?

Você está convidado(a) a discutir para que e como avaliar, a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e híbridos, e a refletir sobre a avaliação não como fim, mas parte do processo de aprendizagem.

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Inova ao trazer conteúdos, referências e inspirações para subsidiar a mudança curricular e metodológica, transformando práticas pedagógicas.

O curso Avaliação: para que e como avaliar tem me oportunizado o despertar de um novo olhar sobre a avaliação do meu componente curricular, Língua Portuguesa, em sala de aula. A proposta apresentada sobre a avaliação que identifica níveis de aprendizagens mudará significativamente a minha prática avaliativa que durante muito tempo centrou-se na dicotomia erro x acerto. É muito satisfatório participar de estudos tão significativos e ver, através dos exemplos expostos, que muito podemos construir em prol do desenvolvimento dos nossos estudantes dentro da sala de aula.

Adna Maria Rodrigues, BA

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda a avaliação como processo formativo, oportunidade de aprendizagem e meio de reflexão sobre a prática;
  • tenha subsídios para problematizar e transformar métodos avaliativos vigentes;
  • inspire-se por meio do material de apoio e das discussões realizadas para desenvolver avaliações que permitam diagnosticar dificuldades e auxiliar os estudantes na construção de conhecimentos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • entenda o processo de avaliação como parte de sua aprendizagem;
  • desenvolva a capacidade de se autoavaliar, identificando desafios e potencialidades na sua trajetória discente;
  • participe com qualidade e transparência de momentos de autoavaliação;
  • exercite a argumentação e o discurso crítico na reflexão sobre avaliações das quais toma parte;
  • conscientize-se sobre dificuldades que apresenta e solicite auxílio sempre que necessário.

 

UNIDADES

Unidade 1: Para que e como avaliar

Como você desenvolve os processos avaliativos dos seus alunos? No enfoque adotado, os métodos podem ser considerados aliados da aprendizagem e da construção de conhecimento? Permitem diagnosticar dificuldades para que se tornem, posteriormente, a base do trabalho pedagógico? Na unidade, são abordadas diferentes propostas de avaliação, abrangendo também os contextos de ensino híbrido e remoto.

Unidade 2: A importância da autoavaliação

Na unidade 2, é discutida a importância da autoavaliação: por que realizar? Quais os benefícios da autoavaliação para professores e estudantes? Como propor momentos de reflexão sobre as condutas e aprendizagens dos alunos? Quais são as estratégias para realizar autoavaliações eficientes? São compartilhadas, ainda, ideias e inspirações sobre autoavaliação.

Unidade 3: Como transformar avaliação em aprendizagem?

Na unidade final do curso, a avaliação é trazida à pauta como parte do processo de aprendizagem e como oportunidade de ajuste e melhoria, ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem, da direção dos planejamentos pedagógicos.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Processos avaliativos alinhados à perspectiva do desenvolvimento humano incitam a valorização e a aplicação de conhecimentos historicamente construídos, assim como observam e consideram o conhecimento de que os estudantes já dispõem – suas hipóteses e concepções prévias – para que avancem na aprendizagem e na complexificação da compreensão sobre a realidade. Convidam, ainda, ao exercício da curiosidade intelectual e às estratégias que caracterizam a iniciação científica: a investigação, a reflexão crítica, a imaginação e a criatividade. A abordagem sobre a avaliação proposta no curso também encoraja a utilização de diferentes linguagens, que oportunizem aos alunos a comunicação e o compartilhamento ético de experiências, sentimentos, aprendizagens e descobertas, em múltiplos meios e contextos. Instiga que a argumentação se sustente em fatos, evidências e informações confiáveis. Além disso, privilegia a empatia, a autocrítica, o cuidado de si e do outro, integrando desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional.

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Vamos experimentar uma forma de autoavaliação?

Opção 1: seleção de uma das ideias sobre autoavaliação construídas ou disponibilizadas e experimentação, seguida do compartilhamento do instrumento e dos resultados.

Opção 2: preenchimento de um instrumento de autoavaliação semiestruturado com base nas aprendizagens e reflexões mobilizadas pelo curso e compartilhamento dos resultados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Profa. Ma. Fernanda Bedin Camargo


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

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Carga Horária

20h