Avaliação: para que e como avaliar

Caminhos para a Inovação:   Práticas
Imagem horizontal lateral de aluna do lado direito em primeiro plano sendo observada por professora do lado esquerdo em segundo plano.

Processos avaliativos efetivos supõem conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender mais e melhor. O acompanhamento dessa aprendizagem constitui, é claro, outro importante objetivo educacional. Uma escola que inova deve, portanto, estar atenta a métodos e estratégias que favoreçam o alcance destes importantes propósitos: investigar o pensamento do aluno, apoiá-lo em sua aprendizagem e acompanhar o seu desenvolvimento. E você, professor(a), como pode ajudar a transformar processos e instrumentos avaliativos? Como utilizar, a seu favor e a favor da aprendizagem dos seus alunos, avaliações que oportunizem o diagnóstico de dificuldades, o levantamento de meios para superá-las e a construção de conhecimentos?

Neste curso, você está convidado(a) a discutir para que e como avaliar, a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas e a refletir sobre a avaliação não como fim, mas como parte do processo de aprendizagem.

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Próximas turmas
12 de outubro a 09 de novembro


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Linguagens, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Profa. Ma. Fernanda Bedin Camargo

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos, referências e inspirações para subsidiar a mudança curricular e metodológica, transformando práticas pedagógicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado

Veja alguns depoimentos sobre o curso

O curso de Avaliação me deu um olhar mais sensível sobre o tema e mostrou que nenhum aluno é só uma nota. Serviu para refletir sobre minha prática e pensar o que posso mudar para que as turmas aprendam mais. Gilson Franco, CE.
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