
Período de realização: 25/09 a 06/11
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.
Marcia Regina Coutinho, RO
Objetivos
A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional.
A partir do curso, espera-se que o educador:
- conheça possibilidades de integrar ou constituir redes de apoio e de cuidados mútuos;
- pratique o autocuidado, experimentando alternativas e referências compartilhadas;
- examine métodos dialógicos como contribuições à escuta empática e ao acolhimento, elementos essenciais na manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
Unidades
Unidade 1 – Vídeos com especialistas
- Destaques das lives desenvolvidas para o curso Inteligência emocional para professores: Aprendendo com as emoções, com a psicóloga Caroline Parpinelli, e Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos, com a professora e doutora em Educação Armgard Lutz (mediação de Ricardo Gausmann Pfitscher, mestre em Educação).
Unidade 2 – Material de apoio
- Sistemas de apoio no bem-estar docente: constituição de redes de apoio e de cuidados para cultivar a saúde emocional.
- Possibilidades de uma metodologia dialógica: escuta e acolhimento para manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
- Estudos e inspirações: referências, inspirações e materiais complementares para o fortalecimento da prática do autocuidado.
Alinhamento à BNCC
O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Trabalho e projeto de vidaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioAutoria:
Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.
Marcia Regina Coutinho, RO
Objetivos
A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional.
A partir do curso, espera-se que o educador:
- conheça possibilidades de integrar ou constituir redes de apoio e de cuidados mútuos;
- pratique o autocuidado, experimentando alternativas e referências compartilhadas;
- examine métodos dialógicos como contribuições à escuta empática e ao acolhimento, elementos essenciais na manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
Unidades
Unidade 1 – Vídeos com especialistas
- Destaques das lives desenvolvidas para o curso Inteligência emocional para professores: Aprendendo com as emoções, com a psicóloga Caroline Parpinelli, e Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos, com a professora e doutora em Educação Armgard Lutz (mediação de Ricardo Gausmann Pfitscher, mestre em Educação).
Unidade 2 – Material de apoio
- Sistemas de apoio no bem-estar docente: constituição de redes de apoio e de cuidados para cultivar a saúde emocional.
- Possibilidades de uma metodologia dialógica: escuta e acolhimento para manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes.
- Estudos e inspirações: referências, inspirações e materiais complementares para o fortalecimento da prática do autocuidado.
Alinhamento à BNCC
O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Trabalho e projeto de vidaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioAutoria:
Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
25/09 a 06/11
Carga Horária
20h