Período de realização: 08/05 a 19/06
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.
Marcia Regina Coutinho, RO
Objetivos
A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional.
A partir do curso, espera-se que o educador:
Unidades
Unidade 1 – Vídeos com especialistas
Unidade 2 – Material de apoio
Alinhamento à BNCC
O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O professor cuida constantemente da aprendizagem e do bem-estar dos seus alunos. Cuida para que cada um se desenvolva, investiga possibilidades, dedica tempo e esforços para que os estudantes cresçam emocional e intelectualmente. E quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?
O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
O formato é adaptável à sua rotina: você define os horários de preferência para o estudo dos materiais, a consulta de inspirações para o seu dia a dia e a realização da atividade avaliativa, necessária para a certificação, até a data de encerramento.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
No atual contexto em que vivemos, compreender como funcionam nossas emoções, que este curso abordou tão bem, com falas inspiradoras de vários profissionais, trouxe um alento a minha jornada pessoal. E acredito que facilitará a compreensão de outros colegas de profissão.
Marcia Regina Coutinho, RO
Objetivos
A formação apresenta conceitos e práticas para apoiar professores na manutenção de seu bem-estar. As aprendizagens incluem sistemas de apoio, métodos dialógicos, cuidados mútuos e autocuidado, favorecendo atitudes pedagógicas transformadoras a partir da saúde e da segurança emocional.
A partir do curso, espera-se que o educador:
Unidades
Unidade 1 – Vídeos com especialistas
Unidade 2 – Material de apoio
Alinhamento à BNCC
O autocuidado é destacado em diferentes momentos da BNCC, o que revela sua importância e transversalidade. Ele é referido, por exemplo, na competência geral 8, que prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BRASIL, 2018, p. 10), no campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (Educação infantil) e nas competências de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio, sempre pontuando a perspectiva da saúde integral, física e mental, assim como o respeito consigo e com o outro.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Guilherme Schröder, Maribel Susane Selli e Patrícia Behling Schäfer
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
08/05 a 19/06
Carga Horária
20h