Autoformativo
[#GR2024] Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet (MT)
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.9
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

O curso mostra a importância da cidadania digital dentro e fora das escolas, e incentiva o uso seguro, consciente e responsável da Internet entre educadores e estudantes, abordando temas como direitos e deveres na Internet, segurança digital, violência, combate à intolerância e cyberbulling. Possibilita ainda que os educadores disponham de recursos e inspirações para abordar a temática da cidadania digital, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares.

Parceria: Safernet

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

Unidade 1: Direitos e deveres on-line
Introduz o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil e reflete sobre direitos e deveres no ambiente digital, incentivando projetos de vida com base na cidadania digital.

Unidade 2: Cyberbullying
Aborda o bullying em ambientes digitais, o cyberbullying, com definições e dados, especialmente no Brasil, e oferece estratégias para prevenir, mediar e relatar casos em contextos escolares.

Unidade 3: Sexualidades on-line
Explora expressões de sexualidade no ambiente digital, focando na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, além de oferecer orientações pedagógicas e legais para escolhas conscientes e seguras em relacionamentos.

Unidade 4: Segurança digital
Trata a proteção de contas e dispositivos, apresentando dicas para evitar fraudes e golpes on-line, e discute a importância da recompensa digital e do prêmio digital

Avaliação avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas Matemática Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
[#GR2024] Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet (MT)
Professora e aluna sentadas à mesa olham juntas a tela de um tablet.
Relógio
48 HORAS
As inscrições encerram em
DIAS
HORAS
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.9
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Parceria: Safernet

Unidade 1: Direitos e deveres on-line

Unidade 2: Cyberbullying

Unidade 3: Sexualidades on-line

Unidade 4: Segurança digital

Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Relógio
48 HORAS