*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Trazemos um curso de introdução ao tema da cidadania digital nas escolas. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para fortalecer conhecimentos e usufruir com seus alunos os benefícios da Internet de forma segura, consciente e responsável.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
- disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize a Internet com segurança e responsabilidade;
- saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
- zele por sua reputação digital.
Trajetória
1 Enquete
Vamos iniciar nossa jornada refletindo sobre os conteúdos que nossos alunos mais consultam na Internet.
2 O que as pesquisas falam?
Na sequência, analisaremos dados de uma recente pesquisa sobre o acesso à Internet por crianças e adolescentes. Como será o comportamento de seus alunos diante do panorama apresentado na pesquisa?
3 Vida digital na infância
Nesta etapa, discutiremos o uso saudável da Internet a partir do cenário da pandemia de Covid-19, quando houve uma explosão no consumo de telas por crianças e bebês, gerando riscos à saúde física e mental.
4 Antes das crianças, que tal olhar primeiro para si mesmo(a)?
Neste momento do percurso, a reflexão será voltada para o nosso papel na educação para a cidadania digital por meio de uma autoavaliação sobre nossas competências digitais.
5 Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar?
Na etapa 5, vamos acompanhar um vídeo do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que contou com a participação de especialistas debatendo educação e cidadania digital.
6 Uso seguro e consciente da Internet
Como integrar o tema do uso responsável da Internet nos diferentes componentes curriculares e em projetos interdisciplinares nas escolas? Nesta etapa, assistiremos a um vídeo em que Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet, reflete sobre essas e outras questões.
7 Desafios que a tecnologia pode ajudar a superar
Como a tecnologia pode contribuir para o avanço da equidade, da personalização e da contemporaneidade da educação? Nesta etapa, vamos assistir a um vídeo em que Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann, discute a questão.
8 Fazendo a curadoria de um ODA
Neste momento, abordaremos a competência de curadoria, prevista na BNCC. Confira o material orientador com dicas de como fazer uma curadoria qualificada de ODAs.
9 Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Ao finalizar o percurso, conheça dicas práticas para que a cidadania digital mobilize conhecimentos, atitudes e valores em todas as áreas do conhecimento.
10 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Responsabilidade e cidadania Empatia e cooperaçãoRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioCertificação:
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Trazemos um curso de introdução ao tema da cidadania digital nas escolas. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para fortalecer conhecimentos e usufruir com seus alunos os benefícios da Internet de forma segura, consciente e responsável.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
- disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize a Internet com segurança e responsabilidade;
- saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
- zele por sua reputação digital.
Trajetória
1 Enquete
Vamos iniciar nossa jornada refletindo sobre os conteúdos que nossos alunos mais consultam na Internet.
2 O que as pesquisas falam?
Na sequência, analisaremos dados de uma recente pesquisa sobre o acesso à Internet por crianças e adolescentes. Como será o comportamento de seus alunos diante do panorama apresentado na pesquisa?
3 Vida digital na infância
Nesta etapa, discutiremos o uso saudável da Internet a partir do cenário da pandemia de Covid-19, quando houve uma explosão no consumo de telas por crianças e bebês, gerando riscos à saúde física e mental.
4 Antes das crianças, que tal olhar primeiro para si mesmo(a)?
Neste momento do percurso, a reflexão será voltada para o nosso papel na educação para a cidadania digital por meio de uma autoavaliação sobre nossas competências digitais.
5 Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar?
Na etapa 5, vamos acompanhar um vídeo do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que contou com a participação de especialistas debatendo educação e cidadania digital.
6 Uso seguro e consciente da Internet
Como integrar o tema do uso responsável da Internet nos diferentes componentes curriculares e em projetos interdisciplinares nas escolas? Nesta etapa, assistiremos a um vídeo em que Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet, reflete sobre essas e outras questões.
7 Desafios que a tecnologia pode ajudar a superar
Como a tecnologia pode contribuir para o avanço da equidade, da personalização e da contemporaneidade da educação? Nesta etapa, vamos assistir a um vídeo em que Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann, discute a questão.
8 Fazendo a curadoria de um ODA
Neste momento, abordaremos a competência de curadoria, prevista na BNCC. Confira o material orientador com dicas de como fazer uma curadoria qualificada de ODAs.
9 Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Ao finalizar o percurso, conheça dicas práticas para que a cidadania digital mobilize conhecimentos, atitudes e valores em todas as áreas do conhecimento.
10 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Responsabilidade e cidadania Empatia e cooperaçãoRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioCertificação:
Centro Universitário Braz Cubas
Carga Horária
10h