Período de realização: 16/01 a 27/02
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso busca capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores de tecnologias educacionais para que realizem e encorajem, entre crianças e jovens, um uso seguro, responsável e consciente da Internet. Tem como base a formação “Educando para boas escolhas on-line”, uma produção da SaferNet Brasil. A adaptação desenvolvida para o escopo do projeto Escolas Conectadas conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Com foco na promoção de ações educativas e de sensibilização sobre cidadania digital dentro e fora da escola, o curso alinha-se a propostas de diferentes áreas do conhecimento e atende as múltiplas realidades hoje vivenciadas pelas escolas, com regimes de ensino remotos, híbridos ou presenciais. Permite uma aproximação do tema também para outros campos de atuação, além de contemplar estudantes, famílias e comunidades.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Estou grata pelo curso! Percebi o quanto tenho a aprender sobre o mundo digital: meu olhar de educadora será completamente diferente. Estou mais consciente, por isso posso orientar melhor os meus alunos para o uso consciente também. Novos horizontes se abriram.
Renilda Dias dos Santos Souza, BA.
Objetivos
O curso busca capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores de tecnologias educacionais para que realizem e encorajem, entre crianças e jovens, um uso seguro, responsável e consciente da Internet. Tem como foco a promoção de ações educativas e de sensibilização sobre cidadania digital dentro e fora da escola, em alinhamento a propostas de diferentes áreas do conhecimento.
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Módulos
Módulo 1: Direitos e deveres on-line
O módulo introdutório contextualiza o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil e propõe uma reflexão sobre seus direitos e deveres on-line, estimulando projetos de vida inspirados pelas noções de cidadania também no mundo digital.
Unidades:
Módulo 2: Cyberbullying
No módulo 2, são trabalhadas as manifestações do Bullying nos ambientes digitais, fenômeno chamado Cyberbullying. A partir de definições e de dados sobre esses comportamentos, em especial no Brasil, são apresentadas abordagens para prevenir, mediar e reportar os casos que chegam ao conhecimento dos educadores nos ambientes escolares.
Unidades:
Módulo 3: Sexualidades on-line
No terceiro módulo, são tematizadas as expressões das sexualidades nos ambientes digitais e abordados meios de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. São também analisados encaminhamentos pedagógicos para escolhas conscientes e seguras sobre relacionamentos, assim como formas de amparo legal.
Unidades:
Módulo 4: Segurança digital
No módulo final do curso, são examinadas orientações relacionadas à proteção de contas e dispositivos e apresentadas dicas para evitar fraudes e golpes on-line. Também é discutida a importância da reputação digital e de cuidados para lidar com as notícias falsas que circulam nas redes.
Unidades:
Alinhamento à BNCC
Abordar direitos e deveres on-line pode envolver, além da temática explícita da cidadania digital, competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular. Já nas competências gerais, examinamos aspectos como:
Desde a educação infantil, elementos referentes a respeito e cidadania podem ser localizados nas orientações curriculares, como traduz o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento EI03EO07, ao destacar o “uso de estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos” (BRASIL, 2018, p. 46). Ainda que a transposição para o mundo digital aconteça mais tarde, a construção de princípios éticos a antecede.
As competências específicas de Língua Portuguesa reconhecem a importância da linguagem escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação e como instrumento de análise e posicionamento social. Também referem a mobilização de práticas da cultura digital para aprender, criar e refletir sobre o mundo, preservando e defendendo direitos humanos. Na análise das competências específicas de Ciências Humanas para o ensino fundamental, temos novamente destaque para a compreensão e o respeito às diferenças como propulsores da promoção dos direitos humanos e do bem comum. Também no Ensino Religioso vemos a convivência com a diversidade, o reconhecimento e o cuidado de si e do outro, o combate à intolerância, à discriminação e à violência e o exercício da cultura de paz como pilares de sociedades democráticas e inclusivas.
No ensino médio, as competências específicas de Linguagens e suas tecnologias frisam, igualmente, o exercício do autoconhecimento, da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, combatendo preconceitos de qualquer natureza. Parte das habilidades de Linguagens para o ensino médio refere expressamente a análise de textos e documentos legais e normativos que envolvem a definição de direitos e deveres e a produção de campanhas, debates e textos reivindicatórios. Também trata da análise de elementos relativos à confiabilidade das informações. As habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira semelhante, enfatizam a construção do conceito e a prática da cidadania. Análise dos fundamentos da ética, identificação e combate às causas de violências e de violação de direitos, análise dos princípios da declaração dos Direitos Humanos, com foco nas noções de justiça, igualdade e fraternidade, são elementos de destaque nas habilidades da área. Na Matemática, a prática de pesquisa abre muitas possibilidades de trabalho com os estudantes no escopo da temática. Elas abrangem, por exemplo, a comparação de informações apresentadas por meio de tabelas e gráficos, a leitura, interpretação e comparação de dados.
Atividades avaliativas
Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso busca capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores de tecnologias educacionais para que realizem e encorajem, entre crianças e jovens, um uso seguro, responsável e consciente da Internet. Tem como base a formação “Educando para boas escolhas on-line”, uma produção da SaferNet Brasil. A adaptação desenvolvida para o escopo do projeto Escolas Conectadas conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Com foco na promoção de ações educativas e de sensibilização sobre cidadania digital dentro e fora da escola, o curso alinha-se a propostas de diferentes áreas do conhecimento e atende as múltiplas realidades hoje vivenciadas pelas escolas, com regimes de ensino remotos, híbridos ou presenciais. Permite uma aproximação do tema também para outros campos de atuação, além de contemplar estudantes, famílias e comunidades.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Estou grata pelo curso! Percebi o quanto tenho a aprender sobre o mundo digital: meu olhar de educadora será completamente diferente. Estou mais consciente, por isso posso orientar melhor os meus alunos para o uso consciente também. Novos horizontes se abriram.
Renilda Dias dos Santos Souza, BA.
Objetivos
O curso busca capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores de tecnologias educacionais para que realizem e encorajem, entre crianças e jovens, um uso seguro, responsável e consciente da Internet. Tem como foco a promoção de ações educativas e de sensibilização sobre cidadania digital dentro e fora da escola, em alinhamento a propostas de diferentes áreas do conhecimento.
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Módulos
Módulo 1: Direitos e deveres on-line
O módulo introdutório contextualiza o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil e propõe uma reflexão sobre seus direitos e deveres on-line, estimulando projetos de vida inspirados pelas noções de cidadania também no mundo digital.
Unidades:
Módulo 2: Cyberbullying
No módulo 2, são trabalhadas as manifestações do Bullying nos ambientes digitais, fenômeno chamado Cyberbullying. A partir de definições e de dados sobre esses comportamentos, em especial no Brasil, são apresentadas abordagens para prevenir, mediar e reportar os casos que chegam ao conhecimento dos educadores nos ambientes escolares.
Unidades:
Módulo 3: Sexualidades on-line
No terceiro módulo, são tematizadas as expressões das sexualidades nos ambientes digitais e abordados meios de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. São também analisados encaminhamentos pedagógicos para escolhas conscientes e seguras sobre relacionamentos, assim como formas de amparo legal.
Unidades:
Módulo 4: Segurança digital
No módulo final do curso, são examinadas orientações relacionadas à proteção de contas e dispositivos e apresentadas dicas para evitar fraudes e golpes on-line. Também é discutida a importância da reputação digital e de cuidados para lidar com as notícias falsas que circulam nas redes.
Unidades:
Alinhamento à BNCC
Abordar direitos e deveres on-line pode envolver, além da temática explícita da cidadania digital, competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular. Já nas competências gerais, examinamos aspectos como:
Desde a educação infantil, elementos referentes a respeito e cidadania podem ser localizados nas orientações curriculares, como traduz o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento EI03EO07, ao destacar o “uso de estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos” (BRASIL, 2018, p. 46). Ainda que a transposição para o mundo digital aconteça mais tarde, a construção de princípios éticos a antecede.
As competências específicas de Língua Portuguesa reconhecem a importância da linguagem escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação e como instrumento de análise e posicionamento social. Também referem a mobilização de práticas da cultura digital para aprender, criar e refletir sobre o mundo, preservando e defendendo direitos humanos. Na análise das competências específicas de Ciências Humanas para o ensino fundamental, temos novamente destaque para a compreensão e o respeito às diferenças como propulsores da promoção dos direitos humanos e do bem comum. Também no Ensino Religioso vemos a convivência com a diversidade, o reconhecimento e o cuidado de si e do outro, o combate à intolerância, à discriminação e à violência e o exercício da cultura de paz como pilares de sociedades democráticas e inclusivas.
No ensino médio, as competências específicas de Linguagens e suas tecnologias frisam, igualmente, o exercício do autoconhecimento, da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, combatendo preconceitos de qualquer natureza. Parte das habilidades de Linguagens para o ensino médio refere expressamente a análise de textos e documentos legais e normativos que envolvem a definição de direitos e deveres e a produção de campanhas, debates e textos reivindicatórios. Também trata da análise de elementos relativos à confiabilidade das informações. As habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira semelhante, enfatizam a construção do conceito e a prática da cidadania. Análise dos fundamentos da ética, identificação e combate às causas de violências e de violação de direitos, análise dos princípios da declaração dos Direitos Humanos, com foco nas noções de justiça, igualdade e fraternidade, são elementos de destaque nas habilidades da área. Na Matemática, a prática de pesquisa abre muitas possibilidades de trabalho com os estudantes no escopo da temática. Elas abrangem, por exemplo, a comparação de informações apresentadas por meio de tabelas e gráficos, a leitura, interpretação e comparação de dados.
Atividades avaliativas
Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
16/01 a 27/02
Carga Horária
48h