Melhor no Desktop
Esse curso pode ser melhor visualizado pelo computador
Competência digital básica para a educação

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Qual o papel do professor em meio às competências demandadas no século XXI? Como responder aos desafios da inclusão digital de escolas, alunos e educadores, intensificados no período de pandemia? No curso, são trabalhados conhecimentos básicos que contribuem com o ingresso e o desenvolvimento do professor na cultura digital.

O docente tem a oportunidade de explorar ferramentas de produtividade (processador de textos, planilha eletrônica e apresentações multimídia) para aplicação no ambiente educacional, refletir sobre o papel da conectividade em aprendizagens colaborativas e experimentar meios de integrar recursos tecnológicos ao seu planejamento em diferentes regimes de ensino, incluindo cenários remotos e parcialmente presenciais.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Realize um tour pelo curso.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao introduzir o professor a usos construtivos e contextualizados das tecnologias em sala de aula, contribuindo com seu ingresso na cultura digital.

Foi o curso decisivo para usar a tecnologia nas minhas aulas. Muito satisfeita com o curso: depois dele fiz todos os que foram ofertados pelas Escolas Conectadas na área das TICs!

Maxima da Rosa Riquelme, MS.

Objetivos

No curso, são trabalhados conhecimentos que contribuem com o ingresso e o desenvolvimento do professor na cultura digital. O docente tem a oportunidade de explorar ferramentas de produtividade (processador de textos, planilha eletrônica e apresentações multimídia) para aplicação no ambiente educacional, refletir sobre o papel da conectividade (sobretudo no contexto da Web 2.0) em aprendizagens colaborativas e experimentar meios de integrar o uso de recursos tecnológicos ao seu planejamento pedagógico.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• conheça as principais características da cultura digital em sua conexão com a escola;
  • conscientize-se sobre a importância de integrar as tecnologias da informação e comunicação ao seu contexto de trabalho;
  • crie e utilize aplicações em ferramentas de produtividade, favorecendo que seus alunos também o façam;
  • compreenda o papel da conectividade, em especial dos recursos da Web 2.0, para a promoção de aprendizagens colaborativas.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• utilize ferramentas de produtividade para criar e aprender;
  • ingresse na Web 2.0 com responsabilidade e segurança;
  • participe de espaços e canais de interação de maneira crítica e autônoma;
  • integre produções colaborativas na rede.

Módulo 1: Alfabetização digital e Pacote Office básico

O módulo 1 tem como objetivos examinar as características da sociedade digital atual, conscientizar sobre a importância de integrar as tecnologias digitais ao cotidiano e instrumentalizar professores para a utilização de aplicações e funções do pacote OpenOffice (planilhas e apresentações).

Módulo 2: Buscar e encontrar experiências educacionais na rede

O módulo 2 aborda as principais características da internet, estratégias de localização de experiências educacionais na rede e ferramentas Web 2.0 como promissora via de interação com a comunidade educativa.

Módulo 3: Alterações na programação didática

No módulo 3, são analisados os componentes da competência digital e aspectos que podem ser modificados nas programações didáticas em prol dos novos papéis exercidos por docentes e discentes.

Módulo 4: A aprendizagem colaborativa

No módulo 4, são discutidas as mudanças psicossociais trazidas pela sociedade da informação. Também são abordados os principais modelos educativos existentes e é analisada a relevância do trabalho colaborativo para a aprendizagem.

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Autoformativo (sem mediação)

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Realize um tour pelo curso.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Maxima da Rosa Riquelme, MS.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

• utilize ferramentas de produtividade para criar e aprender;
  • ingresse na Web 2.0 com responsabilidade e segurança;
  • participe de espaços e canais de interação de maneira crítica e autônoma;
  • integre produções colaborativas na rede.

Módulo 1: Alfabetização digital e Pacote Office básico

Módulo 2: Buscar e encontrar experiências educacionais na rede