Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais

Caminhos para a Inovação:   Currículo Práticas

Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolverem aprendizagens que tornem concretas essas diferenciações?

O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. A proposta formativa enfatiza a construção do conceito de número e a compreensão da lógica subjacente ao sistema de numeração decimal. Também explora práticas e inspirações alinhadas a demais competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Próximas turmas
12 de outubro a 09 de novembro


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Matemática

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais).

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a construção de jogos e a resolução de problemas como estratégias metodológicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação