Duas crianças e professora trabalham com peças de diferentes cores e formas geométricas sobre a mesa.

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolverem aprendizagens que tornem concretas essas diferenciações?

O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. A proposta formativa enfatiza a construção do conceito de número e a compreensão da lógica subjacente ao sistema de numeração decimal. Também explora práticas e inspirações alinhadas a demais competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a construção de jogos e a resolução de problemas como estratégias metodológicas.

Gostei muito do curso! Os exemplos de atividades no ensino da Matemática me deixaram encantada!

Natielly Silva Sales Araujo, PI​

A partir do curso, espera-se que o professor:

• reflita sobre a possibilidade de abordagem da Matemática para além da repetição de algoritmos sem contextualização ou significação;
  • tenha subsídios para trabalhar a Matemática nos anos iniciais de forma lúdica, prazerosa e colaborativa;
  • disponha de elementos para criar testagens, atividades, jogos e desafios que contribuam com a construção do número pela criança;
  • conheça possibilidades de exploração, com os alunos, do sistema de numeração decimal e das operações que sua compreensão requer.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• construa o conceito de número e compreenda o sistema de numeração;
  • seja capaz de estabelecer relações de classe, seriação e inclusão hierárquica;
  • consiga resolver diferentes operações matemáticas (para além da repetição ou aplicação de algoritmos sem compreendê-los);
  • seja capaz de adotar um método heurístico para resolver problemas, a partir do levantamento e da testagem de hipóteses, da avaliação de estratégias e da tomada de decisões com fundamentação.

UNIDADES

Unidade 1: A construção do número pela criança

Na unidade 1, é estudado e aprofundado o conceito de número. O objetivo do módulo é conhecer testagens e atividades e criar jogos que podem contribuir com a construção do número pela criança.

Unidade 2: A construção do sistema de numeração decimal

Na unidade, são abordados o sistema de numeração decimal e as operações que sua compreensão requer. São compartilhados, ainda, instrumentos diagnósticos e inspirações de práticas que possibilitam fornecer um melhor apoio à criança em tal construção.

Unidade 3: Estratégias para potencializar a aprendizagem

A unidade 3 propõe uma reflexão sobre estratégias para intervenções pedagógicas promissoras na construção do conhecimento, sobretudo nas aulas de Matemática. Como mobilizar o processo de construção do conhecimento numérico e de conhecimentos lógicos, de modo geral? Como colocar em xeque as certezas do aprendiz, por meio da problematização e do desafio? Estas são questões centrais nos estudos do módulo.

ALINHAMENTO À BNCC

A construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal por parte dos alunos irá alicerçar todas as futuras operações e descobertas em qualquer campo da Matemática. Contribuirá diretamente com a compreensão e atuação no mundo, assim como com a resolução de problemas de diferentes ordens.

ATIVIDADE AVALIATIVA

Criando um jogo para a construção do número

Criação e compartilhamento de um jogo ou de uma atividade que auxilie o estudante no processo de construção do número e/ou do sistema de numeração decimal, informando objetivos, procedimentos e resultados esperados.

Áreas do Conhecimento:
Matemática

Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Empatia e cooperação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Natielly Silva Sales Araujo, PI​

A partir do curso, espera-se que o professor:

• construa o conceito de número e compreenda o sistema de numeração;

UNIDADES

Unidade 1: A construção do número pela criança

Unidade 2: A construção do sistema de numeração decimal

Unidade 3: Estratégias para potencializar a aprendizagem