Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais

Caminhos para a Inovação:   Práticas Currículo

Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolverem aprendizagens que tornem concretas essas diferenciações?

O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. A proposta formativa enfatiza a construção do conceito de número e a compreensão da lógica subjacente ao sistema de numeração decimal. Também explora práticas e inspirações alinhadas a demais competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.

Período de Realização: 10 de maio a 07 de junho
Próximas turmas
02 de agosto a 30 de agosto


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Matemática

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais).

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a construção de jogos e a resolução de problemas como estratégias metodológicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação

Veja a opinião de quem realizou o curso

Gosto de participar dessa conectividade, trocar e aprender informações. Nessa pandemia, em que nossas aulas foram online, o curso foi excelente para meu crescimento profissional. Graziele Marta Osses Cabral, SP
"
"