*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolverem aprendizagens que tornem concretas essas diferenciações?
O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. A proposta formativa enfatiza a construção do conceito de número e a compreensão da lógica subjacente ao sistema de numeração decimal. Também explora práticas e inspirações alinhadas a demais competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Gostei muito do curso! Os exemplos de atividades no ensino da Matemática me deixaram encantada!
Natielly Silva Sales Araujo, PI
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
- reflita sobre a possibilidade de abordagem da Matemática para além da repetição de algoritmos sem contextualização ou significação;
- tenha subsídios para trabalhar a Matemática nos anos iniciais de forma lúdica, prazerosa e colaborativa;
- disponha de elementos para criar testagens, atividades, jogos e desafios que contribuam com a construção do número pela criança;
- conheça possibilidades de exploração, com os alunos, do sistema de numeração decimal e das operações que sua compreensão requer.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- construa o conceito de número e compreenda o sistema de numeração;
- seja capaz de estabelecer relações de classe, seriação e inclusão hierárquica;
- consiga resolver diferentes operações matemáticas (para além da repetição ou aplicação de algoritmos sem compreendê-los);
- seja capaz de adotar um método heurístico para resolver problemas, a partir do levantamento e da testagem de hipóteses, da avaliação de estratégias e da tomada de decisões com fundamentação.
UNIDADES
Unidade 1: A construção do número pela criança
Na unidade 1, é estudado e aprofundado o conceito de número. O objetivo do módulo é conhecer testagens e atividades e criar jogos que podem contribuir com a construção do número pela criança.
Unidade 2: A construção do sistema de numeração decimal
Na unidade, são abordados o sistema de numeração decimal e as operações que sua compreensão requer. São compartilhados, ainda, instrumentos diagnósticos e inspirações de práticas que possibilitam fornecer um melhor apoio à criança em tal construção.
Unidade 3: Estratégias para potencializar a aprendizagem
A unidade 3 propõe uma reflexão sobre estratégias para intervenções pedagógicas promissoras na construção do conhecimento, sobretudo nas aulas de Matemática. Como mobilizar o processo de construção do conhecimento numérico e de conhecimentos lógicos, de modo geral? Como colocar em xeque as certezas do aprendiz, por meio da problematização e do desafio? Estas são questões centrais nos estudos do módulo.
ALINHAMENTO À BNCC
A construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal por parte dos alunos irá alicerçar todas as futuras operações e descobertas em qualquer campo da Matemática. Contribuirá diretamente com a compreensão e atuação no mundo, assim como com a resolução de problemas de diferentes ordens.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Criando um jogo para a construção do número
Criação e compartilhamento de um jogo ou de uma atividade que auxilie o estudante no processo de construção do número e/ou do sistema de numeração decimal, informando objetivos, procedimentos e resultados esperados.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
MatemáticaModalidade:
MediadoCompetências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Empatia e cooperaçãoRecomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)Autoria:
Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolverem aprendizagens que tornem concretas essas diferenciações?
O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. A proposta formativa enfatiza a construção do conceito de número e a compreensão da lógica subjacente ao sistema de numeração decimal. Também explora práticas e inspirações alinhadas a demais competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Gostei muito do curso! Os exemplos de atividades no ensino da Matemática me deixaram encantada!
Natielly Silva Sales Araujo, PI
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
- reflita sobre a possibilidade de abordagem da Matemática para além da repetição de algoritmos sem contextualização ou significação;
- tenha subsídios para trabalhar a Matemática nos anos iniciais de forma lúdica, prazerosa e colaborativa;
- disponha de elementos para criar testagens, atividades, jogos e desafios que contribuam com a construção do número pela criança;
- conheça possibilidades de exploração, com os alunos, do sistema de numeração decimal e das operações que sua compreensão requer.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- construa o conceito de número e compreenda o sistema de numeração;
- seja capaz de estabelecer relações de classe, seriação e inclusão hierárquica;
- consiga resolver diferentes operações matemáticas (para além da repetição ou aplicação de algoritmos sem compreendê-los);
- seja capaz de adotar um método heurístico para resolver problemas, a partir do levantamento e da testagem de hipóteses, da avaliação de estratégias e da tomada de decisões com fundamentação.
UNIDADES
Unidade 1: A construção do número pela criança
Na unidade 1, é estudado e aprofundado o conceito de número. O objetivo do módulo é conhecer testagens e atividades e criar jogos que podem contribuir com a construção do número pela criança.
Unidade 2: A construção do sistema de numeração decimal
Na unidade, são abordados o sistema de numeração decimal e as operações que sua compreensão requer. São compartilhados, ainda, instrumentos diagnósticos e inspirações de práticas que possibilitam fornecer um melhor apoio à criança em tal construção.
Unidade 3: Estratégias para potencializar a aprendizagem
A unidade 3 propõe uma reflexão sobre estratégias para intervenções pedagógicas promissoras na construção do conhecimento, sobretudo nas aulas de Matemática. Como mobilizar o processo de construção do conhecimento numérico e de conhecimentos lógicos, de modo geral? Como colocar em xeque as certezas do aprendiz, por meio da problematização e do desafio? Estas são questões centrais nos estudos do módulo.
ALINHAMENTO À BNCC
A construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal por parte dos alunos irá alicerçar todas as futuras operações e descobertas em qualquer campo da Matemática. Contribuirá diretamente com a compreensão e atuação no mundo, assim como com a resolução de problemas de diferentes ordens.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Criando um jogo para a construção do número
Criação e compartilhamento de um jogo ou de uma atividade que auxilie o estudante no processo de construção do número e/ou do sistema de numeração decimal, informando objetivos, procedimentos e resultados esperados.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
MatemáticaModalidade:
MediadoCompetências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Empatia e cooperaçãoRecomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos iniciais)Autoria:
Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Carga Horária
20h