No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola.
Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo
Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.
Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais
Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.
Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica
São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.
Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola.
Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo
Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.
Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais
Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.
Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica
São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.
Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.