Autoformativo
Currículo, saberes e competências socioemocionais
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Currículo, saberes e competências socioemocionais
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 5.0
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais)

Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo​

Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.​

Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais​

Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais​ da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.​

Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica​

São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Currículo, saberes e competências socioemocionais
Três meninas brincam com blocos de madeira sentadas no chão.
Carga horária
Relógio
16 HORAS
As inscrições encerram em
1 9
DIAS
:
0 2
HORAS
:
3 1
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 5.0
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais)

Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo​

Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.​

Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais​

Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais​ da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.​

Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica​

São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
16 HORAS
As inscrições encerram em
1 9
DIAS
:
0 2
HORAS
:
3 1
MINUTOS