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[#GR2024] Currículo, saberes e competências socioemocionais (MT)
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[#GR2024] Currículo, saberes e competências socioemocionais (MT)
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Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

*********************

Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Professores das etapas: EFI, EFII, EM

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • identifique as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elementos das dimensões socioemocionais a fim de torná-las evidentes no planejamento pedagógico, no marco dos quatro pilares da educação e das áreas de conhecimento;
  • reflita sobre o currículo escolar, as demandas dos estudantes da sociedade do século XXI e a relevância de desenvolver intencionalmente as competências socioemocionais;
  • revisite a proposta curricular e adote uma abordagem integradora para promover o conjunto de aprendizagens essenciais definido na BNCC articulado às competências socioemocionais.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania ao longo de sua vida escolar e em todas as áreas de conhecimento do currículo;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, prezando o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.

 

Trajetória

Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo​

Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.​

Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais​

Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais​ da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.​

Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica​

São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:

Centro Universitário Braz Cubas

Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
[#GR2024] Currículo, saberes e competências socioemocionais (MT)
Três meninas brincam com blocos de madeira sentadas no chão.
Carga horária
Relógio
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No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

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Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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A partir do curso, espera-se que o educador:

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  • reflita sobre o currículo escolar, as demandas dos estudantes da sociedade do século XXI e a relevância de desenvolver intencionalmente as competências socioemocionais;
  • revisite a proposta curricular e adote uma abordagem integradora para promover o conjunto de aprendizagens essenciais definido na BNCC articulado às competências socioemocionais.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania ao longo de sua vida escolar e em todas as áreas de conhecimento do currículo;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, prezando o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.

 

Trajetória

Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo​

Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.​

Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais​

Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais​ da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.​

Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica​

São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

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