Período de realização: 22/05 a 03/07
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola.
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Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
A participação no curso me proporcionou uma visão descritiva da dimensão socioemocional, tão cara ao currículo escolar hoje. Pensar os saberes a partir da BNCC foi um divisor de águas para minha atuação em mediar as ações pedagógicas da escola no papel de Coordenadora Pedagógica.
Daniela Paula de Lima Nunes Malta, PE
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.
Trajetória
Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo
Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.
Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais
Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.
Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica
São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.
Atividade avaliativa do curso
Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola.
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Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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A participação no curso me proporcionou uma visão descritiva da dimensão socioemocional, tão cara ao currículo escolar hoje. Pensar os saberes a partir da BNCC foi um divisor de águas para minha atuação em mediar as ações pedagógicas da escola no papel de Coordenadora Pedagógica.
Daniela Paula de Lima Nunes Malta, PE
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.
Trajetória
Unidade 1: A dimensão socioemocional do currículo
Convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.
Unidade 2: BNCC, currículo e competências socioemocionais
Realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.
Unidade 3: As competências socioemocionais integradas ao currículo da educação básica
São aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da educação básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.
Atividade avaliativa do curso
Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
22/05 a 03/07
Carga Horária
16h