Três meninas brincam com blocos de madeira sentadas no chão.
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Currículo, saberes e competências socioemocionais

Período de realização: 20/06 a 19/07

Currículo, saberes e competências socioemocionais
Indique este curso:

Período de realização: 20/06 a 19/07


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

*********************

Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor uma visão integrada do currículo do Ensino Fundamental, articulando as competências gerais e específicas das diferentes áreas de conhecimento de modo a evidenciar as competências socioemocionais. Promove a inovação escolar a partir de reflexões que podem orientar a renovação do projeto pedagógico e do currículo da escola.

A participação no curso me proporcionou uma visão descritiva da dimensão socioemocional, tão cara ao currículo escolar hoje. Pensar os saberes a partir da BNCC foi um divisor de águas para minha atuação em mediar as ações pedagógicas da escola no papel de Coordenadora Pedagógica.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, PE.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • identifique as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elementos das dimensões socioemocionais a fim de torná-las evidentes no planejamento pedagógico, no marco dos quatro pilares da educação e das áreas de conhecimento;
  • reflita sobre o currículo escolar, as demandas dos estudantes da sociedade do século XXI e a relevância de desenvolver intencionalmente as competências socioemocionais;
  • revisite a proposta curricular e adote uma abordagem integradora para promover o conjunto de aprendizagens essenciais definido na BNCC articulado às competências socioemocionais.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania ao longo de sua vida escolar e em todas as áreas de conhecimento do currículo;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, prezando o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.

 

Trajetória

Módulo 1 – A dimensão socioemocional do currículo

O primeiro módulo da formação convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.

1. Capítulo 1 |  Viver e conviver na sociedade do século XXI

2. Capítulo 2 | Preparando a escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI

3. Capítulo 3 | A dimensão socioemocional na organização curricular da Educação Básica 

Módulo 2 - BNCC, currículo e competências socioemocionais

O segundo módulo da formação realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.

1. Capítulo 1 | Competências gerais, competências específicas e componentes curriculares 

2. Capítulo 2 | Conectando os elementos do currículo

3. Capítulo 3 | As vantagens de contar com um currículo por competências

4. Capítulo 4 | Onde estão as competências socioemocionais no currículo do Ensino Fundamental?

5. Capítulo 5 | Examinando a dimensão socioemocional das competências gerais e específicas

Módulo 3 - As competências socioemocionais integradas ao currículo da Educação Básica

No terceiro módulo da formação, são aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da Educação Básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

1. Capítulo 1 |  Matriz CASEL e as macrocompetências da aprendizagem socioemocional

2. Capítulo 2 |  Currículo integrando saberes, competências e elementos socioemocionais

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
16 horas





Caminhos para a Inovação:
Relações Currículo

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 20/06 a 19/07


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação socioemocional que acontece na escola

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Este curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave, fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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Como esse curso inova
Inova ao propor uma visão integrada do currículo do Ensino Fundamental, articulando as competências gerais e específicas das diferentes áreas de conhecimento de modo a evidenciar as competências socioemocionais. Promove a inovação escolar a partir de reflexões que podem orientar a renovação do projeto pedagógico e do currículo da escola.

A participação no curso me proporcionou uma visão descritiva da dimensão socioemocional, tão cara ao currículo escolar hoje. Pensar os saberes a partir da BNCC foi um divisor de águas para minha atuação em mediar as ações pedagógicas da escola no papel de Coordenadora Pedagógica.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, PE.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • identifique as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elementos das dimensões socioemocionais a fim de torná-las evidentes no planejamento pedagógico, no marco dos quatro pilares da educação e das áreas de conhecimento;
  • reflita sobre o currículo escolar, as demandas dos estudantes da sociedade do século XXI e a relevância de desenvolver intencionalmente as competências socioemocionais;
  • revisite a proposta curricular e adote uma abordagem integradora para promover o conjunto de aprendizagens essenciais definido na BNCC articulado às competências socioemocionais.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania ao longo de sua vida escolar e em todas as áreas de conhecimento do currículo;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, prezando o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, propondo que a construção do currículo parta da reflexão sobre como se dá e para que serve o conhecimento, integrando o saber fazer, o saber conviver e o saber ser.

 

Trajetória

Módulo 1 – A dimensão socioemocional do currículo

O primeiro módulo da formação convida a uma análise da preparação da escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Busca promover uma revisita das propostas curriculares de maneira a integrar o desenvolvimento das competências socioemocionais ao conjunto de aprendizagens essenciais definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientando esforços na construção de projetos de vida pessoal e socialmente significativos, que reflitam respeito, consciência, empatia, solidariedade e inclusão.

1. Capítulo 1 |  Viver e conviver na sociedade do século XXI

2. Capítulo 2 | Preparando a escola para os desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI

3. Capítulo 3 | A dimensão socioemocional na organização curricular da Educação Básica 

Módulo 2 - BNCC, currículo e competências socioemocionais

O segundo módulo da formação realiza um cuidadoso mapeamento do diálogo estabelecido entre as competências gerais da BNCC e as competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, propondo um exame das possibilidades de conexão com elementos da dimensão socioemocional, especialmente na etapa do Ensino Fundamental.

1. Capítulo 1 | Competências gerais, competências específicas e componentes curriculares 

2. Capítulo 2 | Conectando os elementos do currículo

3. Capítulo 3 | As vantagens de contar com um currículo por competências

4. Capítulo 4 | Onde estão as competências socioemocionais no currículo do Ensino Fundamental?

5. Capítulo 5 | Examinando a dimensão socioemocional das competências gerais e específicas

Módulo 3 - As competências socioemocionais integradas ao currículo da Educação Básica

No terceiro módulo da formação, são aprofundadas as relações entre as competências socioemocionais, o currículo da Educação Básica, os pilares da educação do futuro e as macrocompetências da matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), centro de estudos e referência mundial em aprendizagem socioemocional. Também são propostos exercícios práticos para desenvolver com os estudantes.

1. Capítulo 1 |  Matriz CASEL e as macrocompetências da aprendizagem socioemocional

2. Capítulo 2 |  Currículo integrando saberes, competências e elementos socioemocionais

 

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

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16 horas





Caminhos para a Inovação:
Relações Currículo

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Currículo, saberes e competências socioemocionais
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

20/06 a 19/07

Carga Horária

16h