Autoformativo
Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.84
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apresenta conceitos e reflexões sobre a recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias práticas para os professores apoiarem o aprendizado dos seus estudantes, considerando as suas lacunas de aprendizado e focando no que é essencial para o desenvolvimento deles.  

Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse

 

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais)

Unidade 1: Recompor o que e por quê?​
Nesta unidade  iremos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.​

Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez​
Vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.​

Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades​
Será apresentado alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. 

Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens​
Na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. 

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais Ciências Humanas Matemática
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Professora de pé sorri e aponta caderno do aluno, que está sentado, escrevendo.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.84
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apresenta conceitos e reflexões sobre a recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias práticas para os professores apoiarem o aprendizado dos seus estudantes, considerando as suas lacunas de aprendizado e focando no que é essencial para o desenvolvimento deles.  

Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse

 

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais)

Unidade 1: Recompor o que e por quê?​
Nesta unidade  iremos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.​

Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez​
Vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.​

Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades​
Será apresentado alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. 

Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens​
Na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. 

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais Ciências Humanas Matemática
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS