Período de realização: 22/05 a 03/07
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravada com a pandemia da covid-19. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de suas aprendizagens. É um caminho que exige planejamento, replanejamento, mediação e interação.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade presentes nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos como a Base Nacional Comum Curricular serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão trazidos estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso foi essencial para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos e a formação dos docentes em minha unidade escolar.
Maria Leonardo Pereira da Silva Godoy, SP
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
Trajetória
Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de três módulos. No primeiro, compreenderemos como o contexto de ensino remoto impactou a aprendizagem dos alunos e, ao mesmo tempo, ensejou uma transformação nas estratégias pedagógicas. No segundo módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa do curso
Eliane de Siqueira e Heloisa Jordão
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravada com a pandemia da covid-19. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de suas aprendizagens. É um caminho que exige planejamento, replanejamento, mediação e interação.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade presentes nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos como a Base Nacional Comum Curricular serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão trazidos estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso foi essencial para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos e a formação dos docentes em minha unidade escolar.
Maria Leonardo Pereira da Silva Godoy, SP
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
Trajetória
Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de três módulos. No primeiro, compreenderemos como o contexto de ensino remoto impactou a aprendizagem dos alunos e, ao mesmo tempo, ensejou uma transformação nas estratégias pedagógicas. No segundo módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa do curso
Eliane de Siqueira e Heloisa Jordão
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
22/05 a 03/07
Carga Horária
10h