Autoformativo
Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.76
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apoia os professores no uso de estratégias pedagógicas inovadoras para apoiar seus alunos na recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as lacunas de aprendizado por meio de avaliação diagnóstica e planejando propostas que garantam a personalização do ensino priorizando as aprendizagens esseciais que os estudantes precisam desenvolver.  

Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais​
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.​​

Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
​A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.​

Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
​A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Linguagens Ciências da Natureza Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar
Professora sorri e aponta caderno do aluno, que está sentado, escrevendo.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.76
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apoia os professores no uso de estratégias pedagógicas inovadoras para apoiar seus alunos na recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as lacunas de aprendizado por meio de avaliação diagnóstica e planejando propostas que garantam a personalização do ensino priorizando as aprendizagens esseciais que os estudantes precisam desenvolver.  

Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais​
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.​​

Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
​A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.​

Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
​A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.

Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Linguagens Ciências da Natureza Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS