*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de suas aprendizagens. É um caminho que exige planejamento, replanejamento, mediação e interação.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade presentes nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos como a Base Nacional Comum Curricular serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão trazidos estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- seja capaz de compreender as causas e o significado da defasagem de aprendizagens, assim como sua relação com as expectativas de aprendizagem para cada ano escolar;
- ressignifique o uso das avaliações diagnósticas, de forma a reconhecer os saberes e as defasagens dos alunos, planejando e replanejando ações que considerem o mapeamento, as necessidades, os tempos e os espaços de aprendizagem;
- possa planejar contemplando a personalização do ensino, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes com defasagens.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda as razões dos processos avaliativos e deles participe ativamente, evidenciando o que conhece, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
- sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento.
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de suas aprendizagens. É um caminho que exige planejamento, replanejamento, mediação e interação.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade presentes nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos como a Base Nacional Comum Curricular serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão trazidos estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- seja capaz de compreender as causas e o significado da defasagem de aprendizagens, assim como sua relação com as expectativas de aprendizagem para cada ano escolar;
- ressignifique o uso das avaliações diagnósticas, de forma a reconhecer os saberes e as defasagens dos alunos, planejando e replanejando ações que considerem o mapeamento, as necessidades, os tempos e os espaços de aprendizagem;
- possa planejar contemplando a personalização do ensino, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes com defasagens.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda as razões dos processos avaliativos e deles participe ativamente, evidenciando o que conhece, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
- sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento.
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.
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